Buscar

Atividade fixação consulta ginecológica e gestação

Prévia do material em texto

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
	Disciplina: ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL
	Etapa: 4ª
	Professor: ROSILENE LINON BATISTA LEMOS
	Turma: POENTE 2
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL
 Mylena Carolina De Souza Antunes 
APÓS A LEITURA DO MATERIAL E A VISUALIZAÇÃO DO VÍDEO EXPLICATIVO, RESPONDA AS QUSTÕES ABAIXO, NO CADERNO.NÃO HÁ NECESSIDADE DE ENVIAR AO PROFESSOR.
1. Quais são os objetivos da consulta ginecológica?
A consulta regular ao ginecologista serve para prevenção de doenças como o câncer de mama e o de colo do útero, corrimentos, entre outras 
2. Quais são os principais sintomas que motivam as mulheres uma consulta ginecológica?´
 Ciclo menstrual desregulado. ...
Escolha de um método contraceptivo. ...
Alterações hormonais. ...
Corrimento amarelado, mau cheiro ou coceira. ...
Dor ao urinar. ...
 Disfunção sexual. ...
Caroços na mama.
3. Defina os temos:
a) Hipermenorréia
 aumento no fluxo vaginal excessivo e tiver ocorrido em mais de um ciclo menstrual 
b) Hipomenorréia
 
Menstruação escassa 
c) Polimenorréia
Caracteriza um ciclo cuja freqüência é inferior a 24 dias; 
d) Oligomenorréia
Refere-se a ciclos que ocorrem a intervalos acima de 35 dias;  
e) Amenorréia
Amenorreia é a ausência de menstruação
f) Menorragia
conhecida como fluxo intenso
g) Metrorragia
 É o sangramento uterino que ocorre fora do período menstrual;
h) Dismenorréia
Dismenorreia é o quadro clínico que envolve uma série de queixas dolorosas, entre as quais, as dores em cólica no baixo ventre
i) Leucorréia
é o corrimento vaginal espesso e de cor branca ou amarelada.
4. Diferencie amenorréia primária e amenorréia secundária.
A amenorreia primária é a ausência de menstruação em decorrência de um dos seguintes:
· 16 anos de idade ou 2 anos após o início da puberdade
· Cerca de 14 anos de idade em meninas que não tiveram puberdade, ou seja, período de crescimento acelerado e desenvolvimento de características sexuais secundárias
Se as pacientes não tiveram períodos menstruais por 13 anos e não têm sinais de puberdade (p. ex., qualquer tipo de desenvolvimento das mamas), elas devem ser avaliadas para amenorreia primária.
Amenorreia secundária é a cessação das menstruações após terem começado. Normalmente, as pacientes devem ser avaliadas para amenorreia secundária se a menstruação está ausente por ≥ 3 meses ou ≥ 3 ciclos típicos porque, da menarca à perimenopausa, um ciclo menstrual com duração de > 90 dias é incomum.
5. Que caracterísiticas presentes na hemorragias genitais devem ser avaliadas?
COR VERMELHO VIVO OU ESCURECIDO, COM OU SEM COÁGULOS; • VOLUME; • ASSOCIAÇÃO COM OUTROS SINTOMAS, NOTADAMENTE DORES, LEUCORRÉIAS E MENSTRUAÇÃO; • TEMPO DE APARECIMENTO, DURAÇÃO E PERIODICIDADE; • ASSOCIAÇÃO COM OUTRAS DOENÇAS; • EXISTÊNCIA DE OUTROS ELEMENTOS, COMO AS SECREÇÕES PURULENTAS, URINA (NO CASO DE FISTULAS VESICO-UTERINAS) E/OU TECIDO NECRÓTICO OU EMBRIONÁRIO 
6. Quail é a indicação da realização do teste de Papanicolau?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. 
7. Qual é a finalidade da realização do teste de Schiller?
O teste de Schiller tem a finalidade de demarcar áreas de epitélio escamoso cervicovaginal, que é rico em glicogênio e, portanto, adquire uma coloração marrom-escuro.
 
8. O que significa o teste de Schiller positivo? E Schiller negativo?
Quando o teste de Schiller for positivo, significa que a solução não conseguiu cobrir toda a área e há alguma alteração, dando um resultado patológico. Quando o teste de Schiller der negativo, significa que a solução foi capaz de cobrir toda a área sem mostrar alterações, dando um resultado normal. 
9. Quais são os cuidados de enfermagem na realização da consulta ginecológica?
• ORGANIZAR O CONSULTÓRIO PROVENDO-O DE TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOAS PARA OS ATENDIMENTOS DO DIA; • FORRAR A MESA DE EXAMES COM LENÇOL DESCARTÁVEL; • RECEPCIONAR A CLIENTE CORDIALMENTE,; • OUVIR AS SOLICITAÇÕES E QUEIXAS , TENTANDO DIRECIONAR AS DEMANDAS E NECESSIDADES; • ENCAMINHAR A CLIENTE PARA A COLOCAÇÃO DA CAMISOLA;
10. Defina os termos:
a) Gestação
A gestação (gravidez) é um fenômeno fisiológico e, por isso mesmo, sua evolução se dá, na maior parte dos casos, sem intercorrências.
b) Fecundação
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto.
c) Nidação
A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina. 
d) Período embrionário
O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião.
e) Período fetal
O período fetal vai desde a oitava semana após a concepção até que ocorra o nascimento, aproximadamente quarenta semanas depois da concepção. 
11. Onde ocorrem os eventos:
a) Fecundação
Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
b) Nidação
óvulo fecundado na parede uterina 
.
12 Qual é a origem e a finalidade do:
c) Líquido amniótico
 líquido amniótico é produzido pela placenta e pelas membranas que envolvem a bolsa. Suas principais funções são proteger o bebê de traumatismos sofridos pela mãe, evitar infecções, manter uma temperatura constante dentro do útero, além de ajudar a desenvolver o sistema urinário, digestivo, músculo-esquelético e pulmonar do feto.
d) Placenta
é um órgão materno-fetal que começa a se desenvolver a partir da nidação, função é realizar o intercâmbio de substâncias (nutrientes, gases e secreções), entre a circulação materna e a circulação do feto, atuando temporariamente como: pulmão, intestino, rim, fígado e adrenal.
e) Cordão umbilical
O desenvolvimento do cordão umbilical ocorre a partir do saco amniótico, vesícula vitelínica e alantoide, sendo formado ao redor da quinta semana de desenvolvimento fetal, substituindo o saco vitelínico como fonte de nutrientes para o feto. é responsável por garantir a nutrição do feto e a troca gasosa

Continue navegando