Buscar

DESIGUALDADE ATV 121 CACN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bimestre: II 
COLÉGIO ADVENTISTA DA CIDADE NOVA
Nível: MÉDIO
Série / Turma:121
ATIVIDADE DESIGUALDADE 
1. (Upe 2013) As desigualdades sociais no Brasil têm muitas causas e geram várias consequências. Historicamente, elas iniciaram seu desenvolvimento com a chegada dos portugueses. A Sociologia vem estudando as diferenças sociais entre os brasileiros, em diversos aspectos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. 
a) As condições de miserabilidade da população estão ligadas prioritariamente aos péssimos salários pagos. 
❌b) A relação entre desigualdades e questões raciais no Brasil é um tema histórico. Por essa razão, tornou-se preocupação dos estudos sociológicos a partir da década de 1990. 
c) A noção da pobreza frente às desigualdades sociais no país revela concepções com enfoques no aumento do enriquecimento, do desenvolvimento industrial e da privação relativa. 
d) Os programas assistenciais (Bolsa-Família, Fome Zero e outros tantos) do governo brasileiro avançaram, mas os índices de pobreza não diminuíram. 
e) O setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia brasileira. 
 
2. (Interbits 2012) É irrefutável que a pobreza e a desigualdade vêm diminuindo no Brasil de forma sustentada desde 2004 – o que as informações da PNAD 2007 vêm confirmar– e que as transferências de renda assistenciais, em geral, e o Bolsa Família, em particular, têm contribuído para esta evolução favorável. No entanto, na medida em que o Bolsa Família expande a sua cobertura e que o número de domicílios elegíveis a descoberto diminui, reduz-se concomitantemente o potencial do programa de, mantendo as regras em vigor em 2006, levar a reduções adicionais da pobreza e da desigualdade. 
ROCHA, Sonia. O programa Bolsa Família: evolução e efeitos sobre a pobreza. Econ. soc. [online]. 2011, vol.20, n.1 [cited  2012-11-15], p. 127. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php...iso>. 
A respeito do Bolsa Família, assinale a alternativa correta. 
❌a) A principal dificuldade de programas de transferência de renda é fazer com que as pessoas saiam, definitivamente, de situações de pobreza. 
b) Os efeitos do Bolsa Família são irreais. Isso se percebe pelo aumento do número de favelas e do índice de criminalidade. 
c) A morte de crianças até dois anos ainda é o principal problema para os beneficiários do Bolsa Família. 
d) Programas de transferência de renda possuem o potencial de acabarem com a pobreza de um país. 
e) A pobreza existe somente em países subdesenvolvidos. 
 
3. (Interbits 2012) 
A pobreza é um fenômeno inerente ao sistema capitalista. Sociologicamente, o que faz com que certas pessoas se preocupem em modificar esse tipo de situação e outras não? 
a) A religião. Sabe-se que os cristãos são as únicas pessoas preocupadas com as necessidades dos mais pobres. 
b) O engajamento político-ideológico. Pessoas que possuem concepções políticas divergentes tendem a se preocupar mais ou menos com a pobreza. 
❌c) O individualismo acadêmico. Os acadêmicos, por serem individualistas, se tornam os grandes responsáveis pela injustiça na distribuição de riqueza da sociedade. 
d) A ética coletiva. Somente alguns povos estão preocupados em erradicar a pobreza. 
e) O etnocentrismo. Pessoas etnocêntricas são as principais responsáveis por fazerem com que os pobres deixem de existir. 
 
4. (Interbits 2012) Diferença salarial entre homens e mulheres cresceu em 2010, diz IBGE
A diferença nos salários pagos a homens e a mulheres aumentou em 2010, segundo dados do Cadastro Central de Empresas, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Se, em 2009, os homens ganhavam, em média, 24,1% a mais que as mulheres, em 2010 essa diferença subiu para 25%.
"O que a gente percebe é uma concentração muito grande de mulheres nas empresas menores, que pagam os salários mais baixos", disse Kátia Medeiros de Carvalho, analista das estatísticas do cadastro de empresas do IBGE.
Folha de S. Paulo, 16 mar. 2012. Poder. Disponível em: <http://folha.com/no1091087>. Acesso em 25 jul. 2012.
Os dados apresentados na reportagem acima fazem referência a qual tipo de desigualdade? 
a) Desigualdades de classe, visíveis pelas diferenças de porte das empresas nas quais homens e mulheres trabalham. 
b) Desigualdades econômicas, perceptíveis pelos maiores salários das mulheres. 
❌c) Desigualdades de gênero, representadas nas diferenças salariais entre homens e mulheres. 
d) Desigualdades regionais, devido à maior concentração de postos de trabalho no Sudeste. 
e) Desigualdades sociais, graças à maior quantidade de mulheres beneficiárias do Bolsa Família. 
5. APLICANDO CONHECIMENTOS!!
A gente pensa que autoritarismo é um fenômeno no aparelho de Estado, que é a ditadura. Autoritarismo é um fenômeno social, e a sociedade brasileira é autoritária. Ela é vertical, hierarquizada, oligárquica. Ela transforma todas as diferenças em desigualdades e naturaliza as desigualdades. Ela opera com a discriminação e o preconceito de classe, a discriminação e o preconceito religioso, a discriminação e o preconceito de sexo, a discriminação e o preconceito profissional e a discriminação e o preconceito racial.
CHAUÍ, Marilena. Informação verbal obtida no debate "A Ascensão Conservadora em São Paulo", em 28 de agosto de 2012, na USP. 
RESPONDA EM SEU CADERNO!!
DESCREVA O MODO COMO SURGEM AS DESIGUALDADES SOCIAIS E COMO ELA SE PERPETUAM EM NOSSA SOCIEDADE, EM ESPECIAL AS DESIGUALDADES DE CLASSE, RAÇA E DE GÊNERO (MÍNIMO 10 LINHAS).

Continue navegando