Buscar

Direitos Humanos e Cidadania (SES18) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	José
	
	Disciplina:
	Direitos Humanos e Cidadania (SES18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Bobbio (2003), Thomas Hobbes, John Locke e Jacques Rosseau foram imprescindíveis para o reconhecimento do processo de formação do Estado moderno e contemporâneo. Neste contexto, Hobbes escreve sobre o Estado Absoluto, Locke sobre a Monarquia Parlamentar e Rosseau sobre a democracia. Visto que cada autor tem uma visão específica com relação às motivações que levam os indivíduos a se organizarem em sociedade, descreva como as ideias destes autores influenciaram sobre o conceito de sociedade atual.
FONTE: BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 13. ed. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
	Resposta Esperada:
*Hobbes confere ao soberano o poder de governar em seu nome, tendo poder absoluto e ilimitado. *Para Locke, o contrato social é entendido como uma necessidade de gerenciamento com o consentimento do cidadão, porém a comunidade tem o direito de resistência, caso os interesses da maioria não estejam sendo atendidos pelo governante. *Para Rosseau, o povo é que deve ser o verdadeiro soberano. *Das três ideias, as que mais se aproximam de nossa sociedade atual são as de Locke e a de Rosseau, visto que eles acreditam que, para que um governo ser legítimo, é necessário que este responda aos anseios do povo, bem como ele ser o responsável por reduzir as desigualdades sociais.
*Atualmente, encontramos estas duas características em nossa sociedade: a legitimidade através das pesquisas de aceitação e as ações do governo na tentativa de minimizar as desigualdades sociais através de políticas públicas.
	2.
	Os conselhos tutelares são uma forma de conselhos de direitos com objetivo de garantir os direitos das crianças e adolescentes. A ação desenvolvida deverá pontuar a ética e a legitimidade de proteção, baseada em algumas atribuições específicas. Os conselhos tutelares, segundo o art. 98 do ECA, atuam quando ocorre suspeita ou violação de direitos. Descreva os tipos de violação previstos pelo ECA e atendidos pelo Conselho Tutelar.
FONTE: BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 2 out. 2017.
	Resposta Esperada:
Os tipos de violação seriam quanto à omissão e ação referente à sociedade; abuso ou omissão dos responsáveis e sobre a própria ação da criança ou adolescente.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais