Buscar

avaliação final discursiva direitos humanos e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Bobbio (2003), Thomas Hobbes, John Locke e Jacques Rosseau foram imprescindíveis para o reconhecimento do processo de formação do Estado moderno e contemporâneo. Neste contexto, Hobbes escreve sobre o Estado Absoluto, Locke sobre a Monarquia Parlamentar e Rosseau sobre a democracia. Visto que cada autor tem uma visão específica com relação às motivações que levam os indivíduos a se organizarem em sociedade, descreva como as ideias destes autores influenciaram sobre o conceito de sociedade atual.
FONTE: BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 13. ed. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
	Resposta Esperada:
*Hobbes confere ao soberano o poder de governar em seu nome, tendo poder absoluto e ilimitado. *Para Locke, o contrato social é entendido como uma necessidade de gerenciamento com o consentimento do cidadão, porém a comunidade tem o direito de resistência, caso os interesses da maioria não estejam sendo atendidos pelo governante. *Para Rosseau, o povo é que deve ser o verdadeiro soberano. *Das três ideias, as que mais se aproximam de nossa sociedade atual são as de Locke e a de Rosseau, visto que eles acreditam que, para que um governo ser legítimo, é necessário que este responda aos anseios do povo, bem como ele ser o responsável por reduzir as desigualdades sociais.
*Atualmente, encontramos estas duas características em nossa sociedade: a legitimidade através das pesquisas de aceitação e as ações do governo na tentativa de minimizar as desigualdades sociais através de políticas públicas.
	2.
	Os Conselhos de Direitos, como espaços públicos, podem possibilitar uma relação horizontal entre o Estado e a sociedade civil. Em muitas situações, os conselhos foram instituídos por uma questão burocrática, não sendo reconhecidos pela sociedade como um espaço de luta pelos interesses públicos. No seu entendimento, como enfrentar o desafio de superar a fragilização do exercício da participação e do controle social no que se refere à interferência da sociedade civil nas decisões que são de interesse público?
	Resposta Esperada:
* As discussões no âmbito dos conselhos devem ser de caráter público, pautadas na construção de propostas de interesse comum, * visando ao atendimento de demandas populares, permitindo que os mais variados agentes sociais se confrontem e se enfrentem, *a fim de construir um consenso que busque a universalização dos direitos, não servindo somente para legitimar os atos do poder constituído.

Continue navegando