Buscar

Tarefa 2 - 10 pontos - Envio de arquivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: PRR - Proteção Contra Incêndios e Explosões
Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo
Pontuação: 10 pontos
Tarefa 2
Vimos que extintores de incêndio são as medidas de proteção comumente mais utilizadas nas edificações, devido à sua facilidade de instalação em comparação com as demais e devido à necessidade de se combater o fogo logo no seu início. Sua finalidade é combater princípios de incêndios e não incêndios já generalizados. 
Vimos também como ocorre o dimensionamento dos extintores.
Baseado na IT 21 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, disponível no site: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/dsci_publicacoes2/_lib/file/doc/it_21_2018.pdf, e no conteúdo da disciplina, explique como ocorre o dimensionamento deste sistema de segurança contra incêndio, ou seja, quais critérios são levados em consideração para a determinação da quantidade e dos tipos de extintores que devem ser instalados em cada setor nos pavimentos de uma edificação. 
Dicas: 
· A quantidade de agentes extintores nos aparelhos tem que ser suficiente para extinguir princípios de incêndio que podem ocorrer em qualquer ponto do setor em que se encontram. A capacidade extintora mínima vai depender do risco de incêndio no local analisado.
· A escolha do tipo vai levar em consideração quais são os agentes permitidos e proibido para cada classe de incêndio.
· A IT 21 estabelece a distância máxima que um extintor deve estar da entrada principal do setor e quais são as distâncias máximas que uma pessoa deve percorrer para ter acesso a um extintor em um determinado ambiente, de acordo com a classe de risco de incêndio.
RESPOSTA:
Carga de incêndio
· É a soma de todos os materiais combustíveis presentes em um determinado local e que alimentarão as chamas no caso de um incêndio. São levados em consideração a mobília, a estrutura, como alvenaria, materiais de acabamentos, equipamentos, em caso de indústrias etc.
· É expressa em unidades de calor, MJ (Megajoule) por metro quadrado (MJ/ m²).
· As normas do Corpo de Bombeiros de cada estado já informam a carga de incêndio estimada para cada tipo de edificação, de acordo com a sua ocupação.
As edificações são classificadas quanto ao risco de incêndio e essa classificação é baseada na carga de incêndio. Quanto maior a carga de incêndio, maiores são as exigências dos corpos de bombeiros quanto às medidas de proteção contra incêndio.
RISCO - CARGA DE INCÊNDIO (MJ/M²)
Baixo - Até 300
Médio - De 300 a 1200
Alto - Acima de 1200
Os extintores portáteis devem ser distribuídos de tal forma que o operador não percorra distância maior do que a estabelecida.
RISCO – DISTANCIA MÁXIMA DE CAMINHAMENTO
Baixo – 25 m
Médio – 20 m 
Alto – 15 m
As distâncias máximas de caminhamento para os extintores sobrerrodas devem ser acrescidas da metade dos valores estabelecidos acima.
Recomenda-se, para cozinhas profissionais, serem protegidas por extintores de incêndio que utilizem agentes supressores, que produzam reação química de saponificação, com o objetivo de resfriar a gordura ou óleo vegetal comestível.
Os extintores devem ser instalados em locais acessíveis e disponíveis para o emprego imediato em princípios de incêndio. 
Os extintores não podem ser instalados em escadas. Os extintores devem permanecer desobstruídos e sinalizados de acordo com o estabelecido na IT 20. 5.
É permitida a instalação de uma única unidade extintora de pó ABC em edificações, mezaninos e pavimentos com área construída inferior a 50 m². 
Os extintores de incêndio devem ser adequados à classe de incêndio predominante dentro da área de risco a ser protegida, de forma que sejam intercalados na proporção de dois extintores para o risco predominante e um para a proteção do risco secundário.
Riscos específicos devem ser protegidos por extintores de incêndio, independente da proteção geral da edificação ou área de risco, tais como:
a. casa de caldeira;
b. casa de bombas;
c. casa de força elétrica;
d. casa de máquinas;
e. galeria de transmissão;
f. incinerador;
g. elevador (casa de máquinas);
h. escada rolante (casa de máquinas);
i. quadros elétricos;
j. transformadores;
k. contêineres de telefonia;
l. áreas destinadas ao armazenamento ou manipulação de
gases ou líquidos combustíveis ou inflamáveis;
m. locais com materiais metálicos pirofóricos;
n. cozinhas profissionais.

Outros materiais