Buscar

Rssenha_ Nestlê

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL
Resenha Crítica de Caso Nestlé
Alexandre Luis Ferreira
Trabalho da Disciplina Gestão Estratégica e Vantagem Competitiva
 Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso
VOLTA REDONDA-RJ
2020
ESTUDO DE CASO HARVARD: CASO NESTLÉ
Referência: E.Bell, DAVID; Shelman, MARY; NESTLÉ, HARVARD BUSINESS SCHOOL, 15 de outubro DE 2012.Caso 216-P01 
Frente a seu escritório em Genebra, Paul Bulcke refletiu sobre seu novo desafio a sobre uma das maiores empresas de bebida do mundo. Considerado veterano com seu 29 anos, buscava entendimento e a melhor estratégia de como faria para alavancar o crescimento de uma das maiores marcas mundiais ligadas a alimentação.
Nascimento do DNA Nestlé - Em 1867, na cidade de Vevey, Suíça, Henri Nestlé, o então farmacêutico, acaba desenvolvendo um preparo nutritivo para crianças lactentes, eficaz para mães e bebês que tinham dificuldades em amamentar. Este composto, teve relevante contribuição para diminuição da mortalidade infantil por desnutrição. A Nestlé então, passa a comercializar este preparo, utilizando como estratégia de marketing o símbolo de um pássaro alimentando seus filhotes no ninho. Passando a leitura a seus consumidores , de uma marca limpa, saudável e carinhosa.
Em 1905, visando crescimento econômico e ganho de mercado, a Nestlé fundiu-se com a Anglo-Swiss Condensed Milk Company. Que seria, até então, sua maior concorrente no mercado. Esta fusão fez encerrar anos de disputas acirradas por participação de mercado, surgindo então uma companhia grandiosa, com um vasto portfólio de produtos segmentados ao ramo alimentício, entrando em novas categorias de produtos.
No início do século XX, a Nestlé já havia consolidado participação estratégia com mercados e Países da Europa. Com plantas de processamento e produção na Grã-Bretanha, Alemanha e Espanha, além de atuar de forma consistente nos Estados Unidos. Em 1097, em contínua busca pela sua expansão e ganho de mercado, abre fábricas na Austrália e, logo em seguida, implantando armazéns de posicionamento estratégicos em Singapura, Hong Kong e Mumbai. Parte desta estratégia de expansão era o atendimento a demanda dos mercados asiáticos. Em 1920, chega ao Brasil, a primeira fábrica Nestlé, consolidando ser a primeira fábrica do grupo na América Latina. 
Na busca e desenvolvimento de novos produtos, para aumentar suas opções de consumo, desenvolveu novos produtos, fez adaptações aos já existentes, para atender as diversas mudanças e exigências que o mercado exigia. Grandes marcas foras lançadas neste novo plano de negócios com o desenvolvimento de produtos e marcas. Neste portfólio, surge a marca Nescafé. Ela revolucionou o consumo de café em todo mundo. Produto criado em 1937, depois de oito longos anos de planejamento e desenvolvimento. Nesta linha produtiva de sucessos, surgiram o Nestea, voltado a linha de chá e, o achocolatado em pó Nesquik. Todos utilizando o mesmo processo de secagem utilizado para criação do Nescafé.
Em continuidade a sua política de crescimento e ganho de mercado, a Nestlé fundiu-se com a gigante MAGGI. Esta, líder no ramo de produtos congelados, enlatados, sorvetes, alimentos para animais, logo após a segunda guerra mundial.
Dentre as novas aquisições, o grupo capta 25% de participação da empresa de cosméticos L’Oréal em 1974 e segue com a aquisição da Alcon Laboratories, em 1977, empresa Norte-americana especializada em produtos voltados para os olhos.
Em 1980 assume como CEO o executivo Helmut Maucher. Ele recebe a direção da Nestlé em momento crítico, com cargas de impostos superiores a 4%. A diminuição dos lucros entre 1978 e 1981 liga-se o sinal de alerta. Maucher adota uma estratégia mais agressiva e competitiva, cortou marcas de menor desempenho, gastos, reorganizou posições estratégicas e, influentemente a cultura da empresa. Aplicou toda energia na reformulação e melhora das marcas mais lucrativas e estendeu o alcance de vendas da empresa, antes focados em leite e café.
Brabek, outro veterano do time Nestlé, teve sua passagem pela empresa entre anos de 1997 a 2008. Quando Maucher se aposentou. Uma nova fase e estratégia competitiva entra em implementação como objetivos mais evidentes, apoiados em pilares de administração estratégica. 1- Operações de baixo custo e altamente eficientes, condiz e melhora de processos produtivos, enxutos, de baixo custo, porém, sem perder a qualidade Nestlé.2-renovação e inovação da linha de produtos.3-disponibilidade Universal, ou, fazer chegar ao maior número de pessoas os produtos Nestlé.4-Comunicação melhorada com consumidores.
Estas premissas, aliadas a outras estratégias e ações, como investimento sólido em P&D, melhora de marcas e produtos e a inserção de outros, fez com que, na gestão de Brabeck, a Nestlé alcançasse aumento significativo nas vendas a ordem de 78% e, consequentemente aumentando consideravelmente a EBITI, com reflexo na melhora e oferta nos preços das ações.
Somada todas estas estratégias e exposição de experiências e gestão, pode-se dizer que Brabeck foi um divisor de águas na fundamentação de um planejamento estratégico e visão global para sucesso da Nestlé, consolidado até os dias de hoje.
A visão de alimentos muito além de nutrição e bem-estar, fez com que a Nestlé não somente fosse reconhecida como uma marca de venda de preparado para bebês e mães ainda em fase de amamentação.
Padrões de avaliação, mudaram os conceitos a aplicabilidade de metodologias de escolha e aprovação de produtos: a “60/40”. Explicitamente focada em proporcionar alimentação ligada a benefícios funcionais, nutrição especializada, para atletas, não atletas, pessoas e famílias que estariam em busca da melhora de qualidade de vida.
Em 2008, novamente, Nestlé acumula recordes de vendas. Aumenta seu portfólio de produtos e marcas, bebidas em pó e líquidas, diversificação de produtor derivados de laticínios, nova linha de sorvetes, alimentos preparados, doces e comida para animais. Este último conceito, com a aquisição da Ralston Purina em 2001 tornou-se a segunda maior empresa no mundo de alimentos direcionados ao consumo de animais. Ainda nesta linha da estratégia de planejamento de crescimento, surgiram nichos de produtos farmacêuticos com a aquisição da Alcon Laboratories e sua participação junto a L’Oreal. 
Outras duas marcas administradas globalmente, despontavam em ciclo de venda. A Nestlé Waters, uma marca que incluía 72 produtos de uma linha de consumo saudável. Nestlé Nutrition, conglomerado de negócios compostos por produtos voltados a nutrição infantil, nutrição de saúde, perda de peso e nutrição de desempenho.
Neste estudo, fica claro e evidente características sobre o DNA da Nestlé. O trabalho organizacional, com valorização e seguindo à risca sua política estratégica. A autonomia dos gestores e, consequentemente, o trato direto com seus consumidores, elevaram relações a se perpetuarem com relação a marca. A política interna sobre priorizar Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, solidificou e aprimorou a moldagem de gestores competentes.
Seu setor de P&D, teve papel principal em todas as etapas planejadas estrategicamente, exercendo fundamentalmente a missão de elevar a marca e modelo Nestlé. 
Em todas as etapas de sua trajetória, é nítida a intensão, comprometimento e compromisso do CEO com as premissas e dimensões de um processo estratégico: Intenção estratégica, diagnóstico estratégico, formulação da estratégia competitiva (principalmente no ambiente demográfico) e gestão da estratégia empresarial. 
A Matriz de Swot, identificada como alicerce de tomadas de decisões, em diversas esferas, identificada quando Brabeck implantou o GLOBE (Global Business Excellence), analisando cada variável do negócio como um todo e atuando em suas variáveis no macro ambiente de negócios apoiando as formulações estratégicas de curto, médio e longo prazo.
Segundo Peter M. Senge (2012) “ as organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas quedescobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização”. Consolidando pensamento, reflexão deste artigo sobre os valores missão, visão e o modelo de negócios no ambiente organizacional.

Continue navegando