Buscar

Trabalho de Direito Internacional II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Bethania Delai Faviano da Silva RA: 0189/16
 Questões 
Assinale a CERTO ou ERRADO e justifique
1.Os tratados internacionais constituem importante fonte escrita do Direito Internacional, a qual vale para toda a comunidade internacional, tenha havido ou não a participação de todos os países nesses tratados.
 ( )Certo (X) Errado
R: Os tratados internacionais possuem como função principal ordenar o entendimento entre as partes envolvidas, a fim de equilibrar o atendimento às demandas de cada povo ou nação. O tratado internacional impõe um regra de conduta obrigatória para os Estados signatários, ou seja, não vale para toda a comunidade internacional, e sim, para aqueles que assinaram o tratado.
2. O art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Haia enumera o rol taxativo e hierarquicamente organizado das fontes do direito internacional público.
( )Certo (X)Errado
R: As fontes do Direito Internacional são as que constam deste rol exemplificativo e não taxativo, pois podem ser consideradas outras fontes. É o caso, por exemplo, dos atos unilaterais dos Estados e das decisões das organizações internacionais.
3. A opinio juris é um dos elementos constitutivos da norma costumeira internacional.(costumes)
(X) Certo ( )Errado
R: o costume possui um elemento objetivo ou material, que é uma prática uniforme e constante por parte dos sujeitos de direito internacional público e um elemento subjetivo ou psicológico (opinio juris), que é a convicção de que uma determinada prática é generalizada e reiterada porque ela é juridicamente obrigatória e exigível.
4.Considere as seguintes assertivas e assinale a INCORRETA:
A. Com relação as fontes do Direito Internacional Público, a doutrina clássica afirma que tratado e costume possuem o mesmo valor sem que um tenha primazia sobre o outro; por isso, um pode derrogar ou modificar o outro.
B.O ato unilateral tem sido considerado pela doutrina como fonte do Direito Internacional, apesar de não constar expressamente do rol previsto no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, tendo, como exemplo, as resoluções das organizações internacionais.
C.Dentre os princípios gerais de direito no âmbito interno, os seguintes foram consagrados na jurisprudência internacional, segundo doutrina: , autonomia, respeito aos direitos humanos, o princípio do consentimento, pacta sunt servanda, reciprocidade, igualdade soberana dos Estados, boa fé, dentre outros
D.O recurso à equidade prescinde da concordância das partes para ser validamente utilizado pelo juiz internacional ao proferir sua decisão.
Justifique a alternativa assinalada:
R: Resposta A. os tratados estão no mesmo nível hierárquico dos costumes e dos princípios gerais de direito. Assim, é possível que um tratado revogue um costume ou mesmo que um costume revogue um tratado.
5. A Corte Internacional de Justiça, cuja função é decidir de acordo com o direito internacional as controvérsias que lhe forem submetidas, aplicará:
a) as convenções ou tratados internacionais, gerais ou especiais, que estabeleçam regras expressamente reconhecidas pelos Estados litigantes.
b) o costume internacional, como prova de uma prática geral aceita como sendo o direito.
c) as decisões judiciárias e a doutrina dos publicistas mais qualificados das diferentes nações, como meio auxiliar para a determinação das regras de direito, com ressalva do disposto no at.59
d) os princípios gerais de direito reconhecidos pelas Nações civilizadas.
e) Todas as opções estão certas.
Justifique a resposta assinalada:
R: Resposta E. De acordo com o artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça. A Corte, cuja função é decidir em conformidade com o direito internacional as controvérsias que lhe forem submetidas, aplicará: a. As convenções internacionais, quer gerais, quer especiais, que estabeleçam regras expressamente reconhecidas pelos Estados litigantes; b. O costume internacional, como prova de uma prática geral aceite como direito; c. Os princípios gerais de direito, reconhecidos pelas nações civilizadas; d. Com ressalva das disposições do artigo 59, as decisões judiciais e a doutrina dos publicistas mais qualificados das diferentes nações, como meio auxiliar para a determinação das regras de direito.

Outros materiais