Buscar

Importância do Estágio na Formação de Pedagogos

Prévia do material em texto

1. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP 1/2006 (BRASIL, 2006), em seu art. 7º é apontado que uma referida parcela da carga horária deve ser reservada ao estágio
, contemplado além da Educação Infantil e Ensino Fundamental, “outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da instituição” (BRASIL, 2006). Almejou-se consolidar o estágio da melhor maneira possível, pois o contato com a prática enriquece e atribui ainda mais significado a teoria estudada até então. Fundamentando a prática, e adquirindo experiência para que o aprendizado dos educandos se concretize, o que é de fato o maior objetivo. Tal processo nos possibilita entender a realidade do ambiente escolar atrelada aos conhecimentos científicos teorizados em sala de aula. E necessário que o futuro profissional em pedagogia esteja ciente das dificuldades que o processo de ensino e aprendizagem enfrentam, para que assim possa viabilizar maneiras para um ensino mais proveitoso. Diante disso, destacamos a importância do estágio, pois e nesse processo que conhecemos a realidade que estaremos nos inserido, como futuro professor está prática nós ajudará a entender os diversos elementos que poderemos nos deparar durante nossa caminhada, e quando estaremos atuando poderemos utilizar algumas metodologias aplicadas em nossa carreira.
2. A escola concedente do estágio é o Núcleo municipal do campo Leoniza Carvalho Agostini, que se localiza no interior de Curitibanos, distrito de Marombas Bossardi. Atualmente a escola atende cerca de 200 alunos, distribuídos na educação infantil e ensino fundamental I e II. A unidade escolar conta com 22 funcionários. São, 14 professores, duas cozinheiras e duas serventes de limpeza, uma bibliotecária e 3 profissionais que atuam na direção.
A vivência do estágio é muito enriquecedora para os futuros educadores, pois neste momento você não está mais como um aluno na escola, você esta observando para poder se aperfeiçoar e complementar o que aprendeu durante seu curso. Observando a realidade escolar e as dificuldades que fazem parte da rotina escolar. Sabe-se que a escola não tem somente a obrigação de transmitir os conteúdos socialmente produzidos, mas necessita promover a participação de todos/as na vivência escolar. O estágio é parte fundamental do curso, é a pratica daquilo que você aprende na faculdade, um conhecimento e experiência muito enriquecedora para os futuros educadores, é uma prévia do que o futuro profissional nos aguarda. Apesar de o estágio supervisionado ser um momento de curta duração na formação acadêmica, esse espaço proporciona a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais atuantes na escola, sendo necessário ao processo de formação inicial e continuada.

Continue navegando