Logo Passei Direto
Buscar

DESENHO ARTISTICO 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Salvador Dali foi um grande artista do movimento surrealista, apresentava técnicas de pintura de excelente qualidade, além de uma riqueza imaginativa capaz de surpreender os observadores. Observe na imagem a seguir, os detalhes inusitados que o artista representou. Assim, podemos concluir que Dali representa a arte moderna, com suas provocações e liberdade artística. Sobre a arte moderna e as obras do artista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Na obra de Salvador Dali, podemos observar que o artista não representa o que vê, busca criar imagens oníricas fantásticas.
( ) A realidade sempre chamou a atenção dos artistas modernos, especialmente os surrealistas, que recriavam cenas naturais.
( ) Nessa imagem, podemos perceber um casal ou dois músicos, o que cada um perceberá é relativo, a interpretação e o significado são subjetivos.
( ) O artista moderno busca imaginar o que quer representar, sem necessariamente observar a realidade que o cerca.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - V.

A partir da presença da luz, nossos olhos são capazes de perceber as cores, em variados contextos. Obras de arte, objetos, paredes, móveis, são diferenciados graças a essa característica. Esse importante elemento da linguagem visual pode ser classificado com base no círculo cromático. Sobre as várias classificações das cores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Provocam a sensação de alegria, calor e vibração. No círculo cromático, são as cores derivadas do amarelo e do vermelho.
( ) Apresentam pouco reflexo e complementam outras cores. Estão nessa classificação o branco, o preto e o cinza.
( ) Proporcionam calma, tranquilidade e estão associadas ao frio. As cores nessa classificação estão associadas ao azul, ao roxo e ao verde.
a) II - III - I.
b) I - II - III.
c) I - III - II.
d) II - I - III.

A imaginação e a criatividade fazem parte da vida do ser humano desde a fase da infância até a fase adulta. Para desenvolver e estimular ambas, é necessário o contato com expressões culturais diversas, experiências e vivência de acontecimentos novos. Para Vygostky, a imaginação está relacionada à emoção e às imagens mentais que são geradas por elas. Sobre imaginação e criatividade abordadas por Vygostky, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As interações sociais possibilitam que a criança desenvolva a capacidade criativa por meio das experiências.
( ) A brincadeira restringe o desenvolvimento da criatividade, pois estabelece regras, o que acaba inibindo a imaginação.
( ) As imagens, em qualquer meio, estimulam o processo imaginativo da criança, sendo que a arte é fundamental nesse processo.
( ) A imitação torna a criança indefesa no ato de brincar e desenhar, pois ela aprende com as experiências vividas.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.

Ao longo do desenvolvimento da expressão gráfico-plástica infantil, identifica-se as seguintes etapas: etapa simbólica (escalão de esquemas): é a fase dos conhecidos bonecos que representam, de modo resumido, a figura humana. Esta etapa é o momento em que as crianças desenham os objetos 'de memória' sem aparente preocupação com fidelidade à coisa representada. É o período em que a criança representa de forma simbólica objetos muitos distantes de seu aspecto verdadeiro e real. Segundo o autor, é grande a arbitrariedade e a licença do desenho infantil nesta etapa. Etapa simbólico-formalista (escalão de formalismo e esquematismo): é a etapa na qual já se percebe maior elaboração dos traços e formas do grafismo infantil. É o período em que a criança começa a sentir necessidade de não se limitar apenas à enumeração dos aspectos concretos do objeto que representa, buscando estabelecer maior número de relações entre o todo representado e suas partes. Percebe-se que os desenhos permanecem ainda simbólicos, mas já se pode identificar o início de uma representação mais próxima da realidade. Etapa formalista veraz (escalão da representação mais aproximada do real): nesta fase, as representações gráficas são fiéis ao aspecto observável dos objetos representados, acabando os aspectos mais simbólicos, presentes nas etapas anteriores. Etapa formalista plástica (escalão da representação propriamente dita). Observa-se uma nítida passagem a um novo modo de desenhar, pois como um desenvolvimento viso-motor mais acentuado, o sujeito acaba se utilizando de técnicas projetivas e de convenções mais realistas. O grafismo deixa de ser uma atividade com fim em si mesma e converte-se em trabalho criador. No entanto, há uma diminuição do ritmo dos desenhos que permanecem mais entre aqueles que realmente desenham porque sentem prazer neste ato criador. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Na etapa formalista plástica, os bonecos representam a figura humana de maneira simplificada, sendo que as crianças desenham de memória, sem a preocupação de desenhar algo realista.
b) A etapa simbólica começa a apresentar figuras mais parecidas com o objeto observado pela criança, com certo realismo em suas representações.
c) Na etapa formalista veraz, a associação simbólica do desenho infantil passa a não mais acontecer, sendo que as figuras tornam-se mais parecidas com o objeto representado.
d) A etapa simbólico-formalista refere-se ao desenvolvimento infantil do desenho em que este passa a ser um trabalho criador, com técnicas projetivas e torna-se realista.

Além da leitura de imagens da contextualização histórica, o professor de Arte deve trabalhar a técnica artística. Para isso, deve prever em seu planejamento estratégias que possibilitem estimular o trabalho criativo dos estudantes. Muitas são as possibilidades de atividades pedagógicas para desenvolver o desenho em sala de aula. Com base nas atividades desenho de observação, desenho de imaginação, desenho negativo e do desenho com frotagem, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No desenho negativo, o giz branco é utilizado e, em seguida, a tinta é passada sobre o desenho.
II- No desenho de imaginação, o professor mostrará o desenho e os alunos deverão representar o que veem.
III- No desenho com frotagem, o importante é colocar a folha sobre uma superfície com textura para marcar no papel.
IV- No desenho de observação, o professor fala sobre a imagem que deverá representar sem mostrá-la aos alunos.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O termo hieróglifo significa em grego, escrita sagrada, condizente com o sentido dado pelos egípcios. Essa escrita possui duas características básicas, a primeira refere-se a sua natureza ao empregar imagens ao invés de símbolos, a segunda refere-se à estrutura do sistema, sendo que essas imagens mostram a si mesmas, além de representar um ou mais sons. A escrita hieroglífica, portanto, consiste em uma combinação de imagens que representam ideias, os pictogramas, além de imagens que representam os sons e os fonemas. Ao comparar a escrita hieroglífica com a nossa grafia é possível perceber que ambas derivam de uma maneira pictórica de escrever, ou seja, por meio de figuras o processo de comunicar acontece. Podemos perceber que a nossa escrita é resultado de um milenar processo de abstração, que partiu da linguagem hieroglífica.
Sobre os hieróglifos, assinale a alternativa CORRETA:
A É uma escrita abstrata que apresenta formas geométricas básicas, em um sistema complexo aplicado sobre papéis especiais.
B Essa escrita também é conhecida por sua riqueza simbólica, pois as imagens apresentam um significado oculto.
C Essa escrita, geralmente aplicada sobre um papel chamado papiro, é representada por desenhos figurativos.
D É uma escrita codificada, geralmente aplicada sobre uma base feita de argila, um sistema que integra símbolos.

A arte na Pré-História é chamada de rupestre e tem ligação com a simbologia desses povos antigos. Possivelmente, existe uma ligação entre os rituais realizados por eles para obtenção de alimentos, como a caça, e as pinturas e desenhos produzidos no interior de cavernas.
Sobre como os povos pré-históricos produziam sua arte, analise as afirmativas a seguir:
I- Nessa época, podemos notar a utilização de efeitos de luz e sombra e os primeiros indícios da utilização da técnica da perspectiva.
II- Os desenhos eram realistas e retratavam paisagens belíssimas, para o deleite e a apreciação dos povos primitivos.
III- A pintura era feita com terra misturada com gordura e sangue de animais, além de carvão, tocos de madeira e ossos.
IV- Os desenhos eram com pontos e linhas, produzidos de maneira simplificada por objetos feitos de pedra pontiaguda.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

É comum vermos nas crianças o desejo de se expressarem pelo desenho e pela cor. Se nos limitarmos a condescender com esse instinto, deixando que atue indefinidamente, não há procedimento mais acidental. É necessário, mediante a crítica, as sugestões e as perguntas, excitar a consciência do que fez e do que deve fazer, porque o resultado será satisfatório. Por exemplo, o desenho das árvores é convencional: uma linha vertical e os ramos em retas inclinadas sobre a vertical de um e outro lado. Levemos a criança a observar as árvores para compará-las com os desenhos feitos e, assim, examinarem concisamente as condições de representação do seu trabalho. Então, desenhará árvores observadas e não convencionais, porque a observação obriga ao trabalho combinado da memória e imaginação, produzindo expressões gráficas de árvores reais.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Apresenta-se uma reflexão acerca do desenho livre, a partir de elementos da natureza, para que as crianças se expressem com realismo, por meio de exercícios rigorosos e técnicos.
b) Apresenta-se uma proposta pós-moderna de ensino da arte, em que a criança tem a liberdade para se expressar, mas também terá a mediação do professor, que irá estimular a reflexão e a consciência.
c) Apresenta-se uma proposta de ensino de arte tradicional, em que aponta técnica e repetição para que a criança domine o desenho, e em seguida possa expressar o que sentiu ao desenhar.
d) Deve-se deixar que a criança desenhe e se expresse livremente, sem interferir nesse processo, pois isso irá desenvolver a criatividade e a imaginação.

(ENADE, 2017) O que está escrito a respeito de uma pessoa ou um fato é, declaradamente, uma interpretação, do mesmo modo que as manifestações visuais feitas à mão, como pinturas e desenhos. Imagens fotografadas não parecem manifestações acerca do mundo, mas, sim, pedaços dele, miniaturas da realidade que qualquer um pode fazer ou adquirir. Entretanto, fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa por si mesmo em determinada relação com o mundo, semelhante ao conhecimento e, portanto, ao poder. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A fotografia, por se tratar de um retrato da realidade, restringe a capacidade do fotógrafo de nela inserir traços de sua personalidade.
B A fotografia engana, pois é um jogo de ilusões, um tipo de falso testemunho, que faz o espectador acreditar em inversidades e fantasias.
C A obra tem vida própria e é autônoma, pois a imagem capturada pelo fotógrafo foge ao controle do desejado e ao domínio da técnica.
D O fotógrafo vê o mundo a seu modo, portanto, sua fotografia é uma interpretação impregnada de traços de autoria.

A professora Cláudia apresentou aos seus estudantes da 3ª série do Ensino Médio um vídeo sobre a pintura corporal dos Asurini, da terra indígena Trocará, no município de Tucuruí (PA), conhecidos pela particular beleza dos desenhos geométricos que reproduzem no corpo, na cerâmica e no tecido. O vídeo mostra o processo desde a preparação das tintas até a sua aplicação. A professora escolheu esse vídeo como parte de um projeto pedagógico sobre o corpo como suporte artístico contemporâneo.
A qual objetivo da arte/educação para o Ensino Médio, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, essa proposta da professora atende?
a) Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiências culturalmente distintas.
b) Desenhar e aplicar padrões geométricos no corpo, ampliando saberes para outras manifestações, como as artes audiovisuais.
c) Situar os espaços geográficos onde se manifestam a arte corporal e classificar os estilos da dança indígena a fim de preservar as diversas manifestações culturais.
d) Identificar padrões de comportamento social dos povos indígenas na expressão corporal a partir da observação dos ritos e danças.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Salvador Dali foi um grande artista do movimento surrealista, apresentava técnicas de pintura de excelente qualidade, além de uma riqueza imaginativa capaz de surpreender os observadores. Observe na imagem a seguir, os detalhes inusitados que o artista representou. Assim, podemos concluir que Dali representa a arte moderna, com suas provocações e liberdade artística. Sobre a arte moderna e as obras do artista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Na obra de Salvador Dali, podemos observar que o artista não representa o que vê, busca criar imagens oníricas fantásticas.
( ) A realidade sempre chamou a atenção dos artistas modernos, especialmente os surrealistas, que recriavam cenas naturais.
( ) Nessa imagem, podemos perceber um casal ou dois músicos, o que cada um perceberá é relativo, a interpretação e o significado são subjetivos.
( ) O artista moderno busca imaginar o que quer representar, sem necessariamente observar a realidade que o cerca.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - V - V.

A partir da presença da luz, nossos olhos são capazes de perceber as cores, em variados contextos. Obras de arte, objetos, paredes, móveis, são diferenciados graças a essa característica. Esse importante elemento da linguagem visual pode ser classificado com base no círculo cromático. Sobre as várias classificações das cores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Provocam a sensação de alegria, calor e vibração. No círculo cromático, são as cores derivadas do amarelo e do vermelho.
( ) Apresentam pouco reflexo e complementam outras cores. Estão nessa classificação o branco, o preto e o cinza.
( ) Proporcionam calma, tranquilidade e estão associadas ao frio. As cores nessa classificação estão associadas ao azul, ao roxo e ao verde.
a) II - III - I.
b) I - II - III.
c) I - III - II.
d) II - I - III.

A imaginação e a criatividade fazem parte da vida do ser humano desde a fase da infância até a fase adulta. Para desenvolver e estimular ambas, é necessário o contato com expressões culturais diversas, experiências e vivência de acontecimentos novos. Para Vygostky, a imaginação está relacionada à emoção e às imagens mentais que são geradas por elas. Sobre imaginação e criatividade abordadas por Vygostky, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As interações sociais possibilitam que a criança desenvolva a capacidade criativa por meio das experiências.
( ) A brincadeira restringe o desenvolvimento da criatividade, pois estabelece regras, o que acaba inibindo a imaginação.
( ) As imagens, em qualquer meio, estimulam o processo imaginativo da criança, sendo que a arte é fundamental nesse processo.
( ) A imitação torna a criança indefesa no ato de brincar e desenhar, pois ela aprende com as experiências vividas.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.

Ao longo do desenvolvimento da expressão gráfico-plástica infantil, identifica-se as seguintes etapas: etapa simbólica (escalão de esquemas): é a fase dos conhecidos bonecos que representam, de modo resumido, a figura humana. Esta etapa é o momento em que as crianças desenham os objetos 'de memória' sem aparente preocupação com fidelidade à coisa representada. É o período em que a criança representa de forma simbólica objetos muitos distantes de seu aspecto verdadeiro e real. Segundo o autor, é grande a arbitrariedade e a licença do desenho infantil nesta etapa. Etapa simbólico-formalista (escalão de formalismo e esquematismo): é a etapa na qual já se percebe maior elaboração dos traços e formas do grafismo infantil. É o período em que a criança começa a sentir necessidade de não se limitar apenas à enumeração dos aspectos concretos do objeto que representa, buscando estabelecer maior número de relações entre o todo representado e suas partes. Percebe-se que os desenhos permanecem ainda simbólicos, mas já se pode identificar o início de uma representação mais próxima da realidade. Etapa formalista veraz (escalão da representação mais aproximada do real): nesta fase, as representações gráficas são fiéis ao aspecto observável dos objetos representados, acabando os aspectos mais simbólicos, presentes nas etapas anteriores. Etapa formalista plástica (escalão da representação propriamente dita). Observa-se uma nítida passagem a um novo modo de desenhar, pois como um desenvolvimento viso-motor mais acentuado, o sujeito acaba se utilizando de técnicas projetivas e de convenções mais realistas. O grafismo deixa de ser uma atividade com fim em si mesma e converte-se em trabalho criador. No entanto, há uma diminuição do ritmo dos desenhos que permanecem mais entre aqueles que realmente desenham porque sentem prazer neste ato criador. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Na etapa formalista plástica, os bonecos representam a figura humana de maneira simplificada, sendo que as crianças desenham de memória, sem a preocupação de desenhar algo realista.
b) A etapa simbólica começa a apresentar figuras mais parecidas com o objeto observado pela criança, com certo realismo em suas representações.
c) Na etapa formalista veraz, a associação simbólica do desenho infantil passa a não mais acontecer, sendo que as figuras tornam-se mais parecidas com o objeto representado.
d) A etapa simbólico-formalista refere-se ao desenvolvimento infantil do desenho em que este passa a ser um trabalho criador, com técnicas projetivas e torna-se realista.

Além da leitura de imagens da contextualização histórica, o professor de Arte deve trabalhar a técnica artística. Para isso, deve prever em seu planejamento estratégias que possibilitem estimular o trabalho criativo dos estudantes. Muitas são as possibilidades de atividades pedagógicas para desenvolver o desenho em sala de aula. Com base nas atividades desenho de observação, desenho de imaginação, desenho negativo e do desenho com frotagem, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No desenho negativo, o giz branco é utilizado e, em seguida, a tinta é passada sobre o desenho.
II- No desenho de imaginação, o professor mostrará o desenho e os alunos deverão representar o que veem.
III- No desenho com frotagem, o importante é colocar a folha sobre uma superfície com textura para marcar no papel.
IV- No desenho de observação, o professor fala sobre a imagem que deverá representar sem mostrá-la aos alunos.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O termo hieróglifo significa em grego, escrita sagrada, condizente com o sentido dado pelos egípcios. Essa escrita possui duas características básicas, a primeira refere-se a sua natureza ao empregar imagens ao invés de símbolos, a segunda refere-se à estrutura do sistema, sendo que essas imagens mostram a si mesmas, além de representar um ou mais sons. A escrita hieroglífica, portanto, consiste em uma combinação de imagens que representam ideias, os pictogramas, além de imagens que representam os sons e os fonemas. Ao comparar a escrita hieroglífica com a nossa grafia é possível perceber que ambas derivam de uma maneira pictórica de escrever, ou seja, por meio de figuras o processo de comunicar acontece. Podemos perceber que a nossa escrita é resultado de um milenar processo de abstração, que partiu da linguagem hieroglífica.
Sobre os hieróglifos, assinale a alternativa CORRETA:
A É uma escrita abstrata que apresenta formas geométricas básicas, em um sistema complexo aplicado sobre papéis especiais.
B Essa escrita também é conhecida por sua riqueza simbólica, pois as imagens apresentam um significado oculto.
C Essa escrita, geralmente aplicada sobre um papel chamado papiro, é representada por desenhos figurativos.
D É uma escrita codificada, geralmente aplicada sobre uma base feita de argila, um sistema que integra símbolos.

A arte na Pré-História é chamada de rupestre e tem ligação com a simbologia desses povos antigos. Possivelmente, existe uma ligação entre os rituais realizados por eles para obtenção de alimentos, como a caça, e as pinturas e desenhos produzidos no interior de cavernas.
Sobre como os povos pré-históricos produziam sua arte, analise as afirmativas a seguir:
I- Nessa época, podemos notar a utilização de efeitos de luz e sombra e os primeiros indícios da utilização da técnica da perspectiva.
II- Os desenhos eram realistas e retratavam paisagens belíssimas, para o deleite e a apreciação dos povos primitivos.
III- A pintura era feita com terra misturada com gordura e sangue de animais, além de carvão, tocos de madeira e ossos.
IV- Os desenhos eram com pontos e linhas, produzidos de maneira simplificada por objetos feitos de pedra pontiaguda.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

É comum vermos nas crianças o desejo de se expressarem pelo desenho e pela cor. Se nos limitarmos a condescender com esse instinto, deixando que atue indefinidamente, não há procedimento mais acidental. É necessário, mediante a crítica, as sugestões e as perguntas, excitar a consciência do que fez e do que deve fazer, porque o resultado será satisfatório. Por exemplo, o desenho das árvores é convencional: uma linha vertical e os ramos em retas inclinadas sobre a vertical de um e outro lado. Levemos a criança a observar as árvores para compará-las com os desenhos feitos e, assim, examinarem concisamente as condições de representação do seu trabalho. Então, desenhará árvores observadas e não convencionais, porque a observação obriga ao trabalho combinado da memória e imaginação, produzindo expressões gráficas de árvores reais.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Apresenta-se uma reflexão acerca do desenho livre, a partir de elementos da natureza, para que as crianças se expressem com realismo, por meio de exercícios rigorosos e técnicos.
b) Apresenta-se uma proposta pós-moderna de ensino da arte, em que a criança tem a liberdade para se expressar, mas também terá a mediação do professor, que irá estimular a reflexão e a consciência.
c) Apresenta-se uma proposta de ensino de arte tradicional, em que aponta técnica e repetição para que a criança domine o desenho, e em seguida possa expressar o que sentiu ao desenhar.
d) Deve-se deixar que a criança desenhe e se expresse livremente, sem interferir nesse processo, pois isso irá desenvolver a criatividade e a imaginação.

(ENADE, 2017) O que está escrito a respeito de uma pessoa ou um fato é, declaradamente, uma interpretação, do mesmo modo que as manifestações visuais feitas à mão, como pinturas e desenhos. Imagens fotografadas não parecem manifestações acerca do mundo, mas, sim, pedaços dele, miniaturas da realidade que qualquer um pode fazer ou adquirir. Entretanto, fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa por si mesmo em determinada relação com o mundo, semelhante ao conhecimento e, portanto, ao poder. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A fotografia, por se tratar de um retrato da realidade, restringe a capacidade do fotógrafo de nela inserir traços de sua personalidade.
B A fotografia engana, pois é um jogo de ilusões, um tipo de falso testemunho, que faz o espectador acreditar em inversidades e fantasias.
C A obra tem vida própria e é autônoma, pois a imagem capturada pelo fotógrafo foge ao controle do desejado e ao domínio da técnica.
D O fotógrafo vê o mundo a seu modo, portanto, sua fotografia é uma interpretação impregnada de traços de autoria.

A professora Cláudia apresentou aos seus estudantes da 3ª série do Ensino Médio um vídeo sobre a pintura corporal dos Asurini, da terra indígena Trocará, no município de Tucuruí (PA), conhecidos pela particular beleza dos desenhos geométricos que reproduzem no corpo, na cerâmica e no tecido. O vídeo mostra o processo desde a preparação das tintas até a sua aplicação. A professora escolheu esse vídeo como parte de um projeto pedagógico sobre o corpo como suporte artístico contemporâneo.
A qual objetivo da arte/educação para o Ensino Médio, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, essa proposta da professora atende?
a) Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiências culturalmente distintas.
b) Desenhar e aplicar padrões geométricos no corpo, ampliando saberes para outras manifestações, como as artes audiovisuais.
c) Situar os espaços geográficos onde se manifestam a arte corporal e classificar os estilos da dança indígena a fim de preservar as diversas manifestações culturais.
d) Identificar padrões de comportamento social dos povos indígenas na expressão corporal a partir da observação dos ritos e danças.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenho Artístico (GRA02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Salvador Dali foi um grande artista do movimento surrealista, apresentava técnicas de pintura de excelente qualidade, além de uma riqueza imaginativa capaz de surpreender os observadores. Observe na imagem a seguir, os detalhes inusitados que o artista representou. Assim, podemos concluir que Dali representa a arte moderna, com suas provocações e liberdade artística. Sobre a arte moderna e as obras do artista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na obra de Salvador Dali, podemos observar que o artista não representa o que vê, busca criar imagens oníricas fantásticas.
(    ) A realidade sempre chamou a atenção dos artistas modernos, especialmente os surrealistas, que recriavam cenas naturais.
(    ) Nessa imagem, podemos perceber um casal ou dois músicos, o que cada um perceberá é relativo, a interpretação e o significado são subjetivos.
(    ) O artista moderno busca imaginar o que quer representar, sem necessariamente observar a realidade que o cerca. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.freewords.com.br/salvador-dali-excentrico-como-a-propria-arte/>. Acesso em: 20 fev. 2017.
	
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A partir da presença da luz, nossos olhos são capazes de perceber as cores, em variados contextos. Obras de arte, objetos, paredes, móveis, são diferenciados graças a essa característica. Esse importante elemento da linguagem visual pode ser classificado com base no círculo cromático. Sobre as várias classificações das cores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cores frias.
II- Cores quentes.
III- Cores neutras.
(    ) Provocam a sensação de alegria, calor e vibração. No círculo cromático, são as cores derivadas do amarelo e do vermelho.
(    ) Apresentam pouco reflexo e complementam outras cores. Estão nessa classificação o branco, o preto e o cinza.
(    ) Proporcionam calma, tranquilidade e estão associadas ao frio. As cores nessa classificação estão associadas ao azul, ao roxo e ao verde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	II - I - III.
	3.
	A partir das linhas podem-se criar diversos elementos. O lápis desliza no papel e as linhas transformam-se em figuras, em planos, em objetos. Existem vários tipos de linhas e o emprego delas na imagem dependerá da intenção do criador. Sobre a classificação das linhas gráficas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A linha curva muda sua direção de maneira suave e constante. 
(    ) A linha quebrada ou poligonal apresenta segmentos de reta em várias direções.
(    ) A linha mista apresenta tanto linhas curvas quanto linhas retas.
(    ) A linha sinuosa ou ondulada apresenta sempre a mesma direção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	A imaginação e a criatividade fazem parte da vida do ser humano desde a fase da infância até a fase adulta. Para desenvolver e estimular ambas, é necessário o contato com expressões culturais diversas, experiências e vivência de acontecimentos novos. Para Vygostky, a imaginação está relacionada à emoção e às imagens mentais que são geradas por elas. Sobre imaginação e criatividade abordadas por Vygostky, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As interações sociais possibilitam que a criança desenvolva a capacidade criativa por meio das experiências.
(    ) A brincadeira restringe o desenvolvimento da criatividade, pois estabelece regras, o que acaba inibindo a imaginação. 
(    ) As imagens, em qualquer meio, estimulam o processo imaginativo da criança, sendo que a arte é fundamental nesse processo.
(    ) A imitação torna a criança indefesa no ato de brincar e desenhar, pois ela aprende com as experiências vividas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	Ao longo do desenvolvimento da expressão gráfico-plástica infantil, identifica-se as seguintes etapas: etapa simbólica (escalão de esquemas): é a fase dos conhecidos bonecos que representam, de modo resumido, a figura humana. Esta etapa é o momento em que as crianças desenham os objetos "de memória" sem aparente preocupação com fidelidade à coisa representada. É o período em que a criança representa de forma simbólica objetos muitos distantes de seu aspecto verdadeiro e real. Segundo o autor, é grande a arbitrariedade e a licença do desenho infantil nesta etapa. Etapa simbólico-formalista (escalão de formalismo e esquematismo): é a etapa na qual já se percebe maior elaboração dos traços e formas do grafismo infantil. É o período em que a criança começa a sentir necessidade de não se limitar apenas à enumeração dos aspectos concretos do objeto que representa, buscando estabelecer maior número de relações entre o todo representado e suas partes. Percebe-se que os desenhos permanecem ainda simbólicos, mas já se pode identificar o início de uma representação mais próxima da realidade. Etapa formalista veraz (escalão da representação mais aproximada do real): nesta fase, as representações gráficas são fiéis ao aspecto observável dos objetos representados, acabando os aspectos mais simbólicos, presentes nas etapas anteriores. Etapa formalista plástica (escalão da representação propriamente dita). Observa-se uma nítida passagem a um novo modo de desenhar, pois como um desenvolvimento viso-motor mais acentuado, o sujeito acaba se utilizando de técnicas projetivas e de convenções mais realistas. O grafismo deixa de ser uma atividade com fim em si mesma e converte-se em trabalho criador. No entanto, há uma diminuição do ritmo dos desenhos que permanecem mais entre aqueles que realmente desenham porque sentem prazer neste ato criador. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na etapa formalista plástica, os bonecos representam a figura humana de maneira simplificada, sendo que as crianças desenham de memória, sem a preocupação de desenhar algo realista.
	 b)
	A etapa simbólica começa a apresentar figuras mais parecidas com o objeto observado pela criança, com certo realismo em suas representações.
	 c)
	Na etapa formalista veraz, a associação simbólica do desenho infantil passa a não mais acontecer, sendo que as figuras tornam-se mais parecidas com o objeto representado.
	 d)
	A etapa simbólico-formalista refere-se ao desenvolvimento infantil do desenho em que este passa a ser um trabalho criador, com técnicas projetivas e torna-se realista.
	6.
	De acordo com a sua proposta visual, as obras de arte apresentam diferentes elementos em sua composição. Observe a obra do artista Kasimir Malevich, com o título: Composição suprematista: avião voando. A partir dos elementos apresentados nessa obra, analise as sentenças a seguir:
I- A obra apresenta a ideia de tridimensionalidade, pois utiliza a perspectiva paralela para tal efeito. 
II- Apresenta linhas sinuosas ou onduladas, além de linhas curvas, tanto côncavas quanto convexas.
III- As formas apresentadas nessa obra correspondem à geometria, ou seja, são geométricas.
IV- A obra apresenta texturas orgânicas, além de dar a ideia de movimento como na Op Art. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/19/924349/conheca-composico-suprematista-avio-voando-kasimir-malevich.html>. Acesso em: 21 jun. 2017.
	
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV estácorreta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	Além da leitura de imagens da contextualização histórica, o professor de Arte deve trabalhar a técnica artística. Para isso, deve prever em seu planejamento estratégias que possibilitem estimular o trabalho criativo dos estudantes. Muitas são as possibilidades de atividades pedagógicas para desenvolver o desenho em sala de aula. Com base nas atividades desenho de observação, desenho de imaginação, desenho negativo e do desenho com frotagem, analise as afirmativas a seguir:
I- No desenho negativo, o giz branco é utilizado e, em seguida, a tinta é passada sobre o desenho.  
II- No desenho de imaginação, o professor mostrará o desenho e os alunos deverão representar o que veem. 
III- No desenho com frotagem, o importante é colocar a folha sobre uma superfície com textura para marcar no papel.
IV- No desenho de observação, o professor fala sobre a imagem que deverá representar sem mostrá-la aos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	8.
	O termo hieróglifo significa em grego, escrita sagrada, condizente com o sentido dado pelos egípcios. Essa escrita possui duas características básicas, a primeira refere-se a sua natureza ao empregar imagens ao invés de símbolos, a segunda refere-se à estrutura do sistema, sendo que essas imagens mostram a si mesmas, além de representar um ou mais sons. A escrita hieroglífica, portanto, consiste em uma combinação de imagens que representam ideias, os pictogramas, além de imagens que representam os sons e os fonemas. Ao comparar a escrita hieroglífica com a nossa grafia é possível perceber que ambas derivam de uma maneira pictórica de escrever, ou seja, por meio de figuras o processo de comunicar acontece. Podemos perceber que a nossa escrita é resultado de um milenar processo de abstração, que partiu da linguagem hieroglífica. Sobre os hieróglifos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: Imagens, Sons e Egiptomania. PHOÍNIX, Rio de Janeiro, 13: 178-201, 2007.
	 a)
	É uma escrita codificada, geralmente aplicada sobre uma base feita de argila, um sistema que integra símbolos.
	 b)
	Essa escrita também é conhecida por sua riqueza simbólica, pois as imagens apresentam um significado oculto.
	 c)
	Essa escrita, geralmente aplicada sobre um papel chamado papiro, é representada por desenhos figurativos.
	 d)
	É uma escrita abstrata que apresenta formas geométricas básicas, em um sistema complexo aplicado sobre papéis especiais.
	9.
	A arte na Pré-História é chamada de rupestre e tem ligação com a simbologia desses povos antigos. Possivelmente, existe uma ligação entre os rituais realizados por eles para obtenção de alimentos, como a caça, e as pinturas e desenhos produzidos no interior de cavernas. Sobre como os povos pré-históricos produziam sua arte, analise as afirmativas a seguir:
I- Nessa época, podemos notar a utilização de efeitos de luz e sombra e os primeiros indícios da utilização da técnica da perspectiva.
II- Os desenhos eram realistas e retratavam paisagens belíssimas, para o deleite e a apreciação dos povos primitivos.
III- A pintura era feita com terra misturada com gordura e sangue de animais, além de carvão, tocos de madeira e ossos.
IV- Os desenhos eram com pontos e linhas, produzidos de maneira simplificada por objetos feitos de pedra pontiaguda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	10.
	É comum vermos nas crianças o desejo de se expressarem pelo desenho e pela cor. Se nos limitarmos a condescender com esse instinto, deixando que atue indefinidamente, não há procedimento mais acidental. É necessário, mediante a crítica, as sugestões e as perguntas, excitar a consciência do que fez e do que deve fazer, porque o resultado será satisfatório. Por exemplo, o desenho das árvores é convencional: uma linha vertical e os ramos em retas inclinadas sobre a vertical de um e outro lado. Levemos a criança a observar as árvores para compará-las com os desenhos feitos e, assim, examinarem concisamente as condições de representação do seu trabalho. Então, desenhará árvores observadas e não convencionais, porque a observação obriga ao trabalho combinado da memória e imaginação, produzindo expressões gráficas de árvores reais. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apresenta-se uma proposta de ensino de arte tradicional, em que aponta técnica e repetição para que a criança domine o desenho, e em seguida possa expressar o que sentiu ao desenhar.
	 b)
	Apresenta-se uma proposta pós-moderna de ensino da arte, em que a criança tem a liberdade para se expressar, mas também terá a mediação do professor, que irá estimular a reflexão e a consciência.
	 c)
	Deve-se deixar que a criança desenhe e se expresse livremente, sem interferir nesse processo, pois isso irá desenvolver a criatividade e a imaginação.
	 d)
	Apresenta-se uma reflexão acerca do desenho livre, a partir de elementos da natureza, para que as crianças se expressem com realismo, por meio de exercícios rigorosos e técnicos.
	11.
	(ENADE, 2017) O que está escrito a respeito de uma pessoa ou um fato é, declaradamente, uma interpretação, do mesmo modo que as manifestações visuais feitas à mão, como pinturas e desenhos. Imagens fotografadas não parecem manifestações acerca do mundo, mas, sim, pedaços dele, miniaturas da realidade que qualquer um pode fazer ou adquirir. Entretanto, fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa por si mesmo em determinada relação com o mundo, semelhante ao conhecimento e, portanto, ao poder. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
	 a)
	A obra tem vida própria e é autônoma, pois a imagem capturada pelo fotógrafo foge ao controle do desejado e ao domínio da técnica.
	 b)
	O fotógrafo vê o mundo a seu modo, portanto, sua fotografia é uma interpretação impregnada de traços de autoria.
	 c)
	A fotografia, por se tratar de um retrato da realidade, restringe a capacidade do fotógrafo de nela inserir traços de sua personalidade.
	 d)
	A fotografia engana, pois é um jogo de ilusões, um tipo de falso testemunho, que faz o espectador acreditar em inversidades e fantasias.
	12.
	(ENADE, 2011) A professora Cláudia apresentou aos seus estudantes da 3ª série do Ensino Médio um vídeo sobre a pintura corporal dos Asurini, da terra indígena Trocará, no município de Tucuruí (PA), conhecidos pela particular beleza dos desenhos geométricos que reproduzem no corpo, na cerâmica e no tecido. O vídeo mostra o processo desde a preparação das tintas até a sua aplicação. A professora escolheu esse vídeo como parte de um projeto pedagógico sobre o corpo como suporte artístico contemporâneo.
A qual objetivo da arte/educação para o Ensino Médio, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, essa proposta da professora atende?
FONTE DA IMAGEM: Imagens do vídeo Asurini do Koatinemo, direção Reinaldo Mendes, realização Amazon Imagebank. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=v71DU4aa9Ek&feature=related>. Acesso em: 25 abr. 2011.
	
	 a)
	Identificar padrões de comportamento social dos povos indígenas na expressão corporal a partir da observação dos ritos e danças.
	 b)
	Situar os espaços geográficos onde se manifestam a arte corporal e classificar os estilos da dança indígena a fim de preservar as diversas manifestações culturais.
	 c)
	Contextualizar as manifestações artísticas contemporâneas a partir de outros saberes e experiências culturalmente distintas.
	 d)
	Desenhar e aplicar padrões geométricos no corpo, ampliando saberes para outras manifestações, como as artes audiovisuais.Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina