A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 6 de 9

C
	Traria miséria e pobreza aos times locais.
	
	D
	Atrasaria o ano letivo das escolas do país.
	
	E
	Gerou desconfiança quanto aos benefícios recebidos pela FIFA.
Você acertou!
“[...] Para algumas pessoas, sediar a Copa do Mundo de futebol no país fazia parte da dominação ideológica, especialmente por entender que o Brasil teria outras necessidades que não a ‘alienação’ através do espetáculo esportivo. Ao mesmo tempo, outras pessoas não eram contra a Copa do Mundo propriamente dita, mas mostravam resistência aos benefícios públicos que a FIFA tinha recebido, ou ainda as formas de gerenciamento dos recursos públicos”. (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p. 141-142).
Questão 29/29 - Sociologia do Esporte
Leia o extrato de texto:
 “Muitas atividades cotidianas antigas tinham uma conotação religiosa, ou seja, a rotina e o entendimento do mundo pelas pessoas estavam relacionados à religião.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MARCHI JÚNIOR, Wanderley; ALMDEIDA, Bárbara Schausteck de; SOUZA, Juliano de. Introdução a sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p. 150.
Considerando as informações acima e os conteúdos da Aula 4, Videoaula 4, Tema 3 – “Secularização” sobre a categoria sociológica denominada secularização, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ele está ligado às situações de crítica ao sistema e às desigualdades sociais.
	
	B
	Refere-se à necessidade de inclusão social devido a um processo de incompreensão da diversidade.
	
	C
	Diz respeito à ênfase em metodologias que organizam e estabelecem sequências e hierarquias.
	
	D
	Refere-se à busca por explicações científicas para os fenômenos estudados, em oposição à sacralização.
Você acertou!
“Transformações sociais, a sacralização e a secularização: Idade Média – preponderância da igreja e explicações divinas para os fenômenos - sacralização; Iluminismo – retomada da busca por explicações científicas – secularização.” (Aula 4, Vídeo 4, Tema 3 - Secularização – tempo:  2’03" - 3’40”).
	
	E
	Passou a ter novos contornos graças ao desenvolvimento tecnológico que permite o rápido trânsito de informações.
Questão 30/30 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“A socialização é caracterizada como sendo o processo de educar ou instruir as gerações mais novas, principalmente no sentido dos adultos para as crianças, para conviverem socialmente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 186.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a socialização, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A socialização dos indivíduos acontece apenas no meio familiar, principalmente na primeira infância.
	
	B
	A socialização constitui-se no processo de interação do sujeito com o objeto.
	
	C
	O termo socialização se constitui a partir das relações que os indivíduos desenvolvem com a comunidade escolar.
	
	D
	A socialização é a interação entre os indivíduos e pode ocorrer na família, na escola ou na comunidade.
Você acertou!
“Socialização é o processo de educação ou instrução de gerações mais novas, o que pode acontecer pela escola, família e comunidade. Também é entendida como interação entre pessoas, em que o aprendizado mútuo não se dá somente na fase infantil”. (Livro-base, p. 188).
	
	E
	O significado de interação acontece principalmente no contexto escolar e nas amizades que se constituem neste ambiente.
Questão 31/31 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
“Categorias são conceitos que geralmente estão relacionados a uma teoria, mas que sozinhas também têm um grande potencial de explicar fenômenos sociais complexos, como é o caso do esporte. Elas são especialmente úteis para qualificar nossas análises mais pontuais de acontecimentos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.135.
Considerando essas informações e os conteúdos livro Introdução a Sociologia do Esporte, relacione os elementos a seguir às suas respectivas explicações:
1)Resistência.
2)Racionalização
3)Globalização.
 
(   ) considera  ações que não se conformam com algum ato ou decisão, geralmente tomada por alguém em uma posição de poder.
(    ) considera que as relações sociais e as atividades de produção econômica são substituídas por lógicas mais profissionais.
(   ) considera um maior intercâmbio de informações de e para praticamente todas as partes do mundo devido à conexão que é estabelecida.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
Você acertou!
Segundo o livro-base “[1] Entretanto, não é sempre que a dominação ideológica é unânime, ou seja, nem sempre as pessoas são simplesmente dominadas. Nesse sentido que trazemos a segunda categoria, a resistência. Como é o significado do próprio termo, resistência é atuar contra, se opor ou segurar a direção de uma determinada força. [2] entender que as relações sociais e as atividades de produção econômica estavam sendo substituídas por lógicas mais profissionais, que distanciam as pessoas como indivíduos. [3] Quando apontamos a adoção de regras nas modalidades esportivas que se aplicam em todos os países, precisamos contextualizar que isso só se torna possível em um mundo que está conectado a tal ponto que essa informação possa ser passada para seus praticantes. Esse é um cenário viável a partir do século XX, quando há um maior intercâmbio de informações de e para praticamente todas as partes do mundo.” (Livro-base Introdução a Sociologia do Esporte p. 169).
	
	B
	2-3-1.
	
	C
	3-1-2.
	
	D
	1-3-2.
	
	E
	3-2-1.
Questão 32/32 - Sociologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“[...] o esporte não é inerentemente bom, ele também não é inerentemente ruim, mas pode ser as duas coisas, dependendo da forma como ele é trabalhado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p.190.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre qual é a relevância do profissional de Educação Física dentro e fora da escola, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Dentro e fora da escola, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas teórico, pois as práticas corporais não interessam ao aluno.
	
	B
	Os profissionais de Educação Física não possuem relevância dentro e fora das escolas, pois os alunos podem procurar orientações diretamente na internet.
	
	C
	Na esfera escolar ou fora dela, os profissionais de Educação Física devem promover atividades de cunho apenas prático, pois a teoria não interessa ao aluno.
	
	D
	O profissional de Educação Física deve desenvolver atividades de relevância que priorize apenas os esportes coletivos nas aulas de Educação Física.
	
	E
	O profissional de Educação Física é relevante dentro e fora da escola e deve utilizar metodologias que propiciem interações socialmente positivas e benéficas aos alunos.
Você acertou!
“Nesse sentido, reforçamos a relevância do profissional de Educação Física, na escola e fora dela, para que propicie experiências e interações socialmente positivas e benéficas para alunos e participantes, através de metodologias que tenham esse propósito”. (Livro-base, p.190).
Questão 33/33 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A distinção social é uma categoria relevante para os profissionais de educação física...[esse profissional tem ao poder apresentar as diferentes modalidades esportivas para os seus alunos, diversificando as possibilidades de prática e construindo o que chamam de cultura esportiva.]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.