Buscar

Aval Final objetiva Metodologia do Ens de História

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Beatriz Gomes de Paiva Ferreira (2611499)
	
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História (HID23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513466) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21474608
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma explicação para mostrar a relação prática entre competências e habilidades pode ser feita a partir da leitura de um gráfico. O leitor deve ter capacidade de observar as informações contidas nele, que serão associadas a conhecimentos desenvolvidos ao longo do aprendizado, para que consiga ter uma compreensão que será utilizada para solução de uma situação problema. Note que há conteúdos e habilidades envolvidos, "informação e conhecimento", para resolver o que foi proposto com competência. Em diferentes situações no planejamento curricular. o professor de História vai se deparar com a necessidade de apresentar competências e habilidades para os conteúdos específicos. Sobre o que se apresenta, assinale a afirmativa CORRETA:
FONTE: https://www.somospar.com.br/competencias-e-habilidades/. Acesso em: 26 maio 2020.
	 a)
	Saber interpretar o gráfico apenas em sua informação simplificada, como um dado de informação, está mais relacionado ao conceito de habilidade.
	 b)
	A interpretação do gráfico sem relacioná-lo com o sentido da realidade para a qual ele se expressa denota a aplicação do conceito de competência.
	 c)
	Vendo um gráfico sobre a evolução de uma doença grave no país, é na esfera das habilidades que o indivíduo perceberá os perigos que ameaçam o futuro da sociedade.
	 d)
	Quando um gráfico aponta uma situação de risco, sua interpretação exige, em primeiro lugar, a construção das competências sem a necessidade das habilidades.
	2.
	Apesar da vasta produção de materiais didáticos que apresentam o conteúdo centrado apenas no viés da história das sociedades do mundo ocidental, na formação econômica, nos processos produtivos, nos modos de produção e nas lutas de classe, o livro didático nas escolas é um importante recurso para desenvolver a aprendizagem. Em se tratando de material didático, ele impera como uma possibilidade concreta. A partir dessas tendências historiográficas, outros sujeitos e indivíduos foram incluídos no rol do conhecimento histórico; até então eles representavam as minorias e haviam sido excluídos das grandes narrativas oficiais da história; eis que agora mulheres, operários, prisioneiros, doentes, loucos, andarilhos, leprosos, inválidos, crianças, idosos, artesãos, curandeiras, parteiras, homossexuais, judeus, estrangeiros, ciganos, negros, índios/nativos, entre outros, ganham espaço na historiografia e compõem o livro didático. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor, uma vez em sala de aula, não pode prescindir do livro didático.
	 b)
	É imprescindível ter um livro didático para aprender sobre ensino de História.
	 c)
	Sem um bom livro didático, não se aprende História.
	 d)
	O livro didático é considerado pela literatura especializada como um objeto de complexa definição. Ele faz parte do campo educacional há bastante tempo, e contém os saberes históricos ensinados em sala de aula.
	3.
	O uso de linguagem cinematográfica se consubstancia como um novo método aplicado ao ensino com finalidade de integrar, orientar e estimular a capacidade e análise dos estudantes. Trata-se de utilizar filmes como recursos didáticos e preparar esses estudantes para a pesquisa. Sobre o uso de filmes e documentários em sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As tecnologias disponíveis superam a tradição fílmica em sala de aula.
	 b)
	Os filmes devem ser utilizados de forma sutil, e não devem ser considerados seus diálogos nem imagens.
	 c)
	É imprescindível decodificar elementos como imagens, palavras e linguagem na obra para que sejam censurados.
	 d)
	Deve-se compreender um filme como uma mensagem de considerável complexidade.
	4.
	De modo geral, quando conversamos com leigos no tema da educação, o termo avaliar está sempre associado a fazer prova, exame, tirar nota 10 e passar de ano. Nessa concepção, o significado de avaliar é quantitativo, é memorizar e receber informações. Entretanto, nem toda concepção educacional pensa assim, de forma tão unilateral. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para uma concepção pedagógica mais moderna, a avaliação é concebida como um processo de receber, processar e transmitir informação.
	 b)
	O modelo de avaliação quantitativa valoriza as vivências múltiplas, aderindo a aspectos de cooperação e orientação social.
	 c)
	A avaliação correta valoriza e simplifica mais os aspectos da atitude, comportamento, habilidades e competências.
	 d)
	As novas abordagens sobre a avaliação têm relativizado a unilateralidade do quantitativo e qualitativo, admitindo a impossibilidade de uma avaliação fechada em si.
	5.
	Parte do pensamento e prática pedagógica do educador e humanista brasileiro Paulo Freire (1921-1997) pode ser compreendido na frase "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". Interpretando esta frase, que tipo de postura o autor sugere aos profissionais da educação?
FONTE: Disponível em: <https://pensador.uol.com.br/frase/NTI4NjQw/>. Acesso em: 24 jan. 2017.
	 a)
	De que sejam levados em consideração os conhecimentos lógicos e matemáticos em prejuízo dos conhecimentos humanistas.
	 b)
	De que sejam levados em consideração somente os conhecimentos e os espaços científicos no processo de ensino e aprendizagem.
	 c)
	De que sejam levados em consideração somente os conhecimentos eruditos e históricos no processo de ensino e aprendizagem.
	 d)
	De que seja levando em conta os conhecimentos populares e os espaços coletivos no processo de ensino e aprendizagem.
	6.
	Na trajetória histórica, ressaltam-se aspectos que configuram desde a história da educação, como as funções e o papel de professores, do historiador, o papel dos estudantes, os objetivos do conhecimento, os conteúdos que eram ministrados, entre outros. Se fizermos um recorte histórico que foca o ensino da história na Idade Média, podemos afirmar que:
I- Foi nesta época que as aulas passaram a ser realizadas no interior de mosteiros e conventos, locais em que monges copistas se dedicavam às transcrições de documentos religiosos e papais.
II- Os estudantes frequentavam os espaços escolares em regime integral e com dedicação exclusiva, os conteúdos variavam de formação geral em ciências exatas, belas artes, ciências da natureza, astronomia e educação física.
III- Os conteúdos ministrados contemplavam temas teológicos e filosóficos, da política e do direito, bem como métodos de tratamento e armazenamento de documentos.
IV- A principal preocupação dos estudiosos foi a de tratar de documentos religiosos, narrar a história de santos e da Igreja, enumerar e classificar relíquias, santuários e objetos considerados sagrados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	A partir do século XVIII-XIX, instaurou-se o modelo e paradigma da modernidade, que orientou o sistema político, os modos de produção, de economia, de educação e de sociedade daquela época. No século XX, em meio à pós-modernidade, os modelos do século da modernidade passaram a ser amplamente revistos e colocados sob suspeita, diante do fato de que a lógica de crescimento e valores favoreceu as experiências das guerras mundiais, do aumento das desigualdades sociais e exploração desmedida dos recursos naturais. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
(    ) As teses deste modelo ideológico defendem o reconhecimento da diversidade social e da relatividade cultural, e destas concepções surgiram movimentos comoos pacifistas, ambientalistas e etnorraciais.
(    ) As teses deste modelo ideológico defendiam a superação dos dogmas religiosos e das superstições, da subjetividade e dos irracionalismos.
(    ) A difusão destas concepções em meio às sociedades acabou por supervalorizar as nações e as identidades europeias. 
(    ) As teses defendidas por este paradigma procuraram fazer justiça às experiências até então negligenciadas, tais como a subjetividade e a sensibilidade humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	II - I - I - II.
	 c)
	I - II - I - II.
	 d)
	I - I - II - II.
	8.
	Uma vez em sala de aula, os conhecimentos prévios são categorias que os professores podem considerar. As representações sociais que os estudantes trazem consigo favorecem o processo de ensino e promovem transformações nas estruturas cognitivas, ampliando a capacidade de aprendizagem. Com relação aos processos de ensino e aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- As principais teorias e concepções educacionais contemporâneas indicam que os conhecimentos prévios e as experiências sociais dos estudantes devem ser consideradas no fazer dos professores desde a elaboração de currículos e planos.
II- O professor deve estar atento à diversidade em termos de faixas etárias, as origens étnicas e culturais dos estudantes, bem como às problemáticas sociais e políticas que ocorrem em sua localidade e região.
III- Os estudantes devem se aproximar dos professores e dos demais colegas, demonstrando pleno domínio das normas cultas de tratamento e relacionamento interpessoal.
IV- No fazer educacional, o professor pode construir parcerias e contatos com diversos movimentos sociais, espaços ou experiências solidárias ou de justiça social, reunir e envolver os mais diversos indivíduos que possam contribuir e fortalecer o processo educativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	A discussão sobre patrimônio histórico e cultural ganhou terreno no campo do ensino de História. São muitas as possibilidades para explorar nas cidades, nas ruas, nos museus. São momentos fecundos onde podemos conferir a percepção dos estudantes a respeito dos aspectos das identidades, das diversidades, bem como da pluralidade artística e arquitetônica do nosso país. Essas visibilidades dão sentido imagético às aulas e carregam esses momentos de significados, pois ampliam o conhecimento local e regional, além de melhorar a autoestima dos brasileiros sobre sua própria história. Tendo por base essa premissa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A história oral consiste em uma estratégia didático-pedagógica que envolve a história local, possibilita o acesso à dimensão da memória dos indivíduos de diferentes gerações, favorece a melhoria da autoestima e do reconhecimento da sua importância histórica para o momento presente.
	 b)
	Aulas sobre o patrimônio histórico e cultural de uma povo precisam ser preparadas em consonância com os vestígios a serem apresentados no momento da aula prática.
	 c)
	Os sítios arqueológicos geralmente não contam com registros escritos, o que representa um grande e fascinante desafio aos objetivos de pesquisa e ao processo de aprendizagem. Os estudiosos e estudantes precisam exercer o papel e função de detetives, cujos métodos levam em consideração vestígios, pistas, pegadas, marcas, sinais que indicam a existência humana num determinado espaço e local.
	 d)
	O conjunto arquitetônico de uma rua, como casas, decorações, portais, fachadas e detalhes de acabamento não se constituem como um horizonte de expectativas em relação ao patrimônio.
	10.
	De acordo com Le Goff (1996), "a história faz-se com documentos escritos, sem dúvida. Quando estes existem. Mas pode fazer-se, deve fazer-se sem documentos escritos, quando não existem. Com tudo o que a habilidade do historiador lhe permite utilizar para fabricar o seu mel, na falta de flores habituais". Ao refletir sobre a importância da crítica ao documento na historiografia contemporânea, o referido autor pontuou sua abordagem partindo da ampliação da noção de documento. Este pode ser considerado e tratado como um vestígio do passado: textos escritos, documentos de natureza iconográfica e cinematográfica, objetos do cotidiano, elementos do folclore. Sobre o uso de documentos no ensino de História, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Documento pode ser identificado como o material usado para fins didáticos, com objetivos educacionais, pois ele quer dizer fonte.
PORQUE
II- A finalidade didática deve ser preestabelecida desde o momento da escolha dos documentos, pois são designados como suporte informativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LE GOFF, Jacques. História e memória. 4. ed. Campinas: UNICAMP, 1996.
	 a)
	A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
	 b)
	As duas asserções são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
	 d)
	As duas duas asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	11.
	(ENADE, 2008) Há uma discussão do "ser" professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades. As ideias do texto afirmam: 
I- A confiança do discípulo na figura do mestre. 
II- A busca de padrões nos processos de individuação.
III- O entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos. 
IV- A percepção do mestre como condutor às verdades universais. 
De acordo com o texto, são corretas as ideias:
	 a)
	II e IV apenas.
	 b)
	I e III apenas.
	 c)
	I, II e III apenas.
	 d)
	I e II apenas.
	12.
	(ENADE, 2006) Na ação docente, o processo ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista e das representações sociais?
	 a)
	Ênfase na interiorização e no desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, possibilitando seu pleno desenvolvimento.
	 b)
	Ênfase no conhecimento dos diversos campos do saber e na transmissão de conteúdos sistematizados, centrada no professor.
	 c)
	Ênfase na experiência do aluno e na sua participação ativa no processo ensino-aprendizagem, considerando seu contexto histórico e cultural.
	 d)
	Ênfase na técnica, com privilégio dos aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis do processo ensino-aprendizagem.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando