Buscar

cuidados com a voz

Prévia do material em texto

CUIDADOS COM A VOZ
A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, ideias e pensamentos. 
DICAS:
· EVITE BEBIDAS PRETAS, como coca-cola, chá preto, chá mate, chimarrão. As bebidas "pretas" possuem substâncias que ressecam as pregas vocais. 
· DURANTE A ATIVIDADE VOCAL, DEVE-SE BEBER ALGUNS GOLES DE ÁGUA, para umidificar a garganta. A água deve estar em temperatura ambiente, para que não ocorra o choque térmico. 
· EVITAR QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO SONORA. 
· EVITAR BEBIDAS ALCOOLICAS, pois o álcool tem um efeito anestésico, assim provoca a diminuição da sensibilidade, é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal, lesando as pregas vocais.
· EVITAR GRITAR E TOSSIR, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las. 
· NÃO FUMAR, a fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais, e o ressecamento da mesma mucosa.
· EVITAR O AR CONDICIONADO, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.
· EVITAR O CONSUMO DE LEITE, CHOCOLATE E SEUS DERIVADOS ANTES A INTENSA ATIVIDADE VOCAL, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal. 
· PROCURE CONSUMIR ALIMENTOS FIBROSOS, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe.
· PROCURE INGERIR SUCOS E FRUTAS CÍTRICAS
· PROCURE ESTAR VESTIDO (A) O MAIS CONFORTÁVEL POSSÍVEL, para que o seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório, nem má postura.
· DURANTE A FONAÇÃO, MANTENHA A CABEÇA RETA, UMA POSTURA ERETA COM OS DOIS PÉS APOIADOS NO CHÃO, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.
· EVITE AS BEBIDAS NO EXTREMO, tanto bebidas muito geladas quanto as mais quentes tem o mesmo efeito: choque térmico nas cordas vocais.
· ARTICULAR BEM AS PALAVRAS, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal. 
· Se a disfonia (rouquidão) persistir por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo.
Débora Paula Cruz Clemente – Fonoaudióloga – CRFa2 10508
Voz de cantores
Segundo uma pesquisa recente, 1 em cada 10 pessoas terá algum problema vocal ao longo da vida. Porém, cuidados simples podem fazer toda a diferença para manter uma voz de veludo. �É importante tomar uns três litros de água por dia, falar sem pressa, ter uma alimentação equilibrada e um sono tranquilo.
O QUE FAZ BEM
Comer maçã e frutas cítricas
Além de muito gostosas, essas frutas tonificam e limpam a voz. Como elas diminuem a viscosidade da saliva, ajudam a evitar o pigarro que machuca as cordas vocais.
Dormir muito bem
Com um sono tranquilo, você descansa a voz depois de todo o falatório do dia. 
Ficar em silêncio
Mesmo no meio do dia, tire alguns minutos para ficar quieto. Essa atitude dará aquele alívio à garganta! Relaxar um pouco
Fique atento ao excesso de tensão no corpo
Gire e alongue o pescoço, relaxe a língua e evite ficar muito tempo na mesma posição.
 
O QUE FAZ MAL
Gritar demais
Evite falar em locais muito barulhentos. A competição com os ruídos do ambiente provoca um inchaço nas cordas vocais semelhante ao de uma gripe. Isso faz você ficar sem voz.
Tomar bebida alcoólica
O álcool resseca a garganta e diminui a sensibilidade nas cordas vocais. Com isso, você fala mais alto do que o normal e fica rouca no outro dia.
Exagerar nas pastilhas
A sensação de alívio tem quase o mesmo efeito do álcool: as cordas vocais ficam anestesiadas e você fala além da conta.
 
Fique atento. Uma voz saudável é fundamental.
Débora Paula Cruz Clemente – Fonoaudióloga – CRFa2 10508

Continue navegando