Buscar

AVALIAÇÃO PERFIS CRIMINAL E COMPORTAMENTAL

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – PERFIS CRIMINAL E COMPORTAMENTAL
· A hipótese de fatores genéticos associados ao comportamento criminoso tem sido aventada e investigada ao longo dos tempos; contudo, ainda que alguns achados indiquem essa possibilidade, não há comprovação efetiva nesse sentido. Conclui-se que o texto é:
Resposta Marcada :
Verdadeiro.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· A dinâmica familiar apresenta influência no modo como o indivíduo irá se relacionar com o meio, inclusive em questões envolvendo atos ilícitos. Essa influência manifesta-se:
Resposta Marcada :
Todas as alternativas estão corretas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Com relação aos microfatores externos que levam o indivíduo a delinquência, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:
(  ) Se, de um lado, existe o indivíduo propenso à prática de delitos, por inúmeras razões, de outro, evidenciam-se indiscutíveis estímulos à delinquência.
(  ) Esses estímulos, eminentemente de fundo social, têm origem no núcleo familiar e na sociedade em geral.
(  ) São exemplos de microfatores externos negativos o abandono escolar precoce, a exposição a ambientes em que se consomem produtos etílicos e substâncias psicoativas, a instabilidade profissional dos pais, o desemprego, más condições socioeconômicas, a migração excessiva com pouca vinculação à vizinhança, entre outros.
(  ) A falta de limites durante a infância não constitui o mais proeminente e grave estímulo à delinquência. Ainda que ela não se traduza, mais tarde, em atitudes criminosas, conduz a comportamentos adequados do ponto de vista da boa convivência social.
Resposta Marcada :
V, V, V, F.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Diversas teorias surgiram com o objetivo de estudar o fenômeno da delinquência, baseadas em modelos sociológicos. Associe as teorias aos respectivos conceitos e marque a opção correta:
1- Anomia
2- Conflito
3- Aprendizagem Social.
4- Etiquetamento
(  ) pressupõe que o comportamento individual acha-se permanentemente modelado pelas experiências da vida cotidiana.
(  ) surge na década de 70, e considera a reação social em função da conduta desviada e entende que o mandamento abstrato da norma penal se desvia substancialmente quando passa pelo crivo de certos filtros altamente seletivos e discriminatórios que atuam guiados pelo critério do status social do infrator.
(  ) pretende expressar a crise, a perda da efetividade e o desmoronamento das normas e valores vigentes em uma sociedade, como consequência de um acelerado desenvolvimento econômico, e que a conduta irregular é normal – sem ela, a sociedade seria pouco desenvolvida.
(  ) pressupõe a existência na sociedade de uma pluralidade de grupos e subgrupos, que apresentam discrepâncias em suas pautas valorativas, ou seja, cada um possui seu próprio código de valores que nem sempre coincidem com o dominante.
Resposta Marcada :
3, 4, 1, 2.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Com relação a classificação proposta pelo Prof. Hilário Veiga de Carvalho, referente ao indivíduo que comete o crime e as influências para que o ato delitivo ocorra, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada :
biocriminoso puro: portador de anomalia biológica insuficiente para levá-lo ao crime, mas capaz de torná-lo vulnerável a uma situação exterior, respondendo a ela com facilidade;
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· A preservação da cena do crime tem a ver com a atividade de coleta de provas e com a reconstituição dos acontecimentos. Diversos fenômenos da percepção e da atenção assim o justificam; quando testemunhas e participantes de uma ocorrência reveem o local, os objetos, os sinais do que ali aconteceu, despertam-se conteúdos da memória que podem ter sido suprimidos, ainda que temporariamente, pela emoção que cercou o acontecimento. Conclui-se que o texto é:
Resposta Marcada :
Verdadeiro.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Com relação a distinção entre “neurose” de “personalidade delinquente”, analise as sentenças e assinale a alternativa correta:
I- Na neurose há conflito interno; a personalidade delinquente é aparentemente sem conflito interno.
II- Na neurose há admissão dos próprios impulsos e reconhecimento dos erros, já na personalidade delinquente há atribuição de seus impulsos ao mundo exterior.
III- Na neurose o indivíduo apresenta caráter deformado (dissocial); na personalidade delinquente apresenta-se caráter “normal”.
IV- Na neurose o superego é desarmônico; na personalidade delinquente há o superego desenvolvido.
Resposta Marcada :
Apenas I e II estão corretas.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Com relação aos principais objetivos do profiling, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Marcada :
Emitir recomendações em vários domínios da psicologia forense.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· O Perfil Criminal, ou do inglês profiling, constitui uma técnica de _______________________ que se utiliza de conhecimentos e métodos do âmbito da Psicologia para elaborar um Perfil Psicológico acerca de criminosos procurados, tendo como base as cenas dos crimes e suas características. Complete a frase:
Resposta Marcada :
Investigação criminal.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Constitui um processo que possui o objetivo de compreender os fenômenos mentais dos sujeitos, podendo abranger entrevistas clínicas, a aplicação de testes psicométricos ou projetivos e a elaboração do exame do estado mental de um paciente. Seja de forma padronizada ou não, juntamente com o psicodiagnóstico, ambas constituem procedimentos que visam o levantamento de dados e a formulação de hipóteses, a fim de oferecer um encaminhamento para a situação clínica apresentada. Estamos nos referindo a/ao:
Resposta Marcada :
Avaliação Psicológica.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
Total10 / 10

Outros materiais