Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho UniDomBosco

Pré-visualização | Página 1 de 5

Pergunta 1
3 / 3 pts
As doenças funcionais ocasionadas pela exposição dos funcionários a substâncias tóxicas são as mais fáceis de serem detectadas, pois a manifestação das mesmas é imediata à exposição, facilitando o início do tratamento e a prevenção.Parte inferior do formulário
 
Um dos distúrbios relacionados ao trabalho é o estresse. Segundo o Dicionário Houaiss, estresse é “um estado de perturbação causado por um conjunto de reações do organismo humano na busca de adaptação” Outros autores consideram o estresse um estado emocional desagradável e o dividem em três componentes: desafio percebido, valor importante e incerteza da resolução. A respeito do estresse e seus componentes,
Assinale a alternativa correta:
  
Quando a dificuldade percebida no desafio está aproximadamente no mesmo nível da capacidade que a pessoa sabe possuir para atender o que é demandado, o nível de estresse é muito baixo.
 
  
O componente incerteza da resolução só causará máximo estresse se o problema apresentado não tiver solução.
 
  
Se o desafio percebido tiver fácil resolução, então não há estresse.
 
  
O componente desafio percebido já causa estresse pela própria natureza: é um desafio.
 
  
O componente desafio percebido enfatiza que o estresse surge da interação entre a percepção das pessoas e a ameaça real.
 
 
Pergunta 3
3 / 3 pts
Em uma Empresa, a administração e o setor de RH, devem identificar os riscos e orientar os trabalhadores com ações e atitudes proativas, dando o exemplo a ser seguido dentro da organização, mesmo porque nem todas as empresas são obrigadas pela legislação a possuir profissionais de segurança em seus quadros, mas sempre convém um especialista para gestão dos negócios. Um dos aspectos importantes em um sistema de gestão é monitorar e acompanhar o desempenho das ações estabelecidas pelo programa de SSO (Saúde e Segurança Ocupacional). Para isso, são indispensáveis a definição de indicadores e a forma de acompanhar a evolução de cada um deles. Uma sugestão é divulgar para toda a empresa os resultados objetivos, pois é uma forma de criar a responsabilidade solidária. Estes objetivos visam:
I.Fazer somente um monitoramento proativo e depois relativo.
II.Definir os princípios que permitam mensurar o desempenho.
III. Estabelecer técnicas de medição e validação.
IV.Investigar acidentes, incidentes e comportamentos de baixo padrão.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  
Somente a II, III e IV.
 
  
Todas as alternativas estão corretas.
 
  
Somente a I e IV.
 
  
Somente a II e III.
 
  
Somente a I.
 
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
Uma empresa de manutenção de gás natural está realizando obras em via pública para acesso, contenção de vazamento e substituição dos dutos em frente a uma agência bancária, em área de grande fluxo de trânsito e pedestres. Um TST mapeou os seguintes riscos na execução das tarefas: (1) Ruído; (2) Poeira; (3) Metano; (4) Postura inadequada; (5) Umidade; (6) Probabilidade de explosão.
A classificação correta, na ordem apresentada, dos riscos identificados pelo TST é:
  
(1) Físico; (2) Biológico; (3) Acidente; (4) Biológico; (5) Químico; (6) Físico.
 
  
(1) Físico; (2) Químico; (3) Químico; (4) Ergonômico; (5) Físico; (6) Acidente;
 
  
(1) Acidente; (2) Químico; (3) Químico; (4) Ergonômico; (5) Físico; (6) Físico;
 
  
(1) Acidente; (2) Químico; (3) Biológico; (4) Ergonômico; (5) Biológico; (6) Físico;
 
  
(1) Físico; (2) Físico; (3) Químico; (4) Acidente; (5) Biológico; (6) Acidente;
 
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Segurança e higiene do trabalho são atividades interligadas que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre a moral dos empregados. Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. As preposições abaixo relacionadas tratam de noções de higiene e segurança no ambiente de trabalho. Analise-as, de modo a julgá-las como verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a sequência CORRETA:
(  ) Segurança do trabalho é o nome que se dá a um conjunto de normas técnicas, médicas, educacionais e psicológicas, utilizadas para evitar acidentes, seja suprimindo as circunstâncias inseguras do ambiente, seja persuadindo os indivíduos da fixação de ações premunitivas.
(  ) A higiene do trabalho na conjuntura da gestão de Recursos Humanos envolve uma categoria de normas e procedimentos, objetivando, sobretudo, a proteção da saúde física e mental do servidor, procurando resguardá-lo dos riscos de saúde referentes ao exercício funcional, o ambiente físico onde é executado e até mesmo fora do expediente.
(   ) Segundo o conceito emitido pela OMS, Organização Mundial de Saúde, a saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social que não se restringe à ausência de enfermidade. Logo, pode-se dizer que segurança e higiene do trabalho, embora sejam atividades interligadas, não repercutem sobre a continuidade da prestação de serviços e sobre a moral dos servidores.
  
V, F, F
 
  
V, V, F
 
  
F, F, V
 
  
F, V, V
 
  
V, V, V
 
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (SGSST) proporciona um conjunto de ferramentas que potenciam a melhoria da eficiência da gestão dos riscos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), relacionados com todas as atividades da organização. Para um bom sistema de gestão da Saúde e da Segurança do Trabalho (SST) é fundamental:
  
Ter ciência de que o nível de desempenho de um sistema de gestão de SST funciona genericamente, independentemente do suporte ou do programa de SST existente na organização.
 
  
Assegurar que as auditorias no sistema contribuam para um processo de melhoria e possam tornar-se, também, um mecanismo para melhorar os resultados das próprias auditorias.
 
  
Atribuir responsabilidades gerais para a respectiva execução das medidas do sistema pelos empregados da empresa
 
  
Assegurar que o sistema se concentra na eficácia das medidas de prevenção e de proteção.
 
  
Ter ciência de que o sistema é delineado mais para se justificar do que para se aperfeiçoar.
 
 
IncorretaPergunta 7
0 / 3 pts
A expressão "qualidade de vida" tem múltiplos significados que envolvem conhecimentos, valores, percepções e experiências diversas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) qualidade de vida significa:
  
O estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença.
 
  
A percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
 
  
A mudança recente no padrão de dieta e estilo de vida, resultantes dos processos de industrialização, urbanização, desenvolvimento econômico e globalização.
 
  
O conjunto de medidas organizado pela sociedade para proteger, promover e restaurar a saúde da população. Esse conjunto envolve conhecimento científico, habilidades e crenças direcionadas para a manutenção e melhoria da saúde das pessoas.
 
  
O resultado de uma série completa de mudanças inter-relacionadas nos padrões de saúde e doença que ocorrem em populações específicas, observado um período de tempo.
 
 
Pergunta 8
3 / 3 pts
Para que as normas de segurança e saúde no trabalho sejam observadas e cumpridas, existem vários profissionais que agem separadamente ou de forma conjugada em setores específicos das empresas. Nesse post você pode conferir os principais cargos, o que cada um faz e a importância deles para que tudo corra bem dentro da organização. O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), trabalha para isto. Analise as afirmativas a seguir.
Página12345