Buscar

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

11
 ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 
Competências Profissionais
Didática da Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos da Gestão em Educação
Pedagogia Empresarial e Políticas Educacionais
SUMÁRIO
1 PLANEJAMENTO DA FEIRA PROFISSIONAL FOCANDO A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS DIVERSOS ESPAÇOS POSSÍVEIS	3
2 PLANEJAMENTO DE DIVISÃO DAS TURMAS	4
1 INTRODUÇÃO	7
2 A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO EM AMBIENTES CORPORATIVOS	7
2.1 Atuação do Pedagogo em ONGS.	9
2.2 Atuação dos Profissionais de Pedagogia na Área da Saúde	10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
REFERENCIAS	11
1 PLANEJAMENTO DA FEIRA PROFISSIONAL FOCANDO A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS DIVERSOS ESPAÇOS POSSÍVEIS 
		Nome da Faculdade: Faculdade de Ciências e Tecnologia 
	 Nome dos Professores envolvidos: Maria das graças, Zenaide Madia, Andrea Guimarães, Sérgio Henrique
	 Turmas envolvidas: Cursos: Pedagogia,
	 Proposta: Oportunizar aos estudantes de Pedagogia o conhecimento de outras áreas de atuação do profissional de pedagogia além da educação formal. 
	 Objetivos: Pesquisar as possibilidades de atuação dos profissionais de pedagogia nas áreas: Saúde, nas empresas em áreas de recursos humanos, e na gestão das ongs.
	 Disciplinas Envolvidas. Competências Profissionais, Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Gestão em Educação Pedagogia Empresarial e Políticas Educacionais
	 Conteúdos: Pedagogia Empresarial, treinamento e formação de profissionais, Gestão e Educador Social nas ONGs, Educação e Saúde.
	 Metodologia: Pesquisar em empresas do setor privado e organizações não governamentais (ONGs), os pedagogos que estão atuando nestes segmentos, quais são as atividades desempenhadas por estes, para depois da identificação destes profissionais, traçar o perfil do Pedagogo que atua em espaços não escolares.
	Cronograma de cada ação: Organizar as tabelas, pesquisar em sites, livros sobre as possibilidades de trabalho para os pedagogos.
	Recursos: computador, internet, artigos, livros.
	Avaliação: As pesquisas abriram novas possibilidades, antes desconhecidas para atuação do pedagogo. O terceiro setor vem crescendo muito nos últimos anos. Assim vê-se, necessário além da graduação em pedagogia, formação continuada em outras áreas, agregando assim novos saberes e campos de atuação.
2 PLANEJAMENTO DE DIVISÃO DAS TURMAS 
Turma 1: Professor(a) Zenaide Madia
		Área de Atuação 
	Saberes Necessários 
	Atividades Realizadas 
	Mercado de Trabalho 
	Faixa Salarial 
	Possibilidades de Especialização 
	Empresas 
Setor 
Recursos Humanos 
	Entender a logística das empresas, estar preparado para planejar, executar, coordenar e avaliar 
Programas e projetos educacionais dentro da empresa
	Qualificação de pessoal nas diferentes áreas do saber empresarial gerando qualidade e produtividade, Recrutamento, direcionamento de cursos e palestras
	Empresas,
	2500,00
	Gestão de Recursos Humanos, Gestão empresarial.
Gestão de Pessoas.
Turma 2: Professor(a) Sergio Henrique
		Área de Atuação
	Saberes Necessários
	Atividades Realizadas
	Mercado de Trabalho
	Faixa Salarial
	Possibilidades de Especialização
	
Gestão
	Políticas sociais, Organização e financiamento e coordenação de projetos sociais e educacionais
Resolução de conflitos
	Gerenciar Instituições não governamentais, Planejamento de projetos,
Contratação e orientação de profissionais contratados, bem como dos voluntários
Atendimento as famílias, 
Capitação de recursos, investimento do capital.
Ser um conciliador na resolução dos conflitos, tanto entre assistidos como da equipe de funcionários e colaboradores.
	Ongs
	3500,00
	Gestão Empresarial,
Políticas Educacionais.
Artes Educação e Terapia.
Políticas Sociais
Turma 3: Professor(a) Andrea Guimarães
		Área de Atuação
	Saberes Necessários
	Atividades Realizadas
	Mercado de Trabalho
	Faixa Salarial
	Possibilidades de Especialização
	
Educador Social
	Conhecimento em Projetos educacionais e sociais
Artes, Musica, educação Infantil e Jovens e adultos.
Resolução de conflitos.
Conhecimento das leis educacionais e de proteção criança e adolescente (ECA),
	Atendimento as pessoas em situação de risco ou vulnerabilida
de, que são assistidos pelas ONGs,
Aplicação de projetos educacionais e sociais, auxílio na resolução de conflitos.
	Ongs
	2000,00
	Políticas Educacionais.
Artes Educação e Terapia.
Educação Infantil, Educação Especial.
Educação Básica. Alfabetização e Letramento.
Educação Física.
Turma 4:Professor(a) Maria da Graça
		Área de Atuação
	Saberes Necessários
	Atividades Realizadas
	Mercado de Trabalho
	Faixa Salarial
	Possibilidades
de Especialização
	Educador de Saúde
	Conhecimentos na área de saúde, Leis que regem a saúde pública, Educação, e proteção ao menor (ECA)
	Coordenar programas relacionados a saúde nas escolas e na comunidade com intuito de evitar e prevenir as doenças principalmente as de contato nas unidades escolares. Ministrar cursos de primeiros socorros e acompanhar as cadernetas de a vacinação. 
	Secretaria da saúde, secretária da educação
	3000,00
	Saúde Publica
Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde
1 INTRODUÇÃO
A pedagogia é a ciência que por meio de pesquisas sistemáticas estuda a educação, bem como o conjunto de ações, processos, influências que interfere no desenvolvimento humano das pessoas e grupos na sua relação ativa com a natureza e sociedade.
Assim a pedagogia empresarial caracteriza-se como uma das probabilidades de atuação do pedagogo bastante recente. O surgimento dessa nova área para atuação do pedagogo está ligado à ideia da necessidade de formação e preparação dos outros profissionais que formaram o corpo de ação nas empresas.
Os recentes estudos no campo da gestão de recursos humanos nos ambientes empresariais têm apontado o pedagogo como um dos profissionais que pode contribuir nos processos de recrutamento e seleção das organizações empresariais.
Considerando que a pedagogia é um campo de estudo que busca metodologias que asseguram a aprendizagem significativa, promovendo a interação humana é possível inferir que ela também poderá contribuir para qualificação da atuação profissional.
Nesse novo cenário de mediações das relações de trabalho e da busca pela excelência o pedagogo empresarial pode ocupar lugar de destaque nas empresas, atuando como gestor de conhecimentos.
Ao pedagogo empresarial está posto o desafio de estimular mudanças comportamentais tanto nos trabalhadores quanto nos empregadores, buscando promover a motivação aos primeiros e maior lucratividade aos segundos.
2 A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO EM AMBIENTES CORPORATIVOS
Num ideal clássico de formação integral, aquela que se dirige à instrução e formação do caráter, seria mais adequado pensar que a Pedagogia Empresarial deverá promover um modelo de capacitação para o trabalho que tenha como fundamento a ideia de formar pessoas, porque esse é o princípio essencial de todas as modalidades educativas.
Neste sentido, o pedagogo no campo da empresa poderá contribuir com o crescimento pessoal dos membros que formam uma organização empresarial e no crescimento da mesma como um todo, intervindo em três dimensões:
· Favorecendo o desenvolvimento do conhecimento necessário ao sujeito para desempenhar adequadamente sua tarefa;
· Possibilitando o desenvolvimento de habilidades e destrezas no sujeito que permitam fazer bem o seu trabalho;
· Suscitando atitudes positivas para o desenvolvimento profissional e pessoal do trabalhador junto com os que o rodeiam. Na medida em que se fomentam estas atitudes, o sujeito estará aberto permanentemente a processos de melhorias, e a empresa poderá se tornar, na prática, uma organização plenamente humana.
Pesquisas realizadas atualmente, em diferentes empresas, apontam que o fator humano é o fundamental para levar a empresa ao sucesso. A fundação Getúlio Vargas, realizou uma pesquisa com 93 empresas no Brasil, onde 87,6% delas enfatizaram que a prioridade atual é investirnos setores de treinamento e desenvolvimento.
Esses treinamentos têm como objetivo desenvolver o corpo funcional de uma empresa, em cenários extremamente competitivos, visando um diferencial no mercado em relação a seus concorrentes.
Para Ribeiro (2010, p. 42):
O elemento humano nas organizações não se restringe a um colaborador, mas alguém com sentimentos, percepções, opiniões próprias. Da motivação desse aspecto, depende a satisfação dos profissionais dentro da empresa, contribuindo para mecanismos de controle menos rigorosos, menores índices de baixa produtividade e maior probabilidade de manifestação da criatividade. 
O desafio do profissional da pedagogia é enorme, pois, é necessário fazer do ambiente corporativo um lugar de aprendizado, para que se tornem empresas capacitadas a proporcionar aos seus funcionários oportunidades contínuas de aprendizagem
2.1 Atuação do Pedagogo em ONGS.
 O conceito de organização não governamental nasce como uma negatividade, visto que é expressão da crítica dos movimentos sociais às políticas de governo do Estado capitalista.
Esse termo não é hegemônico. Muitos preferem denominá-las como entidades do Terceiro Setor, ou ainda, expressões do associativismo, intituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) ou apenas Organizações da Sociedade Civil (OSC). Nessa conceituação diversa, há uma disputa ideológica sobre quais são o papel e a característica de uma entidade da sociedade civil que atua nas temáticas de interesse público da sociedade.
Algumas experiências como a criação CESAs e dos CÉUS, que articulam educação formal e não formal como política pública, ainda são poucas em nosso país. Além delas, há um grande espaço ocupado por iniciativas particulares. O trabalho pedagógico das ONGs ou OSCIPs são de grande valor para a educação, ajudam-nos a superar a estrutura e funcionamento da escola burguesa, ainda restrita aos conteúdos e a uma parcela privilegiada da população. 
Ações de artes, esporte, capoeira e música, enriquecem a experiência de sistematizar e acumular saberes.
Logo o pedagogo nessas instituições muitas vezes ocupa o cargo de educador social ou gestor
Como pensar o trabalho de um educador social num centro comunitário, num abrigo ou numa organização não governamental, ou ainda, numa entidade fechada de internação para adolescentes em conflito com a lei, sem a dimensão de condução do processo de educabilidade? Este se integra ao contexto democrático por meio do compromisso do educador em educar e cuidar de crianças, adolescentes e jovens que estão em situação de vulnerabilidade social, ou ainda, que pertencem às camadas populares produtoras dos bens que movem a sociedade capitalista, mesmo muitas vezes não podendo usufruir da riqueza produzida. 
Atuação na gestão de ONGs requer um profissional que tenha habilidades em criar e desenvolver projetos que contribuam para educação e superação dos conflitos enfrentados por crianças e adolescentes atendidos pelas ONGs. Tenha conhecimento em gestão financeira, uma vez que cabe ao gestor buscar formas meios de custear os projetos, bem como gerir com muita responsabilidade o dinheiro repassado a intuições pelo governo ou pela iniciativa privada. Esse capital geralmente é muito pouco, obrigado essas intuições a buscar recursos junto a comunidade.
2.2 Atuação dos Profissionais de Pedagogia na Área da Saúde
Em algumas cidades, as prefeituras já possuem em seu quadro de funcionários o Educador da Saúde. Esse profissional além de formação na área da saúde necessita também de formação em pedagogia. 
É ele que fará a ponte entre as secretarias da educação e saúde. 
Seu trabalho vai desde a orientação dos profissionais da educação sobre os conceitos básicos de higiene, nutrição e desnutrição, principais sinais e sintomas das doenças transmissíveis mais comuns na realidade do aluno, formas de contágio, prevenção e tratamento precoce para a proteção da saúde pessoal e de terceiros; 
 Cabe a esse profissional ainda a promoção de cursos e palestras, para que o educador tenha conhecimento de medidas simples de primeiros socorros diante de: escoriações e contusões, convulsões, mordidas de animais, queimaduras, desmaios, picadas de insetos, torções e fraturas, intoxicações, câimbras, febre, choque elétrico, sangramento nasal, diarreia e vômito.
“Educação em relação a problemas prevalecentes de saúde e a métodos para sua prevenção e controlo, promoção da distribuição de alimentos e da nutrição apropriada, provisão adequada de água de boa qualidade e saneamento básico, cuidados de saúde materna e infantil, incluindo o planeamento familiar, imunização contra as principais doenças infecciosas, prevenção e controlo de doenças endémicas, tratamento adequado de doenças e lesões comuns, e fornecimento de medicamentos essenciais”. (OMS, 1978)
Desta forma entende-se que esse profissional vem somar na melhoria de saúde e educação das comunidades.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Partindo do pressuposto de que a educação tem um duplo aspecto, de ser um processo ativo e uma realidade factível de construção e produção de conhecimento, não é de se estranhar que ela apareça de diversas formas e em todos os segmentos sociais. Por isso, no contexto atual da pedagogia como formação profissional, nos deparamos com um campo relativamente novo, que abarca as questões do processo educativo no sentido empresarial. Podemos dizer que a pedagogia empresarial é aquela área que se ocupa em formar pessoas no âmbito da empresa e promover as capacidades humanas, integrando a orientação técnica e ética.
A aproximação entre a empresa e a pedagogia busca, então, continuar e desenvolver o processo formativo do profissional para a atualização das competências humanas conhecimentos, habilidades, destrezas e atitudes que permitem desempenhar uma atividade de trabalho reconhecido socialmente.
Mas como visto neste artigo a pedagogia ainda tem se destacados nos seguimentos da saúde, em projeto e administração de ONGs, vem também começando a destacar-se no meio ambiente, os chamados educadores ambientais. Um projeto realizado bem sucedido na cidade de presidente prudente, coordenado por uma pedagoga e o programa horta na escola, realizado pela cidade escola, que além de trabalhar meio ambiente contribuem com a sustentabilidade. 
Concordamos com Brandão, quando o mesmo afirma que,
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias Educações. (BRANDÃO, 1981, p. 07)
Visto assim pretendeu-se com essa pesquisa aprofundar nossos conhecimentos e mostrar que novos segmentos do mercado de trabalho vêm abrindo espaço para os profissionais da pedagogia.
REFERENCIAS 
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos).
Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO) (1978). Conferência Internacional sobre Cuidados de Saúde Primários. Alma-Ata, Cazaquistão, URSS. Acedido 30 outubro 2018 em: http://www.saudepublica.web.pt/05-PromocaoSaude/Dec_Alma-Ata.htm
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. WAK editora. Rio de Janeiro. 6º Ed. 2010.

Continue navegando