Buscar

Prova Fina Matemática Solange Macedo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico: Solange Macedo Ferreira Pardini (1388240)
Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática (MAT17)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639236) ( peso.:3,00)
Prova: 20709527
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Na fase escolar, as crianças devem aprender o que significa somar, subtrair, dividir, multiplicar e conhecer quais são as operações básicas que devem ser utilizadas para realizar os cálculos.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Ao ensinar a divisão, o professor deve elaborar atividades apenas que contemplem a ideia de somar e subtrair.
 b) As crianças começam a desenvolver as noções sobre adição e subtração entre os 4 e 6 anos, ou seja, antes mesmo de entrar na escola.
 c) Para resolver atividades matemáticas, não é necessário que o enunciado das questões seja compreensível para o aluno.
 d) As crianças passam a ter contato com noções matemáticas somente quando começam a frequentar a escola.
2. As múltiplas inteligências precisam ser estimuladas desde a Educação Infantil, despertando o interesse das crianças nas mais diferentes linguagens, pois elas ainda não sabem qual será a
inteligência que terá destaque enquanto habilidade e competência maior, ao longo de sua vida escolar ou profissional. Com relação ao desenvolvimento das inteligências, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os primeiros cinco anos da nossa vida são determinantes para o desenvolvimento da nossa inteligência.
( ) Nosso cérebro pesa 400 gramas quando nascemos e vai até um quilo e meio quando nos tornamos adultos, em função de nossa ampla rede de informações.
( ) As áreas do cérebro onde ficam as diferentes inteligências, já nascem prontas em nosso organismo.
( ) A rede de informações formada pelos neurônios se apresentam em lugares diferentes do nosso cérebro, diferenciando as inteligências.
( ) As terminações nervosas são responsáveis pela percepção lógica, linguística e sonora, além da fala, visão, tato, que vão se desenvolvendo progressivamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - V - V.
 b) V - V - F - F - F.
 c) F - F - F - V - V.
 d) V - F - V - V - F.
3. Os jogos pedagógicos são excelentes recursos para ensinar matemática, desde que eles sejam planejados pelo professor, com critérios e objetivos voltados à aprendizagem. A participação nos
jogos que envolvem mais crianças também representam conquistas cognitivas, emocionais e sociais, pois, enquanto brincam e interagem, as crianças desenvolvem o raciocínio lógico. Com
relação à utilização dos jogos pelo professor como recurso pedagógico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor deve analisar a potencialidade educativa do jogo, bem como avaliar o seu alcance no que deseja desenvolver com as crianças.
( ) Na hora de escolher um jogo, o professor deve fazer-se algumas perguntas, entre elas: no que este jogo ajudará as crianças com maior dificuldade.
( ) Enquanto os alunos jogam, o professor não precisa intervir e nem mediar os alunos que apresentam dificuldade, devendo apenas observá-los.
( ) O professor deve possibilitar que os jogos façam parte da cultura escolar, auxiliando na aprendizagem dos aspectos curriculares que se deseja desenvolver.
( ) O professor deve oferecer jogos pedagógicos que, além de despertar interesse e prazer nos alunos, contribuam para as suas aprendizagens.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V - F.
 b) V - V - F - V - V.
 c) F - F - F - V - V.
 d) V - V - V - F - F.
4. O ensino da Matemática desempenha um papel decisivo na vida do aluno. De acordo com os PCN (BRASIL, 2000), as relações entre o saber, o aluno e o professor, são imprescindíveis para a
aprendizagem. Quanto à importância dessa inter-relação, para que ocorra o ensino da Matemática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os conhecimentos matemáticos devem possibilitar aos alunos resolver situações-problema no dia a dia, como a capacidade de contar, comparar, operar quantidades. 
( ) Os saberes matemáticos devem contribuir para ampliar a compreensão dos conceitos para a construção de novos saberes.
( ) O professor deve viabilizar o conhecimento por meio de atividades motivadoras para que seus alunos consigam estabelecer conexões entre os assuntos matemáticos e as outras áreas do
conhecimento.
( ) A interação com os pares não contribui na busca de soluções dos problemas propostos pelo professor.
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - V.
 b) F - V - V - F.
 c) V - F - V - F.
 d) V - V - V - F.
5. A escola tem o compromisso de oferecer uma aprendizagem que permite a participação do aluno, raciocinando e compreendendo os conteúdos e não apenas reproduzindo um saber
historicamente produzido e fragmentado. Diante disso, analise as seguintes sentenças:
I- Aos professores cabe a função de preparar os alunos para atuarem na sociedade. Por isso, abandonar o ensino tradicional para inserir uma nova didática pode comprometer a educação.
II- A aplicabilidade da matemática está presente diariamente nas experiências mais simples do dia a dia, como contar, dividir e comparar. 
III- Não há uma receita pronta para ensinar a matemática. O professor precisa escolher um material ou uma atividade que seja coerente com a realidade do aluno.
IV- Para melhorar a didática, o professor deve conhecer diferentes possibilidades de ensino, como as tecnologias e os jogos que são recursos que contribuem como estratégias de ensino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
6. O ensino da multiplicação e da divisão na escola deve fazer parte da vida do aluno desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. O professor precisa elaborar atividades que envolvam
ambas as situações, para dar possibilidade ao aluno de explorar esses saberes. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando o professor proporciona a compreensão dos conceitos, inserindo as operações nas atividades em sala de aula, ele amplia a visão matemática nos alunos.
II- Na matemática, existe apenas um caminho para se chegar a um determinado resultado, em que a multiplicação deve sempre ser separada da divisão.
III- A divisão é uma operação mais complexa que a adição, pois envolve quatro termos: os dividendos, o divisor, o quociente e o resto.
IV- O professor, quando possui um amplo conhecimento sobre os conceitos que envolvem as operações matemáticas, tem maior facilidade em elaborar problemas que envolvam uma
diversidade de questões.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças II e IV estão corretas.
7. Muitas críticas já foram feitas tanto na forma de elaborar os currículos quanto na forma de ensinar a matemática. A qualidade no ensino desta disciplina necessita de várias reflexões para que se
atinja um ensino mais significativo, modificando os velhos padrões de ensinar, que não conseguem mais atender às expectativas tanto dos professores quanto dos alunos. Diante disso, analise
as sentenças a seguir:
I- Os avanços tecnológicos contribuem para melhorar o ensino da matemática, amenizando as dificuldades enfrentadas pelos alunos.
II- A matemática ensinada hoje continua sendo desestimulante e obsoleta para os alunos.
III- As teorias e as práticas pedagógicas desenvolvidas no passado ainda conseguem resolver os problemas da atualidade.
IV- A matemática que é ensinada hoje nas escolas é estimuladora, atendendo à realidade dos alunos.Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
8. As habilidades operatórias para os anos iniciais do ensino fundamental, além de todas as habilidades operatórias que já foram trabalhadas na educação infantil, são: seriar, localizar no espaço,
medir, relatar, combinar, transferir, demonstrar, localizar no tempo e criar. Com relação às habilidades operatórias dos anos iniciais do ensino fundamental, analise as sentenças a seguir: 
I- A habilidade SERIAR, significa colocar objetos ou imagens em série, por exemplo grandes, médios e pequenos.
II- A habilidade LOCALIZAR NO ESPAÇO significa exercitar noções de "direita e esquerda", "em cima e embaixo"; "perto, longe".
III- A habilidade MEDIR, significa apenas conversar sobre as situações em que utilizamos as medidas em nossa vida, pois a parte prática é muito difícil nesta idade.
IV- A habilidade RELATAR, envolve o incentivo à fala sobre os momentos e descobertas realizadas pelas crianças e relatadas ao grupo.
V- A habilidade CRIAR, envolve o estímulo das manifestações espontâneas das crianças, percebendo o que e como poderão criar alguma coisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
 b) As sentenças III, IV e V estão corretas.
 c) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
 d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
9. A aprendizagem matemática não se constitui num amontoado de conteúdos a serem memorizados. Essa aprendizagem deve ser significativa, pois as ideias que as crianças constroem com
relação à matemática na Educação Infantil serão muito importantes para sua vida escolar e cotidiana. Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As crianças, desde bem pequenas, elaboram seus conceitos sobre o mundo que as cerca para conseguir compreendê-lo. E o professor não precisa levar em conta seus conhecimentos
prévios, pois elas não conseguem expressá-los de forma clara.
 b) Uma proposta de ensino matemático deve explorar uma grande variedade de conteúdos, como numéricos, geométricos, noções de espaço, de forma, entre outros.
 c) Os conhecimentos que as crianças aprendem fora da escola, com a família, com os amigos, não são relevantes para construir novos conceitos matemáticos.
 d) O pensamento lógico-matemático é resultado das construções internas da mente de cada aluno, e possivelmente podem ser memorizadas ou transmitidas pelo professor.
10. Para trabalhar a inteligência Lógico-Matemática desde a educação infantil com as crianças, sugere-se aproveitar situações do cotidiano delas, como recolher os brinquedos e organizá-los em
diferentes caixas ou estantes, por tamanho, cor ou modelo; amarrar os sapatos; realizar contagens nas brincadeiras; compreender as regras de um jogo; abotoar uma camisa, entre outros
estímulos. Todas estas atividades auxiliarão as crianças para que aprendam principalmente:
 a) A pensar.
 b) A contar.
 c) A reproduzir.
 d) A ouvir.
11. (ENADE, 2005) Não se pode negar que, embora bastante presentes em problemas envolvendo valores monetários e medidas, os números decimais constituem uma dificuldade no processo da
aprendizagem matemática nas escolas. Uma das causas desse problema está na estrutura do currículo da matemática na escola básica. Acerca do ensino dos números decimais no currículo da
educação básica, analise os itens a seguir:
I- Os números decimais representam uma expansão do sistema de numeração decimal enquanto base decimal e, por isso, seu conceito e representação no currículo precisam vir articulados à
expansão da estrutura do sistema decimal.
II- O ensino dos números decimais deve preceder o ensino do sistema monetário, uma vez que o conhecimento dos decimais no currículo da educação básica é um pré-requisito para a
aprendizagem desse conteúdo.
III- O currículo de matemática da escola básica deve propor, inicialmente, o ensino das frações com qualquer denominador, para então tratar das frações decimais como um caso específico,
introduzindo, então, os números decimais.
IV- A ação do aluno em contextos de significado envolvendo valores monetários e medidas é fonte geradora de aprendizagem dos números decimais e, portanto, de ensino na escola, em um
processo de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos.
São reflexões apropriadas para a superação da problemática da baixa aprendizagem dos números decimais na escola apenas as contidas nos itens:
 a) I e II.
 b) I e III.
 c) II e III.
 d) I e IV.
12. (ENADE, 2011) No que se refere à organização curricular, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Com relação à organização curricular na área de matemática, as ideias de linearidade e acumulação têm presenças marcantes em diversas produções didáticas da área, pois esse processo
linear de trabalho pedagógico é fundamental para a apresentação da conexão e hierarquia das estruturas matemáticas.
PORQUE
II- Por meio da linearidade, os conteúdos matemáticos são dispostos dos mais simples para os mais complexos, obedecendo a uma estrutura lógica em que cada novo assunto pode ser
assimilado pelo aluno, o que propicia o desenvolvimento pleno de sua autonomia acadêmica.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 d) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando