Buscar

Avaliação Final (Objetiva)matematica

Prévia do material em texto

1.
	Ensinar matemática é desenvolver no aluno o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de conseguir resolver atividades que envolvam situações-problema. O ensino da matemática não pode ser entendido como simplesmente decorar as regras ou realizar de forma mecânica os exercícios. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para a realização de exercícios que envolvam situações-problema, o professor deve respeitar os conhecimentos que o aluno já possui.
	 b)
	Para conseguir resolver as situações matemáticas, o aluno deverá ser orientado para obrigatoriamente encontrar a resposta correta.
	 c)
	Para estimular a aprendizagem no aluno, é necessário apenas que o professor leia a atividade proposta no livro.
	 d)
	Ao professor cabe elaborar atividades propostas no seu plano de aula, com o objetivo de esgotar todo o conteúdo.
	2.
	A educação infantil conquistou um espaço muito especial de reflexão nas discussões pedagógicas, modificando completamente o olhar que se tinha em outros tempos, por parte de pais e educadores de nosso país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O currículo passou a considerar que o cuidar e o educar precisam caminhar juntos, porém o cuidar deve prevalecer sobre o educar, uma vez que as crianças desta faixa etária precisam muito mais ser cuidadas do que educadas.
	 b)
	O currículo passou a favorecer momentos de experiências, de diálogo, de investigação, de descoberta e de curiosidade, para que o cuidar e o educar caminhem juntos, lado a lado.
	 c)
	O currículo deve priorizar o "cuidar" e não o "educar", uma vez que os pais não entendem de educação e a preocupação deles encontra-se muito mais no bem-estar físico do que na aprendizagem das crianças pequenas.
	 d)
	O currículo não mudou nada, o que mudou foi a distribuição das crianças em salas, de acordo com a faixa etária, respeitando o nível de entendimento e desenvolvimento das crianças.
	3.
	O professor atual dispõe de recursos didáticos bem interessantes para diversificar o ensino e a aprendizagem da matemática, especialmente no ensino fundamental, já que na educação infantil essa linguagem costuma ser trabalhada de forma mais lúdica.  Aprender matemática deve continuar sendo atraente aos olhos das crianças, estabelecendo uma relação entre a disciplina e a vida delas e, consequentemente, tornando-se mais significativa. Com relação aos jogos como recursos que o professor pode utilizar para ensinar matemática, analise as sentenças a seguir:  
I- O professor pode utilizar jogos com caráter pedagógico para provocar aprendizagens operatórias.
II- O professor pode utilizar jogos, mas não deve esquecer de estabelecer critérios e objetivos pedagógicos com foco na aprendizagem.
III- O professor deve usar jogos lúdicos sem a pretensão de desenvolver habilidades operatórias ou provocar aprendizagens. 
IV- O professor precisa prever em seu planejamento a utilização de jogos pedagógicos como recurso didático.
V- Por meio dos jogos, as crianças aprendem a lidar com regras, a esperar o tempo de jogar do outro e a usar estratégias para vencer.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	4.
	O conhecimento matemático deve ser explorado pelas crianças desde a Educação Infantil. Esse contato é necessário para a criança, por isso é importante que o professor incentive a participação delas nas mais diferentes atividades. Diante disso, analise as alternativas a seguir:
I- O conhecimento matemático é um conjunto de regras e fórmulas para serem memorizados, pois com ele a criança aprende a contar.
II- A compreensão do conceito de número deve ser um conhecimento numérico, pois o conhecimento sobre geometria somente poderá ser inserido nas séries iniciais.
III- As figuras geométricas devem ser inseridas nas atividades diárias, pois com elas a criança desenvolve curiosidade acerca da matemática.
IV- O conhecimento matemático se dá quando o ensino privilegia as brincadeiras, os jogos, as cantigas e outras atividades lúdicas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II  e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	O professor consegue identificar o que o aluno já sabe sobre o conteúdo, por meio do erro cometido durante a resolução de problemas. Assim, ele poderá, pela mediação, reconstruir esse conhecimento a partir do que o aluno já sabe. Por isso, é importante o professor sempre estar atento ao comportamento da criança e fazer correções quando necessário, para corrigir o processo de raciocínio. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O papel do professor é desenvolver a autonomia na criança, proporcionando um pensar autônomo e crítico.
	 b)
	O conhecimento sobre o número é ensinado por meio de treino e de forma acelerada, para que a criança estabeleça relações.
	 c)
	O contato com o material concreto não possibilita à criança fazer relação com os objetos, nem pensar sobre os números.
	 d)
	O professor deve ter claro que o conceito de número deve ser ensinado e não construídos pela própria criança, pois ela não possui tal capacidade.
	6.
	O ensino da matemática por meio da resolução de problemas passou a ter maior ênfase na década de 80. Os professores recebiam diversas  listas de exercícios e de problemas para aplicarem durante as aulas. Quanto à importância de ensinar matemática contemplando a resolução de problemas, analise as sentenças a seguir: 
I- Ensinar matemática utilizando a resolução de problemas foi uma proposta que não trouxe mudanças para o aluno, pois contempla a memorização dos exercícios matemáticos.
II- Ensinar matemática por meio da resolução de problemas é uma forma significativa de abordar o conteúdo, pois desenvolve habilidades matemáticas.
III- O ensino da matemática, quando prioriza a resolução de problemas, permite que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem e consigam relacionar com as novas informações.
IV- O ensino da matemática por meio da resolução de problemas dá oportunidades ao aluno de ampliar seu conhecimento e a conhecer como se aplica a matemática no dia a dia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Avaliar nunca foi tarefa fácil para a maioria dos professores, pois eles têm a incumbência de interpretar os sinais e indícios apresentados pelos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem e, a partir destes sinais e indícios, reorganizar a sua prática pedagógica. Para tanto, cabe aos professores clareza de seus critérios e objetivos, ou seja, deixar claro em seu planejamento o que desejam obter e quais recursos utilizarão para isso. Com relação à avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor pode envolver os alunos no processo de avaliação, autoavaliando-se com o objetivo de crescimento. 
(    ) O professor pode utilizar a avaliação para motivar, incentivar e para ensinar o aluno a refletir sobre as coisas que já é capaz de fazer sozinho.
(    ) Ao avaliar, o professor deve evidenciar o erro do aluno como forma de lhe chamar a atenção para o que está indo mal. 
(    ) Para estimular os alunos a aprender, o professor deve avaliar e dar destaque ao que está certo, o que foi bem feito e o que foi sucesso.
(    ) O professor precisa conquistar a confiança do aluno para que ele não tenha medo de errar, arriscar ou fazer perguntas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F - F.
	8.
	Muitas críticas já foram feitas tanto na forma de elaboraros currículos quanto na forma de ensinar a matemática. A qualidade no ensino desta disciplina necessita de várias reflexões para que se atinja um ensino mais significativo, modificando os velhos padrões de ensinar, que não conseguem mais atender às expectativas tanto dos professores quanto dos alunos. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Os avanços tecnológicos contribuem para melhorar o ensino da matemática, amenizando as dificuldades enfrentadas pelos alunos.
II- A matemática ensinada hoje continua sendo desestimulante e obsoleta para os alunos.
III- As teorias e as práticas pedagógicas desenvolvidas no passado ainda conseguem resolver os problemas da atualidade.
IV- A matemática que é ensinada hoje nas escolas é estimuladora, atendendo à realidade dos alunos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	A matemática aplicada às salas de aula, da educação contemporânea, passou por muitas transformações e metodologias até chegar ao que é hoje. Ela começou com o Ensino Tradicional (que durou séculos) e foi buscando novas maneiras, recursos, estratégias, ao longo dos anos subsequentes. Sobre as características da Matemática Moderna, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta metodologia serviu de ponte para o pensamento científico e tecnológico.
(    ) Não almejava reforma pedagógica, com materiais novos ou métodos de ensino renovados.
(    ) Os livros didáticos veicularam a mudança de forma bem influente.
(    ) A resolução de problemas deixou de ser o foco do ensino da matemática nos anos 1980.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	O ensino da matemática para o ensino fundamental apresenta conteúdos conceituais, o que os alunos precisam saber com relação aos conceitos; procedimentais, o que os alunos farão com os conceitos aprendidos em matemática; e atitudinais, o que estes conhecimentos contribuirão em termos de atitudes favoráveis na aprendizagem da matemática aplicada à vida do aluno, dentro e fora da escola. Estes conteúdos foram divididos pensando no primeiro e segundo ciclo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Com relação aos conteúdos conceituais e procedimentais para o primeiro ciclo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Números naturais e sistema de numeração decimal.
II- Espaço e forma.
III- Grandezas e medidas.
IV- Tratamento da informação.
(    ) Referem-se à coleta e organização de informações, por meio de gráficos e tabelas.
(    ) Referem-se ao reconhecimento de números no contexto diário.
(    ) Referem-se à identificação de elementos para comunicar resultados de uma medição.
(    ) Referem-se à interpretação e representação de posição e movimentação no espaço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	I - II - IV - III.
	11.
	(ENADE, 2011) Na perspectiva da matemática, de uma forma geral, o jogo é objeto de estudo no campo das probabilidades, enquanto, na perspectiva da pedagogia, é analisado como possibilidade de produção de aprendizagens. A Educação Matemática propõe análises que permeiam essas duas situações em conjunto, buscando uma interface voltada para a exploração de conceitos e procedimentos matemáticos, análise de dados e interpretação de soluções, por meio de atividades lúdicas em que o desenvolvimento da autonomia do aluno pode ser estimulado. A partir dessas observações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A interface mencionada no texto é possível, pois tanto a matemática quanto o jogo se realizam no campo da materialidade.
PORQUE
II- Sob a perspectiva de atividade matemática, o jogo se encontra no plano epistemológico da matemática que visa abstrair o real, proporcionando um espaço em que o aluno pode, de forma criativa, testar, validar e socializar seus esquemas de ação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	12.
	(ENADE, 2005) Não se pode negar que, embora bastante presentes em problemas envolvendo valores monetários e medidas, os números decimais constituem uma dificuldade no processo da aprendizagem matemática nas escolas. Uma das causas desse problema está na estrutura do currículo da matemática na escola básica. Acerca do ensino dos números decimais no currículo da educação básica, analise os itens a seguir:
I- Os números decimais representam uma expansão do sistema de numeração decimal enquanto base decimal e, por isso, seu conceito e representação no currículo precisam vir articulados à expansão da estrutura do sistema decimal.
II- O ensino dos números decimais deve preceder o ensino do sistema monetário, uma vez que o conhecimento dos decimais no currículo da educação básica é um pré-requisito para a aprendizagem desse conteúdo.
III- O currículo de matemática da escola básica deve propor, inicialmente, o ensino das frações com qualquer denominador, para então tratar das frações decimais como um caso específico, introduzindo, então, os números decimais.
IV- A ação do aluno em contextos de significado envolvendo valores monetários e medidas é fonte geradora de aprendizagem dos números decimais e, portanto, de ensino na escola, em um processo de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos.
São reflexões apropriadas para a superação da problemática da baixa aprendizagem dos números decimais na escola apenas as contidas nos itens:
	 a)
	I e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	I e III.
	 d)
	II e III.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.

Continue navegando