Buscar

Modalidades de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mariana Gonçalves
Resumo Processo de Aprendizagem e Modalidades de Aprendizagem
· Processo de Aprendizagem
Segundo Piaget, para ocorre o processo de aprendizagem o sujeito passa por um processo de equilibração em que ocorrem a assimilação e a acomodação.
*Assimilação: Incorporação de novas informações em nossa mente
*Acomodação: Reorganização das informações mediante a uma nova informação
*Processo de equilibração: assimilar e acomodar um novo conhecimento para que o sujeito volte ao seu estado de equilíbrio
· Modalidades de Aprendizagem
“Modalidades” foi um termo introduzido por Paín que, posteriormente, introduziu o conceito das “modalidades do processo assimilativo-acomodativo”. Fernández utilizando por base esse conceito que apresenta um novo conceito chamado “modalidades de aprendizagem”. A diferença de conceitos entre Paín e Fernández é que este segundo autor inclui os aspectos a respeito da subjetividade.
Segundo Fernández as Modalidades de Aprendizagem consistem na maneira em que cada indivíduo constrói e conforma seu saber e são classificadas em:
*Hipoassimilação: Quando há um pouco contato com um objeto, os esquemas relacionados a esse objeto ficam empobrecidos o que resulta em déficits lúdicos e criativos
*Hiperassimilação: Há um predomínio lúdico e da subjetivação, que pode decorrer da internalização prematura de esquemas, o que leva a uma desrealização do pensamento e uma dificuldade em submeter-se.
*Hipoacomodação: Falta de estimulação, o ritmo não foi respeito, nem a necessidade de repetição da experiência, dificuldade na internalização das imagens. 
*Hiperacomodação: Há uma superestimulação da imitação o que acarreta em pouca subjetividade, falta de iniciativa e submissão.
.

Outros materiais