Buscar

APX2 DIDÁTICA 2020 1 AURENIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APX2 DIDÁTICA 2020.1
NOME: AURENIO PERRUT DE OLIVEIRA 
MATRÍCULA: 19111080109 PÓLO: SÃO FIDÉLIS
1 – Método de Projetos: As características presentes neste método se aproximam com aquilo que vislumbro na minha formação emocional. Este visa à participação ativa dos discentes no processo de ensino-aprendizagem, busca qualificar os profissionais para o mercado de trabalho, atua também de maneira criar novas ferramentas tecnológicas para dar suporte ao ensino, dentre outras características. Por tudo isso, vejo esse método como uma base para minha formação enquanto futuro docente, onde estas características muito se assemelham apontando para uma gestão participativa e inclusiva. 
Plano de Aula 
Tema: Família x Escola
Público alvo: 5° ano do ensino fundamental
Objetivo Geral: Mostrar para as famílias o grau de importância que elas possuem para a formação dos alunos, corroborando para o desenvolvimento do indivíduo sendo capazes de colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
 Objetivos Específicos: Florescer nos pais e nos alunos o gosto pela escola fazê-los manifestar os seus conhecimentos por meio da participação ativa nos conselhos escolares, torná-los hábeis para os debates sobre os temas de interesses comuns, seja ele retratado em imagens, gestos ou retratado em palavras.
 Conteúdo: O papel da família na gestão escolar e no desenvolvimento do aluno.
 Metodologia de Ensino:
 1-Apresentação do tema aos alunos: Como as famílias podem contribuir para melhorar a gestão da escola. 
2-Será entregue aos alunos uma um material impresso sobre o tema, e em seguida será feita a leitura do texto em voz alta, pelo professor e alunos; 
3-Logo serão feitas as seguintes perguntas aos alunos: Qual é a mensagem passada pelo texto? Quais são os temas que o texto aborda? 
4-Em seguida será apresentado através do recurso data-show, um vídeo ilustrando a participação das famílias na vida escolar dos filhos.
5-O professor fará a explanação do vídeo, em contexto geral. Pedindo a participação dos alunos, dando espaço às suas opiniões. 
6-Será passada aos alunos uma folha contendo nove perguntas referentes ao texto, para ser feito em sala, essas perguntas serão lidas e explicadas pelo professor. 
7-Serão corrigidas as questões, com a participação dos alunos. 
Recursos Utilizados: Fotocópias; Data-Show; Computador; Lousa; Giz.
 Avaliação: Será avaliada a participação dos alunos e a apresentação da atividade que foi proposta.
A minha escolha pelo Método de projetos, e o planejamento de aula teve como foco as características inerentes a essa metodologia de ensino, está atrelado ao fato que na minha perspectiva enquanto futuro docente e em comum acordo com as disciplinas presentes no curso de Pedagogia, posso concluir que o método a qual escolhi é o mais adequado com a minha realidade escolar. Portanto, no meu plano de aula busquei inserir a participação das famílias na formação escolar dos alunos, bem sua importância na construção dos projetos pedagógicos que irão nortear as ações pedagógicas a serem desenvolvidas pela escola. Por tudo isso, entendo que o papel das famílias na formação de indivíduos socialmente responsáveis e capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária e inclusiva é extremamente relevante e insubstituível.

Outros materiais