Buscar

A IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA EM CLÍNICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

DAIANA DA SILVA CINTRA
PÓS GRADUAÇÃO – FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR
DISCIPLINA – FARMÁCIA CLÍNICA
A IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA EM CLÍNICAS
O farmacêutico clínico trabalha promovendo a saúde, prevenindo eventos adversos e intervindo nas prescrições para obtenção de resultados clínicos positivos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A prática clínica farmacêutica ajuda a reduzir os custos, tanto para o paciente quanto para a instituição, otimizando as prescrições, proporcionando maior adesão ao tratamento, ajudando no controle de reações adversas, e prevenindo problemas relacionados a medicamentos (PRM) e erros de medicação.
 Apesar do custo inicial para implantação desse tipo de serviço, o farmacêutico clínico traz o benefício de promover o uso seguro e racional de medicamentos, permitindo que o paciente receba os medicamentos apropriados durante um período adequado de tempo, em doses ajustadas às suas necessidades individuais. 
A participação efetiva do farmacêutico clínico junto à equipe multiprofissional, melhora os cuidados com o paciente, aumenta a segurança, garante qualidade do tratamento, e ao mesmo tempo, reduz os custos e o tempo da internação do paciente. Assim, o envolvimento do farmacêutico clínico na equipe de atendimento ao paciente é um diferencial para garantir e orientar sobre o uso correto de medicamentos.
O papel da farmácia clínica em saúde é muito importante para resolver os problemas relacionados aos medicamentos (PRM), por meio de intervenções realizadas pelo farmacêutico clínico.
Desta forma, este serviço torna-se indispensável para avaliar a situação clínica do paciente diante da análise do risco benefício que um medicamento pode proporcionar.
O profissional na atenção farmacêutica proporciona o uso racional de medicamentos, além de interagir com outros profissionais de saúde, para um adequado acompanhamento ao paciente no cuidado à saúde.
Os problemas relacionados a medicamentos (PRM) podem ser observados diante da baixa adesão ao tratamento medicamentoso, como também as falhas na monitorização da terapia em pacientes, visto que há um grande número de tratamentos que se mostram ineficazes na obtenção dos objetivos farmacoterapêuticos.
O uso de medicamentos pode causar efeitos indesejados, prejudicando ou até impossibilitando o alcance do efeito terapêutico esperado.
Isto pode acontecer devido a diversos fatores que influenciam na manutenção e recuperação da saúde do indivíduo inserido nas terapias medicamentosas. Devido a complexidade crescente das drogas e fármacos cada vez mais necessitam-se de serviços com orientações específicas quanto ao uso correto de medicamentos, bem como com outras intervenções farmacêuticas, as quais beneficiam o paciente na obtenção de uma melhor qualidade de vida.
Limitar-se apenas em definir o diagnóstico e o tratamento, na maioria dos casos, não é suficiente para assegurar a eficácia no cuidado em saúde. É necessária uma análise detalhada da situação clínica do paciente e constante, em conjunto com os medicamentos utilizados, como realizado no planejamento e realização das intervenções farmacêuticas, com a finalidade de obterem-se melhores resultados no tratamento clínico. 
A atuação do farmacêutico junto à equipe de multiprofissionais valoriza a farmacoterapia, obtendo efetividade no tratamento. 
A assistência farmacêutica oferecida ganha qualidade, proporcionando satisfação ao paciente no serviço de farmácia clínica.
O profissional deve ser apto a tomar decisões precisas e eficazes, avaliando aspectos dos medicamentos como a padronização, aquisição, seleção e prescrição, gerindo todo o ciclo do medicamento por meio de uma análise crítica das características farmacológica-clínicas, atentando-se para a eficácia e segurança, bem como dos aspectos econômicos, prezando pelo princípio do uso racional dos medicamentos.
Sua principal responsabilidade é fazer a análise técnica da prescrição médica. 
Quando este profissional detecta algum problema, como interações medicamentosas, dosagens incorretas e a possibilidade de que alguma droga possa alterar os resultados dos exames laboratoriais, deve alertar o médico ou alinhar com o enfermeiro o melhor horário para administração da droga. O seu papel é garantir a segurança dos pacientes, evitando medicamentos trocados e outros problemas que possam acontecer.
Neste sentido, a atuação do serviço de farmácia clínica na detecção dos problemas relacionados ao uso de medicamentos e intervenção junto a equipe multidisciplinar, contribui para a garantia do acompanhamento da sua terapia medicamentosa, a fim de promover o uso seguro e racional dos medicamentos, contribuindo para a segurança do paciente. Enfim, a farmácia clínica é de extrema importância no âmbito hospitalar entre outros locais, e podem ajudar muito em vários fatores que podem afetar diretamente o paciente, onde os erros de prescrições são bastante comuns e assustadores.