Buscar

TEORIAS RACIAIS E INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRAS a6 e2

Prévia do material em texto

Disc.: HIST. POVOS IND. AFR 
	2020.3 EAD (GT) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		Na obra "Os sertões"  o autor usou uma linguagem  rica em termos científicos, apresentou nessa obra, no qual o tema principal é a Guerra de Canudos, um verdadeiro retrato do Brasil no fim do século XIX, discutiu problemas que transcendem o conflito que ocorreu no interior da Bahia. O autor da obra foi:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Euclides da Cunha
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de dois pensadores brasileiros que se dedicaram ao tema da miscigenação.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Gilberto Freyre e Arthur Ramos.
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Que ciência afirmava que o progresso só seria possível em sociedades puras, sem miscigenação, e que apenas uma raça, a ariana (branca), era perfeita?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A eugenia;
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Assinale a alternativa que APRESENTA os principais grupos (ou matrizes) raciais que compõem o "brasileiro", de acordo com Gilberto Freyre.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Português, indígena e negro.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		O Romantismo no Brasil adquiriu características próprias ao consagrar o indígena aldeado, civilizado, como herói tipicamente brasileiro e deu origem ao movimento:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Indianista;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		No século XIX o conceito de raça começa a ser definido e debatido. Dois grupos distintos se destacam nesse cenário de debates sobre a origem da humanidade: os monogenista e os poligenistas. Dos poligenistas, que escreviam baseados nas novas descobertas científicas, surgiram vários ramos de estudos que através da ciência buscaram provar as diferenças e a superioridade de um grupo sobre outro. Dentre esses ramos científicos destacam-se:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Antropologia Criminal e Antropometria.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes: I-Institui-se o ¿Dia nacional da consciência negra¿ em 20 de novembro, ao invés da tradicional comemoração de 13 de maio. Essa nova data é o aniversario da morte de Zumbi, que hoje simboliza a critica à segregação e à exclusão social. II- Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias. Também sobre essa questão, estudiosos fizeram diferentes reflexões: Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunha, pela índia(...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o. (Gilberto Freire o Mundo que o português criou.) [Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das ¿raças¿ em condições de igualdade social.O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os seguimentos da ¿população de cor¿ que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva. (Florestan Fernandes. O Negro no mundo dos brancos) Considerando as atitudes expostas acima e os pontos dos estudiosos, é correto aproximar
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		Os embates científicos raciais se agravaram no Brasil após a abolição da escravidão, as discussões sobre raça e mestiçagem passaram a fazer parte da agenda dos assuntos ligados à cidadania brasileira. A simples importação de análises científicas feitas por europeus e estadunidenses deixou de ser suficiente. Mesmo partindo de lugares diferentes (o direito, a medicina e o jornalismo), Silvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha identificaram a diversidade racial ¿ principalmente a forte presença negra no Brasil ¿ como:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, de fato se transformassem em prática social;

Continue navegando