Buscar

A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES INTERP a3 e2

Prévia do material em texto

Disc.: ORIENTAÇÃO EDUCACION 
	2020.3 EAD (G) / EX
		1.
		A ação do orientador educacional no cotidiano da escola deve estar envolvida com um trabalho de forma conjunta com a família. Porém há incumbências específicas da família e da escola. Qual alternativa abaixo se refere às incumbências específicas da escola?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Realizar a educação formal.
	
		2.
		É necessário que o Orientador Educacional tente estabelecer vínculos, com princípios que tentam preservar a prática profissional, tais como: o exercício de colocarmo-nos no lugar do outro para que, a partir de suas próprias referências e não das nossas, possamos melhor compreendê-lo; é a tentativa de "calçar os seus sapatos". Este princípio diz respeito à:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Empatia
	
		3.
		O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
		4.
		A escola precisa encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da sua atuação. A família aparece como grande parceira nesta busca de uma educação de qualidade, para tanto a escola precisa estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e sua clientela escolar. Esta mudança de ação estabelece situações de aprendizagem de mão dupla.  Marque a frase que NÃO condiz com a proposta escolar apresentada:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O orientador educacional tem o papel de padronizar comportamentos como uma forma eficaz de enfrentar os conflitos que fazem parte das relações interpessoais.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		A educação é um empreendimento social coletivo e que, embora tenha sua própria realidade, ela não pode se manter à margem do contexto na qual se insere. É necessário estreitar a parceria entre escola/família/comunidade e isso pode se tornar possível quando: MARQUE A INCORRETA
	
	
	
	
	
	
	a teoria é dissociada da prática
	
		6.
		O cotidiano escolar apresenta a natureza das práticas, ações desenvolvidas/realizadas em seu interior e, na medida em que conheço essa realidade, passo a entender melhor as decisões que a escola efetiva através de seus diferentes atores. Estudar e analisar esta realidade ajuda o Orientador Educacional a compreender a reciprocidade e cumplicidade das diversas possibilidades, não só nas questões relativas ao currículo e à aprendizagem, mas também nas relações de poder, de saber, de afeto, de emoção. Nesse sentido, quando a escola abre espaço para essa perspectiva, marque a alternativa que caracteriza essa escola:
	
	
	
	
	
	
	Projeto pedagógico construído coletivamente pelos atores sociais e que se discute  sobre as diferenças e desigualdades.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Atualmente, buscamos uma escola de qualidade e diante de tantos entráveis na educação, evasão escolar, falta de recursos, fracasso escolar, a escola percebe que não pode mais ficar fechada ao mundo exterior e isolada de suas influências. Chega-se à ideia que a educação é um empreendimento social coletivo e que, embora tenha sua própria realidade, ela não pode se manter à margem do contexto na qual se insere. Diante da necessidade de se ampliar a função da escola para além dos muros escolares,  de torná-la não excludente, marque a alternativa em que mostra a fala do profissional da educação que está de acordo com essa perspectiva do olhar para além dos muros escolares:
	
	
	
	
	
	
	"Vamos discutir, hoje, turma, sobre a fome, mesmo que vocês não passem por esse problema em suas famílias".
	
	
	
	
	
	
		8.
		No campo educacional, na década de 90 do século XX, houve uma ampla discussão sobre o perfil do orientador educacional identificando-se que no decorrer de sua prática, em função do pensamento pedagógico hegemônico, foi dada ênfase a um aspecto diferente da sua atuação. Leia as afirmações abaixo e identifique a sequência histórico/evolutiva que corresponde ao trabalho realizado pelo orientador educacional nas escolas brasileiras, no período de 1940/1990:
1- Ênfase nas teorias e procedimentos para a resolução dos problemas dos alunos;
2-Ênfase na participação do aluno em movimentos, campanhas, elaboração de jornais;
3-Ênfase na ação integrada e uma prática pedagógica contextualizada e interdisciplinar;
4-Ênfase nos trabalhos de seleção e escolha profissional;
5-Ênfase na orientação vocacional e profissional do aluno.
	
	
	
	
	
	
	A evolução histórica correta é a 4,1,5,2 e 3;

Continue navegando