Buscar

Estudo dirigido 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia dos Animais Domésticos II
Estudo Dirigido 1 – Questionário: Sistema Urinário
1. Cite 5 funções importantes que os rins desempenham no organismo.
2. Que hormônio é produzido nos rins e qual a sua função?
3. Qual a unidade funcional dos rins e quais são os seus elementos?
4. Enumere os processos principais para a formação de urina.
5. Para as substâncias citadas, descreva o tipo de depuração renal:
a) Creatinina
b) Eletrólitos 
c) Glicose
d) Toxinas
e) Aminoácidos
6. Há diferenças estruturais entre capilares glomerulares e capilares sanguíneos? Justifique sua resposta.
7. Dê exemplos de substâncias com alta filtrabilidade glomerular. Quais são as características destas substâncias?
8. Há fundamento na afirmação: “substâncias carregadas positivamente apresentam maior filtrabilidade glomerular”? Justifique sua resposta.
9. Justifique a força motriz realizada pela pressão hidrostática nos capilares glomerulares.
10. A manutenção da Taxa de Filtração Glomerular constante é realizada de que forma?
11. Explique o mecanismo de Reflexo Miogênico.
12. Qual a função principal do Feedback Justaglomerular?
13. Quais são as substâncias endógenas secretadas no Túbulo Contorcido Proximal?
14. Qual segmento do túbulo renal não realiza transporte de solutos?
15. Relacione a função de cada órgão envolvido no S-RAA.
16. Justifique a diferença entre Henle ascendente e descendente em relação à composição do fluido tubular.
17. Qual a diferença entre membrana apical e membrana basolateral? Que componente celular delimita tais estruturas?
18. Descreva os tipos de transporte de solventes e solutos observados ao longo do túbulo renal.
19. O que justifica a preocupação com a ingestão de sal em pacientes cardiopatas?
20. De que forma os rins atuam no equilíbrio ácido-básico? Justifique sua resposta.
21. Em que segmento renal ocorre a maior reabsorção de Bicarbonato? Descreva o mecanismo de transporte envolvido.
22. A isquemia tecidual renal promove a liberação de substâncias vasoativas. Quais são elas?
23. Descreva a ação da Angiotensina II em cada segmento do néfron.
24. Qual a relação entre células da mácula densa e células justaglomerulares?
25. Quais substâncias endógenas estão relacionadas com a concentração plasmática de Cálcio.
Resolução
1. Excretar resíduos através da urina (exemplos: ureia e creatina);
Possibilitar a homeostase (condição estável e constante) do organismo;
Produzir alguns tipos de hormônios como, por exemplo, a eritropoetina.
Regular o volume de líquidos extracelulares;
Produzir urina;
Excretar substâncias de origem externa, como, por exemplo, medicamentos.
2. O hormônio é a renina ou angiotensinogenase, que é uma enzima circulante liberada pelas células justaglomerulares dos rins em resposta a uma série de estímulos fisiológicos e provoca a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A Renina é uma enzima que regula a entrada e saída de sangue no Glomérulo com aumento ou diminuição da pressão arterial. Na entrada do Glomérulo há um conjunto de células denominado Mácula Densa, as quais são sensíveis ao sódio; quando há diminuição de água no sangue, associada a diminuição da pressão arterial, a mácula densa percebe estimula as células justaglomerulares a libertar Renina, a qual fará vasoconstrição, aumentando assim a pressão arterial e aumentando a filtração dentro do glomérulo.
3. A unidade funcional básica do rim é o néfron, responsável pela formação da urina. A função do néfron é filtrar os elementos do plasma sanguíneo e eliminar através da urina as excretas indesejadas. O néfron é constituído pelas seguintes partes: Corpúsculo renal: em uma das extremidades do néfron, localiza-se a cápsula renal ou glomerular, onde em seu interior encontra-se o glomérulo capilar. A cápsula renal é uma camada de células epiteliais que envolve o glomérulo. O glomérulo capilar é um novelo de capilares sanguíneos. O conjunto da cápsula renal e glomérulo formam o corpúsculo renal. Túbulo néfrico: a cápsula renal liga-se ao tubo néfrico. Este apresenta três regiões distintas: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou de Henle e o túbulo contorcido distal, que desemborca no ducto coletor. Ducto Coletor: responsável por conduzir a urina produzida até o ureter.
4. A urina é produzida através de três processos: filtração, reabsorção e secreção. O sangue chega ao rim pela artéria renal e entra sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Isso força a filtração no glomérulo, com a saída de líquido para a cápsula renal, formando o filtrado glomerular. Esse filtrado contém água, ureia, vitaminas, aminoácidos, ácido úrico, sais, etc. Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida. Desse modo, a água, glicose, aminoácidos, vitaminas e boa parte dos sais do filtrado glomerular retornam ao sangue. Na alça néfrica, ocorre a reabsorção da água do filtrado glomerular para os capilares. No túbulo contorcido distal, as excretas indesejadas dos capilares sanguíneos são removidas e lançadas na urina. São exemplos dessas excretas o ácido úrico e a amônia. Por fim, a urina é liberada no ducto coletor e encaminhada para os ureteres.
5. a) Creatinina: A medida da depuração da creatinina é executada pela obtenção de urina de 24 hs e uma amostra de sangue coletada dentro do período de coleta de urina. Mede-se o volume urinário, faz-se a dosagem da creatinina no soro ou plasma obtido do sangue, e na urina. A quantidade de creatinina excretada através da urina pode ser calculada multiplicando-se o valor do analito encontrado na urina pelo volume urinário de 24 horas. Dividindo a quantidade de creatinina excretada pela concentração plasmática do analito, se obtém o volume de plasma que depurado. Esse resultado se relaciona diretamente com a taxa de filtração glomerular (TFG).
b) Eletrólitos: 
c) Glicose:
d) Toxinas:
e) Aminoácidos:
6. Capilares glomerulares: são formados por células endoteliais fenestradas. Existe uma membrana entre as células endoteliais e os podócitos chamada membrana basal glomerular. Essa membrana possui de 100 a 300 nm de espessura e é a principal barreira na filtração glomerular, impedindo que macromoléculas do sangue passem para o espaço de Bowman. Ela é formada por sulfato de heparina, ácido siálico, colágeno tipo IV e glicoproteínas aniônicas, dispostas em forma de rede, formando uma verdadeira peneira, constituindo assim uma barreira física para a filtração glomerular.
Capilares sanguíneos: são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. Podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glóbulos vermelhos.
7. –
8. –
9. –
10. Taxa de filtração glomerular (TFG) é o volume e concentração de água filtrada fora do plasma pelas paredes dos capilares glomerulares nas cápsulas de Bowman, por unidade de tempo. A filtração glomerular é a primeira etapa na formação da urina. O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão, que normalmente é de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, onde as substâncias pequenas - água, sais, vitaminas, açúcares, aminoácidos e excretas - saem do glomérulo e entram na cápsula de Bowman. Somente as células sanguíneas (não é possível filtrar) e as proteínas (devido ao seu alto peso molecular e à sua carga, que é igual a da barreira de filtração) não vão ser filtradas. Esse processo resulta em um líquido que recebe o nome de filtrado glomerular.
11. Também denominado de autorregulação miogénica, nada mais é do que um arco reflexo cujo estímulo, ou aferência sensitiva, é o estiramentodo músculo liso vascular.[1] Um aumento da pressão arterial provoca maior distensão da parede do vaso, activando o reflexo motor conhecido como efeito de Bayliss (em honra de Sir William Bayliss. A resposta, ou eferência motora, do arco reflexo em questão traduz-se numa contracção do músculo liso.[1] O efeito de Bayliss condiciona assim uma diminuição do raio do vaso em resposta a um aumento da pressão arterial, o que pela equação de Poiseuille-Hagen e segundo o Princípio de Bernoulli se traduz na manutenção dos níveis do fluxo e, consequentemente, da perfusão sanguínea.
12. O aparelho justaglomerular (AJG) é uma estrutura microscópica do nefrónio, localizado no pólo vascular do corpúsculo renal, formado por um componente vascular (arteríola aferente e eferente), um componente tubular (mácula densa) e pelo mesângio extraglomerular. A mácula densa é porção final do ramo ascendente espesso e após ela, inicia-se o túbulo contorcido distal. O AJG é parte de um complexo mecanismo de feedback que regula o fluxo sanguíneo renal (feedback tubuloglomerular) e a taxa de filtração glomerular e, indirectamente, modula o balanço de sódio e a pressão sanguínea sistémica, através do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A pró-renina e a renina estão armazenadas na mácula densa, que é sensível à diminuição da concentração de NaCl, sendo isso um estímulo para a libertação de renina pelas células granulares. A renina transforma o angiotensinogénio do fígado em angiotensina I, que é transformada em angiotensina II pela ECA existente nos pulmões.
13. –
14. –
15. –
16. –
17. –
18. -
19. –
20. –
21. –
22. –
23. –
24. –
25. –

Continue navegando