Buscar

Farmácia Hospitalar e Clínica: Desafios e Responsabilidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E CLINICA
Pode-se lembrar que o ambiente hospitalar é extremamente complexo, demandando ações multiprofissionais para atingir seu objetivo maior, que é melhorar a saúde dos pacientes atendidos. Por isso a profissão farmacêutica pode ser considerada uma das mais fascinantes, tendo como princípio fundamental a melhoria da qualidade de vida da população. O farmacêutico deve nortear-se pela ética, ao se apresentar como essencial para a sociedade, pois é a garantia do fornecimento de toda informação voltada ao uso dos medicamentos.
           Sabemos que todo profissional tem normas éticas a cumprir, no entanto o farmacêutico além das exigências legais, é preciso considerar também o perfil como profissional da saúde altamente capacitado para desafios que o aguardam na área hospitalar, dentre eles o erro de prescrição médica, no o qual o farmacêutico precisa planejar sua ação documentada e realizada junto ao usuário e profissionais de saúde, que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento ao paciente. Os farmacêuticos hospitalares deverão buscar continuamente melhorias nas condições técnicas e de trabalho, de forma a alcançar, além dos parâmetros recomendados como “padrões mínimos”, processos mais refinados e um ambiente mais seguro para o paciente. O mesmo é o profissional responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalização dos custos e uso racional dos medicamentos, promovendo o ensino e a pesquisa, além de propiciar um vasto campo de aprimoramento profissional. Também atua na gestão dos estoques e logística farmacêutica, tendo o medicamento como insumo mais importante.
           A realidade atual das instituições hospitalares exige profissionais cada vez mais qualificados que assumam funções que requerem alto nível de conhecimento técnico e científico. Por tanto a educação continuada é de grande importância para a qualificação dos profissionais de farmácia no qual os participantes tem a oportunidade de interagir ativamente com farmacêuticos e estagiários. Essa interação reflete em uma maior comunicação e entendimento mais concreto de equipe multidisciplinar.
           FONTE:
BISSON, M. P. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica. 2.ed. São Paulo: Manole,2007.
SANTOS, G. A. A. Gestão de Farmácia Hospitalar. São Paulo: Senac, 2006.
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/o-que-e-logistica-farmaceutica/72288
http://sisnacmed.com.br/farmacia-hospitalar-dicas-para-uma-boa-gestao.

Continue navegando