Buscar

Pele: Estrutura e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mellyssa Dias de Oliveira
Aula dia 18/08/2020
Pele – Aula 1 
A pele é o maior órgão do corpo humano, é o maior sistema de órgãos expostos ao meio ambiente. É composta de duas camadas principais, a epiderme, camada superficial composta de células epiteliais intimamente unidas e a derme, camada mais profunda composta de tecido conjuntivo denso irregular.
Apresenta múltiplas funções, dentre elas, proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos do ambiente, também protege contra impacto, por ser elástica e moldável. Além disso, o sistema melanocítico neutraliza as radiações. Tem como função a realização da proteção imunológica. Por ser relativamente impermeável, graças a camada de queratina, é fundamental para o equilíbrio hidroeletrolítico. Outra função é a percepção, por ser rica em estruturas nervosas, como percepção de calor, frio, tato. Oferece uma grane superfície de dispersão calórica e de evaporação e, por isso, desempenha importante papel na termorregulação, por meio dos seus vasos e glândulas. O fluxo sanguíneo pode ter uma grande variação. Funciona também como um vasto emunctório e como fábrica de vitamina D e melanina, que tem função protetora contra os raios ultravioletas.
1) Estrutura e fisiologia
a) Epiderme
É constituída essencialmente por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. É a camada mais superficial da pele. Tipicamente em todos os epitélios, não há vasos sanguíneos na epiderme, embora a derme subjacente seja bem vascularizada.
É dividida em camadas, a primeira camada consiste na camada córnea, que divide o organismo do ambiente, consiste de vários planos de células mortas e intimamente ligadas. A segunda camada é a camada granulosa, formada por células que já estão em franca degeneração. A terceira camada é a camada de Malpighi ou espinhosa, importante na manutenção da coesão das células da epiderme, e consequentemente da resistência ao atrito. A quarta camada é a camada basal, que gera novas células e apresenta elevada taxa mitótica.
Possuímos algumas células importantes, como:
- Melanócitos: são derivados da crista neural e produzem melanina, o número de melanócitos é igual em todos os indivíduos, o que muda é a cor do pigmento. A melanina, uma vez sintetizada, fica armazenada em organelas especiais chamadas melanossomas. Exerce um papel importante na proteção contra raios UV.
- Células de Langehans: envolvidos com o sistema imunológico, são células dendríticas abundantes na epiderme, responsáveis pela imunovigilância cutânea.
- Células de Merkel: localizam-se na camada basal da epiderme.
b) Anexos cutâneos
Consistem nos folículos pilosos, glândulas apócrinas (presentes mais nas axilas, região genital, produzem secreção, a princípio, inodora, mas pode haver colonização bacteriana, alterando o odor), glândulas sudoríparas e unhas.
As unhas possuem papel de proteção das pontas dos dedos, NUNCA se deve partir para retirar a unha do paciente como primeira alternativa, sempre é a última escolha. A unha possui diversas camadas.
c) Derme
A derme é uma espessa camada de tecido conjuntivo sobre a qual se apoia a epiderme, comunicando esta com a hipoderme. Possui muitas fibras colágenas, e é suprida por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.
Possui as camadas superficial ou papilar), profunda e adventicial. O colágeno é a proteína mais abundante no organismo, e a derme possui células produtoras de colágeno, ligada a firmeza e elasticidade da pele.
Possui também fibras elásticas, que ancoram a junção dermoepidérmica.
Há a substância fundamental, reconstituída, principalmente de proteoglicanos, sendo o principal o ácido hialurônico.
Células da derme:
- Mesenquimais: únicas existentes desde o período fetal;
- Fibroblastos: sintetizam proteínas;
- Células do sistema reticuloendotelial;
- Mastócitos.
d) Hipoderme
É a camada mais profunda e é a camada gordurosa da pele, formada por tecido conjuntivo frouxo. É formada por adipócitos, tem como função a reserva calórica, proteção contra trauma e isolamento térmico.
2) Embriologia
O ectoderma dá origem a epiderme e aos anexos. Já o mesoderma, origina a derme e a hipoderme.

Continue navegando