A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol 2 ética, estetica e educação

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Ética e a Estética na Educação
Considere a seguinte afirmação:
 
“Estoicismo, cinismo e epicurismo são escolas filosóficas que buscam, cada uma à sua maneira, responder aos anseios humanos por uma vida de plena realização. Nesse sentido, um aspecto comum a ser mencionado [...] é um modo de vida proposto (e vivenciado) por seus adeptos”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 78
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação a partir dos estudos feitos por Pierre Hadot sobre o estoicismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Pode-se dizer que o estoico se sente preso, sem liberdade, na medida em que tem consciência que não existe outro bem a não ser o bem racional.
	
	B
	Pierre Hadot afirma que os estoicos são desprezíveis para nossos dias, em que as pessoas estão viciadas em seus celulares e redes sociais.
	
	C
	O estoicismo defende viver em plena consciência, em plena lucidez, dar toda sua intensidade a cada um de seus instantes e um sentido à toda vida.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “c” pois, segundo Pierre Hadot pode-se dizer que o estoico se sente absolutamente sereno, livre e invulnerável, na medida em que tem consciência que não existe outro mal a não ser o mal moral. O autor continua afirmando que os estoicos podem ser um bom exemplo para nossos dias, em que as pessoas estão constantemente plugadas em seus aparelhos digitais. O estoicismo defende viver em plena consciência, em plena lucidez, dar toda sua intensidade a cada um de seus instantes e um sentido à toda vida (livro-base, p. 79-80).
	
	D
	O estoico é alguém que se sente o tempo todo agitado, ansioso e vulnerável.
	
	E
	O estoicismo defende viver distante do mundo, para não se envolver, sem intensidade e sem muita consciência.
Questão 2/10 - Ética e a Estética na Educação
Considere o extrato de texto:
 
"Conforme é possível perceber, a ética tem origem no saber ético, proveniente das primeiras civilizações. É ele que prescreve as principais categorias da ética filosófica.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 69
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação em relação aos elementos conceituais da moral socrático-platônica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Sócrates demonstrou que o Estado e a moral não devem se submeter às leis, mas sim à razão autônoma.
	
	B
	Antes de Sócrates a ética era baseada nas religiões e nos mitos vigentes nas sociedades, que ditavam valores e prescrições.
	
	C
	A ética era, pois, determinada pela tradição e pelos ensinamentos dos anciãos que a transmitiam em ritos de iniciação.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “c” pois, segundo o elemento-base, Sócrates demonstrou de forma inegável que a justiça é fruto da obediência às leis do Estado. Antes de Sócrates a ética era baseada nas tradições culturais e nos mitos vigentes nas sociedades, que ditavam valores e prescrições. A ética era, pois, determinada pela tradição e pelos ensinamentos dos anciãos que a transmitiam em ritos de iniciação (livro-base, p. 68).
	
	D
	Na verdade, na sociedade de Sócrates não havia ética anda, esta teve inicio em Aristóteles, em Ética a Nicômaco.
	
	E
	Para Sócrates não deveria existir moral, pois ninguém deveria ditar normas a algum cidadão.
Questão 3/10 - Ética e a Estética na Educação
Atente para a citação:
 “A boa vontade é essencial e inerente ao homem. Mas o que é a boa vontade? É avontade submetida à lei e ao dever moral, a necessidade de agir racionalmente segundo à lei”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. P. 88
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a ética kantiana, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A
	Kant duvida da existência de uma obrigação moral.
	B
	Para Kant é o entendimento humano que cria os fatos e os fenômenos.
	C
	Para Kant existe uma obrigação moral que deve ser compreendida.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “c”, pois Kant nunca coloca em dúvida a existência da obrigação moral. Para ele, é preciso compreendê-la para fundá-la e determinar suas consequências. Não é o entendimento humano que cria os fatos ou os fenômenos: nada nos aparece que não nos apareça a nós tais como nós somos de fato. O saber não vem inteiramente do homem. Fazer, portanto, uma metafísica dos costumes não é, para Kant, estabelecer completamente uma moral (livro-base, p. 86).
	D
	Kant fundou uma ética baseada em princípios teológicos preocupada com questões religiosas.
	E
	A moral, para Kant, não existe, e significa fazer uma metafisica dos costumes.
Questão 4/10 - Ética e a Estética na Educação
Considere o extrato de texto:
 “A vontade é, em todas as ações, uma lei para si mesma, caracteriza apenas o princípio de não agir segundo outra máxima que não seja aquela que possa ter-se a si mesma por objeto como lei universal. (Kant)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 92
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o imperativo categórico formulado por Kant analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O verdadeiro imperativo moral deve ser um imperativo categórico, que se impõe por si mesmo independentemente de qualquer finalidade contingente.
Você acertou!
A Alternativa correta é a letra “a”, pois, o verdadeiro imperativo moral, deve ser um imperativo categórico, que se impõe por si mesmo independentemente de qualquer finalidade contingente. O imperativo não pode ser, por exemplo, um princípio fundado nas éticas eudemonistas, que teriam a forma de “se quiser ser feliz, deve. O imperativo categórico se impõe como uma necessidade não condicionada, ou seja, não depende de qualquer condição. Kant formula o imperativo categórico baseado na universalidade das leis: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal” (livro-base, p. 89).
	
	B
	O imperativo categórico é um princípio fundado nas éticas eudemonistas, pois afirma a busca pelo prazer.
	
	C
	Kant iria gostar de viver na pós-modernidade, pois para ele a moral é relativa aos desejos do indivíduo e não tem nada de universal.
	
	D
	Kant formula o imperativo categórico baseado na individualidades das leis: “Age apenas segundo o seu coração".
	
	E
	O imperativo categórico em Kant é o imperativo dos sentimentos do cidadão.
Questão 5/10 - Ética e a Estética na Educação
Considere o extrato de texto: 
“Kant não sugere a existência da boa vontade: ele a coloca como dado inicial e indiscutível. Mediante esse pressuposto, ele examina em que condições ela existe, ou quais são as condições implicadas por ela – em outros termos, analisa o que significa a boa vontade ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba: Intersaberes. 2019. p. 87
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre os elementos conceituais da moral kantiana, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Para Kant as leis morais devem ser metafísicas e sobrenaturais, isto é, universais.
	
	B
	Segundo Kant

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.