Buscar

PROCESSO ELEITORAL NOS EUA

Prévia do material em texto

Eleições Americanas
 
 
 
 Nos EUA, que tem como sistema de governo o presidencialismo e forma de governo a federação, a eleição para Presidente não é pelo sistema majoritário em que vence o candidato que obtiver o maior número de votos. O Presidente e o Vice-Presidente são escolhidos por meio de eleição indireta realizada pelo colégio eleitoral e os votos são apurados por Estados. 
 Os partidos políticos escolhem seus candidatos por meio de eleições primárias realizadas nos Estados, sagrando-se vitorioso o candidato que obtiver o maior número de delegados nessas eleições primárias. Nesse dia, os eleitores votam em delegados que integrarão o colégio eleitoral e os eleitos se comprometem a votar no candidato de seu partido. O número de delegados por Estado é fixado de acordo com a sua bancada na Câmara dos representantes no Senado. No total são 538 delegados podendo este número ser alterado de acordo com censo que ocorre a cada dez anos. 
 O colégio eleitoral é formado pelos delegados indicados por cada um dos 50 estados e pelo distrito de Columbia. Cada um dos delegados tem direito a um voto para Presidente e um voto para vice. Tanto o presidente quanto o vice devem ser eleitos por maioria absoluta, ou seja, o candidato eleito deve receber no mínimo 270 dos 538 possíveis.
 Caso nenhum candidato a Presidente obtenha a maioria absoluta, a Câmara dos Deputados escolherá entre os três mais votados, a escolha também será por maioria absoluta. Nessa fase, cada Estado, representado por sua bancada parlamentar deverá depositar um único voto. A maioria absoluta será alcançada pelo candidato que obtiver 26 votos, dos 50 possíveis. Caso nenhum dos candidatos a Vice-Presidente consiga a maioria absoluta, o Senado, por maioria absoluta, escolherá o Vice-Presidente dentre os dois candidatos mais votados. 
	 Caso nenhum candidato tenha conseguido a maioria absoluta, seja no Colégio Eleitoral, seja na Câmara dos deputados, no dia 20 de Janeiro do ano subseqüente ao da eleição, o Vice-Presidente eleito assumirá a presidência até que a Câmara chegue a uma decisão. Caso não tenha sido eleito também o Vice-Presidente, o presidente da Câmara dos deputados atuará como Presidente da República até que a Câmara tenha condições de votar e eleger o Presidente. Se por ventura o Presidente tiver sido eleito e o vice não, então o Presidente indicará o vice devendo essa decisão ser ratificada pelo Congresso. 
	
	
 
A eleição para Presidente e Vice-Presidente
1. Primeira Fase - Escolha dos candidatos
1.1 Pré-candidatura
O longo processo eleitoral para presidência da Republica nos EUA inicia-se quando um político declara ao partido sua intenção de participar do processo de indicação do candidato. Normalmente este aspirante a candidato monta um comitê, onde testa suas chances na disputa e, após sua inscrição na agência federal reguladora poderá iniciar a arrecadação de fundos para sua campanha eleitoral.
1.2 Primárias e caucus
Durante a temporada das eleições primárias, que se inicia em janeiro e vão até junho os candidatos lutam para obter a indicação para concorrer á eleição para presidente da república. Nesse procedimento os eleitores dos 50 estados escolhem delegados partidários, que apoiarão um determinado pré-candidato. 
1.1.2 Superdelegados
Os superdelegados não são escolhidos nas prévias ou nas primárias de cada Estado. A maioria deles já tem assento automático baseado na sua condição dentro do partido, ou por ser um antigo líder partidário, ou ainda uma autoridade eleita. Os superdelegados votam em quem quiserem independentemente do resultado das prévias.
1.3 Convenção Nacional dos Partidos
Nessa etapa os delegados e superdelegados escolhem quem serão os candidatos a Presidente e Vice-Presidente. 
2. Segunda Fase - Escolha do Presidente e Vice
2.1 Candidatos definidos
Após as convenções nacionais são definidos os candidatos e a partir daí eles iniciam sua campanha por todo o país para conquistar o apoio dos eleitores em geral.
2.2 Eleição Geral
No dia da eleição, que ocorre tradicionalmente na primeira terça feira do mês de novembro, os eleitores vão até as urnas votar em um candidato republicano ou democrata, porém ao optar por um candidato democrata ou republicano, os eleitores estão escolhendo na verdade um grupo de delegados.
2.2 Escolha dos Delegados nos Estados
Atualmente são utilizados dois métodos:
1º) O vencedor leva tudo (Winner takes all ):
Este método é utilizado em quarenta e oito dos cinquenta estados. O estado realiza uma votação popular e o partido que obtiver a maioria dos votos indica todos os delegados daquele estado. Esse método permite que um candidato que tenha mais votos populares em todo o país possa não ser eleito se perder nos estados com mais delegados. Isto ocorreu na eleição presidencial de 2000, quando o republicano George W. Bush foi eleito sem ter conquistado a maioria dos votos. O adversário democrata Al Gore teve 48,38% dos votos contra 47,87%, mas conseguiu apenas o voto de 267 delegados. A diferença foi definida no Estado da Flórida, que na época, contava com 25 representantes nos colégios eleitorais. Bush venceu o democrata com uma diferença de apenas 537 votos populares, mas ganhou o voto de todos os 25 delegados.
2º) Método Maine: nesse método os votos são apurados em um distrito senatorial, que corresponde ao Estado inteiro, e em diversos distritos congressuais que correspondem aos distritos pelos quais são eleitos os deputados. No distrito senatorial o partido vencedor indica dois delegados que corresponde ao número de senadores. O partido vencedor nos distritos congressuais indica os delegados restantes para aquele estado. Os únicos estados que utilizam esse método são Maine e Nebraska. 
2.3 Colégio Eleitoral
Os delegados escolhidos devem votar, em bloco, segundo o resultado da decisão geral em seu Estado. Isto é, se no Estado do Texas o candidato democrata tiver mais de 50% dos votos, os delegados deste Estado votarão no candidato democrata.
2.4 Eleito
Quem obtiver mais da metade dos 538 votos dos delegados, no Colégio Eleitoral, ou seja, receber 270 votos, será eleito presidente.

Continue navegando

Outros materiais