A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
atividade III -processos patologicos

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. A profilaxia da amebíase pode ser realizada:
Adotando medidas higiênicas mais rigorosas junto às pessoas que manipulam alimentos para preparo de refeições e o não consumo de água de fonte duvidosa.
2. Identifique a informação incorreta com relação à transmissão da Doença de Chagas.
transmissão oral por água ou alimentos contaminados com dejetos humanos.
3. Em relação à Giardíase, analise as afirmativas: I. A Giardíase não se dissemina com facilidade em aglomerados sem saneamento básico e preparo sanitário. II. A Giardia lamblia apresenta duas formas: o trofozoíto e o cisto. III. A via de infecção da Giardíase é a ingestão de trofozoítos maduros através de ingestão de águas superficiais sem tratamento ou deficientemente tratadas, alimentos contaminados e de pessoa a pessoa por meio das mãos contaminadas.
Apenas II está correta.
4. Entre as principais complicações relacionadas à Giardíase, encontra-se dificuldade de absorção e a diarreia. Assinale a alternativa que contenha a melhor justificativa para essa sintomatologia.
Atapetamento da mucosa devido ao grande número de trofozoítos.
5. Com relação à profilaxia da amebíase, assinale a alternativa correta:
lavar bem as frutas e alimentos crus. 
6. (ENADE, 2007) Recentemente, foram descritos casos no norte do país de pacientes que contraíram a Doença de Chagas pela ingestão de derivados de açaí, sendo que alguns morreram. Curiosamente, esse não era o padrão conhecido de contágio pelo Trypanosoma cruzi, o que chamou a atenção das autoridades sanitárias e população em geral. Qual pode ter sido a causa dessas infecções?
O vetor infectado, triatomíneo, provavelmente encontrava-se no açaí e foi processado.
7. Com relação à relação entre parasito e hospedeiro, é correto afirmar que:
A relação sugere que um dos indivíduos esteja se beneficiando do outro.
8. Com relação ao ciclo biológico da Giardia é correto afirmar que:
os cistos maduros são ativados e ao nível de intestino delgado acontece o desencistamento. 
9. As amebas são os agentes etiológicos das amebíases, infecções que ocorrem mundialmente com altas incidências em países mais pobres. Já nos países desenvolvidos, os grupos de risco incluem os homossexuais masculinos, viajantes, imigrantes e populações institucionalizadas. Sobre esse parasita e sua transmissão, não se pode afirmar que:
os metacistos da ameba passam para o estômago, sofrendo ação do suco gástrico e chegam ao final do intestino delgado, onde acontece o desencistamento, com a saída dos cistos. em seguida, os cistos sofrem alterações e divisões que originam os trofozoítos.
10. A reprodução sexuada do Toxoplasma gondii acontece no interior do intestino de:
felinos.