Buscar

INTRODUÇÃO E ASPECTOS GERAIS DA LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO E ASPECTOS GERAIS DA LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS 
	O Sistema Unico de Saúde (SUS) é uma referência mundial entre programas de saúde pública no mundo.
	
	Criado em 22 de setembro de 1988, o SUS garante que todos os brasileiros tenham acesso universal ao sistema público de saúde, existindo há mais de 30 anos.
	A Legislação do SUS é o conjunto de regulamentos e leis que determinam as formas de agir dos três segmentos ligados ao Sistema Único de Saúde.
	
	Nessa legislação há desde a definição do SUS, suas diretrizes e propósitos, até a estrutura de ação, forma de organização e condutas do Sistema.
5/15/2020
 As Leis Orgânicas de Saúde são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS). São elas as leis 8.080/90 e 8.142/90.A Lei 8.080 foi votada em 19 de setembro de 1990. 
 
	Essa lei aborda as condições para promover, proteger e recuperar a saúde, além da organização e o funcionamento dos serviços também relacionados à saúde. Por meio desta lei, as ações de saúde passaram a ser regulamentadas em todo território nacional. A participação da iniciativa privada no SUS é aceita em caráter complementar com prioridade das entidades filantrópicas sobre as privadas lucrativas.
5/15/2020
A partir desta lei, observamos que algumas das atribuições do SUS são:
-Assistência terapêutica integral;
- Assistência farmacêutica;
-Controle e fiscalização de alimentos, água e bebidas, garantindo Orientação familiar;
-Participação na preparação de recursos humanos;
- Orientação familiar;
-Acompanhar a Saúde do trabalhador;
-Vigilância epidemiológica;
-Vigilância nutricional;
-Vigilância sanitária.
5/15/2020
 Considerado como um dos maiores sistemas públicos de saúde existentes, o SUS é descrito pelo Ministério da Saúde como “um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos”.
 DCC
	 Conforme dados divulgados pelo Portal da Saúde do Governo Federal em 2013, 152 milhões de pessoas dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde (80% do total da população brasileira). 
 
	São realizados cerca de 2,8 bilhões de procedimentos ambulatoriais, anualmente, 9,7 milhões procedimentos de quimioterapia e radioterapia, 236 mil cirurgias cardíacas e 19 mil transplantes
5/15/2020
5/15/2020
Lavf58.28.100

Continue navegando