Buscar

Aap1 e 2 - Aprendizagem da Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap2 - Aprendizagem da Matemática
1) "A Base Nacional Comum Curricular valida e ratifica o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil argumentando que, por meio de experiências, as crianças constantemente se deparam com situações relacionadas a conhecimentos matemáticos, tais como: contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, grandezas e medidas, identificação de figuras geométricas planas e espaciais, reconhecimento de numerais ordinais e cardinais, entre outros".
GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Aprendizagem da Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2019.
Os conhecimentos matemáticos devem ser explorados em situações do cotidiano dos alunos, podem ser exemplificados por meio de:
Alternativas:
· a)contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, grandezas e medidas, figuras geométricas planas e espaciais, números ordinais e cardinais.
· b)exclusão, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, análise, figuras geométricas planas e espaciais, números ordinais e cardinais.
· c)ordenação, relações entre quantidades, desvio, grandezas e medidas, privação, números ordinais e cardinais.
· d)separação, isenção, relações entre quantidades, dimensões, grandezas e medidas, figuras geométricas planas e espaciais, omissão.
· e)compatibilidade, ordenação, separação, expulsão, grandezas e medidas, figuras geométricas planas e espaciais, números ordinais e cardinais.
2) Seria cabível e oportuno que os professores de Matemática, nas escolas de todos os níveis, instruíssem seus alunos de que o ensino desse componente curricular é uma das formas de preparar a nação para o futuro.
Adaptado de: LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. Lisboa: Gradiva, 2004.
A fim de torná-lo mais atraente, a organização desse ensino deveria tirar partido da extraordinária vantagem trazida pelo fato de que a Matemática tem muitas faces, entre elas:
Alternativas:
· a)arte, aparato, linguagem e componente curricular.
· b)educação, aparelho, convenção e disciplina.
· c)habilidade, ferramenta, dialeto e profissão.
· d)competência, jogo, ofício e meio de comunicação.
· e)arte, instrumento, linguagem e desafio.
3) Segundo a BNNC, a organização do componente curricular Matemática no Ensino Fundamental, está particionada em unidades temáticas.
Ao final da área de Matemática, há uma separação por ano e cada unidade temática está estruturada em:
Alternativas:
· a)habilidades e competências.
· b)objetivos gerais e objetivos específicos.
· c)objetos de conhecimento e habilidades.
· d)Anos Iniciais e Anos Finais.
· e)Números e Álgebra.
4) A pertinência deve ser dada ao entendimento e caracterização do pensamento algébrico no Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Com essas considerações, analise as sentenças a seguir:
I. A Álgebra não é apenas um conjunto de procedimentos envolvendo os símbolos em forma de letra, mas consiste também na atividade de generalização e proporciona uma variedade de ferramentas para representar a generalidade das relações matemáticas, padrões e regras.
II. A temática Álgebra passou a ser encarada não apenas como uma técnica, mas também como uma forma de pensamento e raciocínio acerca de situações matemáticas. 
III. Por meio do pensamento algébrico, os alunos podem fazer uso de diferentes linguagens, tais como escrita, oral, gráfica, entre outras.
Sobre essas afirmações, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)Apenas I.
· b)Apenas I e II.
· c)Apenas I e III.
· d)Apenas II e III.
· e)I, II e III.

Continue navegando