A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica1

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Anteriormente à informatização nas escolas, esse recurso ainda não era realidade, e o acesso às obras, sobretudo às obras de arte que se encontram em museus, era bem menor". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gomes, Karina Barra; Nogueira, Sonia Martins de Almeida. Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 583-596, out./dez. 2008. p. 592
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas sobre a tecnologia e o acesso às obras de arte, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A tecnologia e o acesso a museus virtuais impedem que as pessoas vão a museus reais
	
	B
	O acesso às obras de arte por meio de museus virtuais é uma solução ilusória porque ali não está a obra física
	
	C
	A escola não é lugar para acesso a museus virtuais, porque isso diminui o tempo de estudo de disciplinas importantes
	
	D
	Já que a experiência estética tem que ser sempre ao vivo, não há necessidade do acesso a obras de arte por meio da tecnologia
	
	E
	A tecnologia permite que muitas de pessoas estabeleçam um contato mais próximo com as obras de arte, especialmente na escola
Você acertou!
Comentário: A alternativa “E” é verdadeira. “Não queremos afirmar, aqui, que as obras de arte perderam o seu fascínio devido ao acesso facilitado. Mas chamamos a atenção para o fato da facilidade do acesso permitir que grande parte de pessoas que, dificilmente buscariam admirá-las, estabeleçam um contato mais próximo com as obras de arte, especialmente na escola”. (Texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas, p. 592). 
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[...] professores de Desenho, Música, Trabalhos Manuais, Canto Coral e Artes Aplicadas, que utilizavam para as aulas os conhecimentos específicos de suas linguagens, passaram a ver esses saberes transformados em 'atividades artísticas'.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gomes, Karina Barra; Nogueira, Sonia Martins de Almeida. Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 583-596, out./dez. 2008. p. 585
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas sobre os reflexos dos “saberes” da arte transformados em “atividades artísticas”, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Essa transformação proporcionou um aprofundamento do conhecimento artístico em sala de aula
	
	B
	Os professores das escolas públicas encontraram dificuldades em apreender métodos de ensino nas salas de aula, resultando numa prática pouco fundamentada
Você acertou!
Comentário: A alternativa “B” é verdadeira. “Após esta Lei, os professores de Desenho, Música, Trabalhos Manuais, Canto Coral e Artes Aplicadas, que utilizavam para as aulas os conhecimentos específicos de suas linguagens, passaram a ver esses saberes transformados em “atividades artísticas”, o que fica claro na análise do Parecer nº 540/77 (CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, 1977): “não é uma matéria, mas uma área bastante generosa e sem contornos fixos, flutuando ao sabor das tendências e dos interesses”. Segundo Fusari e Ferraz (2001), os professores das escolas públicas encontraram dificuldades em apreender métodos de ensino nas salas de aula, resultando numa prática pouco ou nada fundamentada, necessitada de aprofundamentos teórico-metodológicos”. (Texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas, p. 585). 
	
	C
	As “atividades artísticas” incentivaram o desenvolvimento de saberes relacionados às especificidades das linguagens artísticas
	
	D
	Os métodos de ensino nas salas de aula foram recebidos com muita tranquilidade pelos professores
	
	E
	Os saberes ligados às artes se tornaram muito mais fundamentados em sala de aula
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Os elementos constitutivos da música estão relacionados às propriedades físicas do som, também designados como parâmetros sonoros".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: INTERSABERES.  Rota de Aprendizagem da Aula 3  da disciplina de Metodologia do Ensino de Arte na Educação Básica, Curitiba, slide 07.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 3 -  Música, da disciplina Metodologia do Ensino de Arte na Educação Básica assinale a alternativa que apresenta corretamente dois elementos constitutivos da música (também chamados de parâmetros sonoros):
Nota: 10.0
	
	A
	Sons graves e volume.
	
	B
	Altura e volume forte.
	
	C
	Altura e timbre.
Você acertou!
Comentário: A alternativa “C” é verdadeira. “Estes parâmetros são os elementos trabalhados de formas variadas nas diversas composições musicais, constituindo a obra musical. São eles: altura, intensidade, duração, timbre e densidade. Altura refere-se à frequência da onda sonora, que podemos perceber como sons graves ou agudos. Intensidade diz respeito à amplitude da onda sonora, sendo percebida como variações do volume do som, entre forte e fraco. Duração se relaciona à duração da onda sonora, que pode se apresentar como sons curtos ou longos. Timbre é a característica do som que nos permite identificar a fonte sonora, sendo possível distinguir os diversos instrumentos musicais ou vozes, ainda que realizem uma mesma linha melódica. Densidade está relacionada à quantidade de ondas simultâneas, podendo ser percebida como muitos sons ou poucos sons”. (Texto-base: Rota de aprendizagem da disciplina Metodologia do ensino da arte, Aula 3, Música, slide 07). 
 
	
	D
	Som curto e som longo.
	
	E
	Onda simultânea e som agudo. e
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[...] vivemos 'sob a égide de uma sociedade classista, vale dizer, estruturada na extração de mais-valia absoluta, relativa e extra' em que as relações sociais são, por base, estabelecidas primeiramente por critérios materialistas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gomes, Karina Barra; Nogueira, Sonia Martins de Almeida. Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 583-596, out./dez. 2008. p. 593
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas sobre a função do professor de arte, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Professores de arte devem ensinar aos alunos exclusivamente as técnicas artísticas.
	
	B
	Não é da alçada do professor de arte ser um agente social, cultural e político.
	
	C
	Professores de arte são agentes sociais, culturais e políticos, que promovem uma cidadania ativa envolvendo as práticas artísticas
Você acertou!
Comentário: A alternativa “C” é verdadeira. “Se professores de Arte são agentes sociais, culturais e políticos, que promovem aos indivíduos a oportunidade de ampliar o entendimento para garantir a efetivação de uma cidadania ativa e participante (BRASIL, 1997), envolvendo as práticas artísticas, eles precisam abordar seus conteúdos e práticas de forma a levar seus alunos a refletirem na atualidade e em seus parâmetros”. (Texto-base Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas, p. 593). 
	
	D