Buscar

MAPA GEOGRAFIA FISICA

Prévia do material em texto

MAPA - LGEO - GEOGRAFIA FÍSICA - 2020C
Período
20/07/2020 08:00 a 04/10/2020 23:59 Horário de Brasília
Status
ABERTO
Nota máxima
2,00
Data Final
04/10/2020 23:59 Horário de Brasília
Finalizado
Não
Nota obtida
-
Data Gabarito
Não disponível
Finalizado em
-
Data e Hora Atual
07/08/2020 16:59:56 Horário de Brasília
1 QUESTÃO
Enunciado:
QUESTÃO 1
Leia as notícias abaixo:
 
Queimadas aumentam 82% em relação ao mesmo período de 2018
Número de focos é o maior de janeiro a agosto em 7 anos. Nesta segunda-feira, junção de frente fria com fumaça amazônica fez o 'dia virar noite' em São Paulo, Mato Grosso do Sul e norte do Paraná.
As queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano de 2018, se compararmos o mesmo período de janeiro a agosto – foram 71.497 focos neste ano, contra 39.194 no ano passado. Esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no país. Os dados são do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), gerados com com base em imagens de satélite. [...]
Portal G1. Disponível em:  https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/08/19/queimadas-aumentam-82percent-em-relacao-ao-mesmo-periodo-de-2018.ghtml. Acesso: 23/10/2019.
 
Queimadas aumentaram em cinco dos seis biomas monitorados pelo Inpe em 2019
Os dados sobre queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, no período que vai de janeiro a agosto deste ano, houve aumento no total de focos de incêndio de cinco dos seis biomas monitorados. Além de atingir a Amazônia com maior intensidade, o aumento do fogo também ocorreu no Cerrado, na Mata Atlântica, no Pampa e no Pantanal, na comparação com os anos anteriores. Houve queda no número de queimadas apenas na Caatinga. [...]
O aumento mais significativo em relação à série histórica ocorreu no Pampa, que teve 977 focos de incêndio registrados pelo Inpe entre janeiro e agosto de 2019. O número é o maior desde 2009, quando houve 1.039 incêndios detectados nesse bioma. Além disso, a quantidade de queimadas seguia em queda desde 2016. Naquele ano, o sistema de monitoramento identificou 916 focos de incêndio no Pampa.
Agência Lupa. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/09/02/aumento-queimadas-biomas-amazonia/ Acesso em: 26/10/2019.
 
De fato, 2019 não foi um ano bom para o meio ambiente no Brasil. Logo no início do ano houve um grande crime ambiental em Brumadinho (MG), no meio do ano o aumento do desmatamento na Amazônia e a explosão no número de focos de incêndio, e já no segundo semestre deste ano, o vazamento de petróleo no oceano e a contaminação das praias nordestinas.
Uma das formas de chamar a atenção das pessoas sobre os problemas ambientais recentes são as peças publicitárias, presentes na internet, em revistas e nos comerciais de TV, as quais quase sempre acompanhadas de uma palavra ou uma pequena frase de impacto: o SLOGAN.
Segundo o Dicio (Dicionário online da língua portuguesa - https://www.dicio.com.br/), o slogan pode ser entendido como: Frase publicitária ou de propaganda, breve e incisiva. Por estas características, é sempre vinculada a uma campanha publicitária que tem intenção de passar alguma mensagem, porém de uma forma muito breve e geralmente em consócio com uma imagem simples, porém vinculada à mensagem.
Veja alguns exemplos abaixo:
 
Acesso em: http://legado.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2009/12/campanha-pela-reducao-de-sacolas-plasticas-chega-ao-rio-de-janeiro
 
Acesso em: http://sucupiramaisquefilmes.blogspot.com/2011/04/belo-horizonte-primeira-capital-sem.html
 
Acesso em: https://jornalggn.com.br/meio-ambiente/os-grupos-de-ecologia-radical/
 
Acesso em: https://www.pinterest.ca/pin/368521182003934150/?autologin=true
 
Acesso em: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/wwf-for-living-planet.html
Assim, para este mapa você deverá produzir um material publicitário com um slogan chamando a atenção para os problemas ambientais, seguindo os passos a seguir:
 
1º Passo (Selecione a problemática): 
- Crime ambiental em brumadinho, com rompimento da barragem de rejeito. (https://brasil.elpais.com/tag/rompimiento_presa_brumadinho)
- Aumento do desmatamento na Amazônia (https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/08/16/desmatamento-da-amazonia-aumentou-15percent-no-acumulado-em-12-meses-diz-instituto.ghtml)
- Aumento queimadas no Brasil (https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/09/02/aumento-queimadas-biomas-amazonia/)
- Manchas de óleo (petróleo) no litoral nordestino (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/10/26/manchas-de-oleo-se-espalham-por-mais-praias-do-nordeste.ghtml)
 
2º Passo (Elabore o slogan): 
- Após escolher o problema ambiental e ler sobre ele, elabore um slogan de impacto (frase).
- Lembre-se que o slogan deve ser vinculado a alguma problemática ambiental. 
 
3º Passo (Escolha uma imagem): 
- Acesse os bancos de imagens gratuitos existentes na internet e escolha e baixe uma imagem relacionada à problemática ambiental escolhida e que complemente ou ilustre o seu slogan.
Banco de imagens gratuitas:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Featured_pictures?uselang=pt-br
https://picjumbo.com/
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/banco-de-imagens
https://pixabay.com/pt/
- Você pode utilizar outras fontes, desde que mencione a referência. 
 
4º Passo (Insira no PowerPoint): 
- Elabore um slide no PowerPoint, igual a uma peça publicitária.
- Organize o seu slogan e a imagem. Salve o PowerPoint e submeta o arquivo para avaliação.
- No final da disciplina, todos eles estarão disponíveis em um vídeo no canal do Ead Geografia Unicesumar no Youtube.
 
Atenção!
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, siga as seguintes instruções:
- Desenvolva seu trabalho no Template/Modelo disponibilizado no Material da Disciplina.
- Siga atentamente as orientações descritas, desenvolvendo, em seu trabalho, todos os conteúdos elencados.
- Assista ao tutorial explicativo do MAPA, disponível na Sala do Café.
- Formate sua atividade em arquivo PowerPoint (ppt. ou pptx.).
- Anexe o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
Importante:
Após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Bom trabalho!