Buscar

Natação e Desenvolvimento Motor em Crianças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NATAÇÂO
NATAÇÃO E O SEU DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS
Como já sabemos a natação é um esporte aguático, que pode trazer vários benéficios tanto para crianças normais como para crianças com deficiência física e mental. A natação vem há alguns anos ajudando nas pesquisas dentro da aréa de saúde, pois ela pode trazer inúmeras melhorias no desenvolvimento motor e melhorar a gualidade de vida em crianças com deficiência física e mental, fazendo com que as crianças se sintam estimuladas e superem obstáculos.
Hoje quando pensamos no esporte da natação, logo pensamos em maior gualidade de vida para as crianças, pois ao longo do seu desenvolvimento ela pode ajudar o sistema motor e psicológico. Ela também influência nos aspectos sociais e psicológicos das crianças moldando essas crianças para uma vida saúdavel.
Para Haddad (2007, p10) apud Nahas (2001) “gualidade de vida pode ser uma medida da própria dignidade humana, pois pressupõe o atendimento das necessidades humanas fundamentais.”
Sendo assim, observamos o quanto a natação é benéfica para o corpo humano as mudanças causadas por ela estimulam o desenvolvimento cognitivo e motor nas crianças adaptando-as para desenvolver qualquer atividade física.
A ATUAÇÃO DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A natação aplicada de modo lúdico emprega inúmeras alternativas para que os seus adeptos desenvolvam habilidades motoras cabendo assim ao professor estimular essas habilidades por meio de exercícios e brincadeiras. A natação é muito importânte no desenvolvimento psicomotor onde ela aprimora a capacidade física e habilidades dos educandos auxiliando eles a desenvolverem a coordenação dos membros superiores e inferiores, agilidade, equílibrio e lateralidade proporcionando avanços no progresso motor e no processo de aprendizagens. A natação é o esporte que possui menor parcela de restrições comparada a benefícios como a construção do esquema corporal e no desenvolvimento psicomotor. A psicomotricidade na Educação Infantil, contribui para o desenvolvimento motor cognitivo e socioafetivo essencial na formação física e mental da criança. 
 A psicomotricidade pode ser entendida como um meio de estruturar os 
 elementos psicomotores e permite que o indíviduo conheça a si mesmo,
 o seu próprio corpo e o ambiente em que está inserido. (Dourado, 2013)
É fundamental nesse processo de aprendizagem que o professor saiba conhecer o desenvolvimento motor e suas fases, utilizando atividades adeguadas para que o corpo possa ser utilizado como meio de se explorar, criar, brincar, imaginar, sentir e aprender explorando os conceitos da psicomotricidade. Cabe ao profissional de Educação Física ser um estimulador e facilitador criando situações e estímulos variados trazendo a psicomotricidade sob o olhar pedagógico e preventivo, que tem por objetivo unir o corpo (sinestésico) o sujeito ( relacional) e a afetividade.
DESENVOLVIMENTO MOTOR
O desenvolvimento perceptivo-motor aplicado de maneira correta garante uma construção mais adeguada acerca do mundo extrínseco que a permeia, o sistema sensório-motor da criança está completamente ligado com o desenvolvimento na aprendizagem simbólica, onde noções de espaço tempo se fazem indispensáveis para esta associação. Assim, o desenvolvimento motor é a aréa de estudos relacionados à aprendizagem motora e comportamento motor, contempladas por habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas. Sendo estabelecidos preceitos básicos para respaldar ações pedagógicas.
 Desenvolvimento motor é uma alteração contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da vida. (GALLAHUE, 2003, p. 96, apud Machado, p. 10)
Algumas habilidades são incorporadas ao longo de nossas vidas em cada fase de nossa vida quando criança: noções de espaço, controle postural e equílibrio, ter controle sobre sua postura, controle do seu movimento, como virar para os lados, deitar, sentar e ficar de pé.
ATIVIDADES LÚDICAS NA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS 
Existem várias pesquisas que constatam a importância do ensino lúdico na natação como um método eficiênte para superar e vencer dificuldades do próprio corpo no meio líquido e mo solo. Sendo assim, o desenvolvimento de atividades lúdicas aguáticascom jogos, brincadeiras e movimentos corpóreos-sensórios melhoram a obtenção de força e equílibrio aos movimentos corporais e a socialização para com o próximo. A utilização de materiais alternativos e didáticos durante o processo pedagógico nas aulas de natação como o pé de pato, tapetes flutuantes, bambolés, argolas, canudos, palmar, garrafas pet, a máscara, a mesa ou a cadeira que servem de plataforma, o espaguete entre outros estimulam a criatividade dos alunos e professores. O professor pode e deve sugerir ou criar novas alternativas com o auxílio dos alunos, criando novos materiais recicláveis ou até estimular que os alunos confeccionem materiais para serem aderidos nas atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HADDAD, Fernanda Hipólito. A natação como fator de promoção da gualidade de vida em crianças de dez a doze anos. Universidade de Brasília. 
MACHADO, Bruno Ribeiro; RUFFEIL, Roberto. Natação e o desenvolvimento em crianças de dois a seis anos de idade. Universidade estadusl do Paraná.
BECCHI, Anne Cristine; LIMA, Sônia Maria Toyoshima. A ludicidade na natação para crianças com deficiência física. Congresso brasileiro multidisciplinar de educação especial.
BORGES, Raphaella Khareniny Fernandes de Melo. MACIEL, Rosana Mendes. A influência da natação no desenvolvimento dos aspectos psicomotores em crianças da educação infantil. Revista científica multidisciplinar.

Outros materiais