Buscar

Gestão de Resíduos Sólidos FAEL 2


Prévia do material em texto

"Medicamentos descartados são resíduos. Os medicamentos vencidos e descartados são considerados resíduos, que apresentam riscos à saúde humana e ao meio ambiente, principalmente a água e ao solo. O destino dos medicamentos que sobram de tratamentos finalizados e dos que são comprados em quantidades desnecessárias são guardados para serem utilizados novamente. Assim, a falta de tempo para ir ao médico ou a carência de atendimento de consultas gratuitas, ou o acreditar que não é necessário procurar um médico faz com que se utilizem prescrições anteriores.A população é a peça chave na solução dos problemas causados pelos medicamentos quando inadequadamente descartados no ambiente. Porém, para que esse papel seja exercido de forma consciente e absoluta, é necessária a educação juntamente com a consciência ambiental e o acesso à informação ambientalmente correta, para que assim, com essa informação, possa exercer, de forma plena, a defesa da sustentabilidade."
Fonte: Hoppe, TRG e Araújo, LEB. CONTAMINAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PELO DESCARTE INADEQUADO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU NÃO UTILIZADOS, v(6), no 6, p.1248–1262, mar/2012.
Elabore um modelo para assegurar que medicamentos vencidos tenham a destinação correta. Ampare-se nos modelos de logística reversa.
	Embora haja uma gama de legislações que tratam das diversas fases de importação, fabricação e distribuição dos medicamentos, o cidadão, que é o consumidor final, está longe de ser atingido com as informações necessárias ao descarte de medicamentos já vencidos, ou não utilizados. Há a necessidade de uma maior informação e orientação ao consumidor final, que acaba descartando seu medicamento no lixo, fazendo com que este caia no meio ambiente, ocasionando prejuízos à saúde de toda a população.
	Como modelo de logística reversa, há de se proporcionar à população informações corretas de descarte de medicamentos, bem como proporcionar locais de coleta de resíduos de medicamentos vencidos. Para uma maior eficácia de abrangência à população, os postos de saúde, que são os locais de maior procura de medicamentos, além das farmácias, poderiam ser um dos locais de coletas desses medicamentos, com distribuição de panfletos explicativos da não reutilização de medicamentos sem receitas ou vencidos, bem como do descarte correto dos mesmos. Para tanto, há de se criar uma cadeia de informações entre os governos constituídos, importadores, fabricantes, laboratórios, farmácias, hospitais, postos de saúde e a população, que é quem tem a responsabilidade de devolver o medicamento vencido.

Mais conteúdos dessa disciplina