Buscar

RESUMO ARTIGOS LDB

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUIZ REID
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé
Reconhecida pelo Decreto Federal no 81.904 - D.O.U. 11/7/78
JHENIFFER NOVAES DE OLIVEIRA – 171113 - Pedagogia – 7º período.
Legislação Educacional – Cremilda Couto – Atividade de interpretação da LDB.
LDB 9394/96 – TÍTULO VI – DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO
A lei de diretrizes e bases da educação 9394/96, sancionada em 1996 e vigente nos dias atuais com inúmeras emendas desde então, tem um título especificamente para tratar a formação dos profissionais de educação. São sete artigos ao todo, do art. 61 ao art. 69. Os profissionais de ensino, de acordo com o documento, são aqueles habilitados em nível médio ou superior, trabalhadores da educação com diploma de pedagogia ou portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica, profissionais com notório saber para ministrar dentro da sua área e profissionais graduados com complementação pedagógica.
A respeito dos fundamentos da formação docente, expresso no parágrafo único do documento estão: sólida presença de formação básica, para que possa ter competência nos conhecimentos científicos e sociais da sua profissionalização; associação de teoria e prática, ficando a cargo dos estágios esse diálogo; e aproveitamento de experiências anteriores, compreendendo que este profissional já possui saberes.
Para a atuação docente na educação básica, é determinado que haja formação em nível superior, de licenciatura plena. Porém, a lei estabelece que os formados em curso normal (presentes em alguns estados) sejam aceitos também, entretanto, com limitações. Os profissionais que possuem formação na Modalidade Normal são habilitados para ministrar aulas na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental.
Outro ponto que a lei trata é sobre a valorização do profissional de educação. Para o exercício do magistério em cargo público, por exemplo, é obrigatório o crivo de um concurso público de provas e títulos; a formação continuada dos professores também está respaldada pela lei, que se faz relevante, visto que é muito importante para a manutenção da educação brasileira; do piso salarial estabelecido para não haver defasagem de salário entre os profissionais, etc.

Continue navegando

Outros materiais