Buscar

PROVA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

PPP- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS.
Pergunta 1		0 / 0.2 pontos
Leia atentamente a entrevista realizada pela Revista Pátio com a autora Adriana Friedmann, cujo ponto principal da discussão é a importância de discutir o que queremos para as crianças:
"Na Educação Infantil, foram feitos muitos avanços em relação ao conhecimento das especificidades e necessidades das crianças dessa faixa etária, recursos têm sido mobilizados para a construção de equipamentos, aprimoramento de espaços, compra de brinquedos e mobiliário. Também ocorreram diversos avanços nas propostas que priorizam o brincar, a arte e o movimento. As neurociências vieram corroborar a importância de atividades e estímulos nessa etapa da vida do ser humano, o que a psicologia do desenvolvimento e outras ciências humanas já indicavam. Em nosso país, economistas e gestores públicos vêm priorizando essa etapa quanto a investimentos, documentos e direitos, mostrando a grande dívida social que precisa ser sanada com as crianças brasileiras. Vejo todos esses como importantes avanços para a educação infantil. Por outro lado, ainda é complexa a concretização no cotidiano dos centros de educação infantil, de tempos e espaços que garantam o brincar, a autonomia, o respeito a necessidades e interesses individuais: muitas crianças ainda continuam carecendo dessas oportunidades.
FRIEDMANN, A. É hora de discutir o que queremos para nossas crianças. Revista Pátio, n. 32, jul. 2012. Disponível em:<http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/7225/e-hora-de-discutir-o-que-queremos-para-nossas-criancas.aspx>. Acesso em: 11/01/2015.
Com base nessa discussão, numere, em ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir.
1. Conquista histórica.
2. Problemática social atual.
3. Desafio para os educadores.
4. Conquista social contemporânea.
5. Desigualdade e contradição social.
( ) Mudanças na organização social que interferem significativamente nas oportunidades de brincar das crianças.
( ) Reconhecimento social da importância da infância e do brincar para a criança.
( ) Mudança na concepção de criança e no modo de organizar a Educação Infantil.
( ) Necessidade de trazer para a vivência cotidiana questões discutidas e reconhecidas pelos educadores.
( ) Nem todas as crianças têm oportunidade de brincar e de viver a infância.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Corrigir Resposta
a) 2, 4, 1, 3, 5.
b) 1, 2, 3, 4, 5.
c) 5, 3, 4, 2, 1.
d) 2, 1, 3, 4, 5.
e) 5, 4, 3, 2, 1.
Pergunta 2		0.2 / 0.2 pontos
Comer frutas e verduras todos os dias, praticar atividade física, dedicar um tempo para o lazer, escovar os dentes e tomar banho, são hábitos essenciais para uma vida saudável.
De acordo com a definição do dicionário Aurélio, hábito provém do latim habĭtus e trata-se de um substantivo masculino que se refere a uma disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de um ato, uso, costume. O fato é que um hábito acaba se incorporando ao nosso modo de pensar, sentir ou agir, tornando-se inconsciente e automático.
E quando começamos a desenvolver hábitos?
Arribas (2008) explica que isso ocorre nos primeiros anos de vida e que a rotina possui um papel muito importante na formação de diferentes tipos de hábitos, tais como: 
1. Hábitos em relação a vivências vitais.
2. Hábitos que reforçam a imagem positiva.
3. Hábitos relacionados à própria defesa.
4. Hábitos em relação ao trabalho e atividade.
5. Hábitos de comunicação e convivência.
ARRIBAS, T. L. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2008.
HÁBITO. In: FERREIRA, A. B. de. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. Curitiba: Positivo, 2009.
Com base nesses itens apresentados, numere as explicações que se relacionam a cada um deles:
( ) Relacionam-se com a autonomia pessoal, relações interpessoais e as experiências grupais.
( ) Dizem respeito às questões voltadas para a proteção pessoal.
( ) Referem-se às questões como a alimentação, higiene e descanso.
( ) Tratam-se dos aspectos relativos ao cuidado pessoal e às condutas.
( ) Referem-se à ordem, organização.
A sequência correta das explicações é:
a) 4, 3, 2, 1, 5.
b)2, 3, 4, 5, 1.
c) 5, 3, 1, 2, 4.
d) 1, 4, 3, 5, 2.
e) 4, 3, 5, 1, 2.
Pergunta 3		0 / 0.2 pontos
Ao analisarmos o cotidiano das instituições educacionais, uma questão relevante é a organização dos espaços. A partir dos estudos acerca dessa temática, Forneiro (1998) destacou a diferença entre espaço e ambiente:
FORNEIRO, L. I. A Organização dos Espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, M. A. Qualidade em Educação Infantil. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.
I. Os espaços se referem ao aspecto físico, ou seja, os locais para a atividade são carac­terizados pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário. E os ambientes se referem a aspectos mais específicos como as cores utilizadas e a decoração. Nesse sentido, para os educadores é mais relevante a discussão da questão dos espaços.
Porque:
II. Os espaços físicos constituem locais de aprendizagem e desenvolvimento e o ambiente aspectos subjetivos, voltados a questão estética. Portanto, essa função ficaria a cargo do diretor da instituição educacional.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 4		0 / 0.2 pontos
O professor, ao organizar a rotina na Educação Infantil, precisa considerar o tempo, o espaço e a articulação das ações educativas de cuidado e as demais ações educativas entendendo que o cuidar e o educar são indissociáveis.
Considerando as ideias apresentadas, avalie as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas:
I. As ações educativas de cuidado são meramente biológicas e têm como objetivo essencial assegurar a satisfação de necessidades orgânicas, promovendo a saúde e o bem-estar das crianças.
Porque:
II. As atividades de cuidado são essenciais para que a criança se aproprie da cultura do grupo a que pertence e realize aprendizagens significativas para a vida em sociedade.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
B)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 5		0.2 / 0.2 pontos
Leia com atenção o texto a seguir:
"A rotina estruturante é como uma âncora do dia-a-dia, capaz de estruturar o cotidiano por representar para a criança e para os professores uma fonte de segurança e de previsão do que vai acontecer. Ela norteia, organiza e orienta o grupo no espaço escolar, diminuindo a ansiedade a respeito do que é imprevisível ou desconhecido e otimizando o tempo disponível do grupo. A construção da rotina do grupo é um exercício disciplinar que envolve prioridades, opções, adequação às necessidades e dosagem das atividades."
PROENÇA, M. A. de R. A rotina como âncora do cotidiano na educação infantil. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, ano II, n. 4, p. 13-15, abr./jul., 2004.
Considerando o texto anterior e o conteúdo estudado em seu texto-base, analise as afirmativas a seguir:
I. A rotina, na medida em que consideram os ritmos individuais, proporciona bem-estar às crianças em relação a uma série de cuidados que se centram nas atividades de descanso, alimentação e higiene.
II. Como a rotina auxilia na organização do tempo, possibilita que a criança adquira segurança e percebadesde cedo que o mundo é regido pela organização e que há uma sucessão do tempo.
III. Para que a rotina seja adequada, precisa estar organizada a partir de um planejamento flexível, pois deve-se considerar os imprevistos ocorridos como possibilidade de realizar novas aprendizagens e de propor novos desafios, o que requer a reorganização do trabalho pedagógico.
IV. Para que as crianças possam vivenciar situações com segurança e estabilidade emocional, o professor deve organizar as atividades seguindo certo padrão.
V. Ao organizar a rotina, o professor precisa pensar em uma sequência básica e diária, contemplando propostas interessantes para as crianças. Para tanto, terá que refletir apenas sobre quem são as crianças, seus gostos e preferências.
Agora, assinale a alternativa correta:
a)As afirmativas II e III são verdadeiras.
b)As afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
c) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) As afirmativas I e III são verdadeiras.
e) As afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

Continue navegando