Buscar

atividade avaliativa 1 sociedade e contemporaneidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sociedade na qual vivemos hoje já não é mais a sociedade alienada a TV ou Radio, fonte de notícias da qual nossos pais e avós foram acostumados desde muito cedo a acreditar como verdade absoluta, é claro que também se usava muitas fontes ótimas como os livros do qual ainda utilizamos, não mais que a rede global imposta na era da informação rápida conhecida hoje como internet. Ao contrário das mídias anteriores que estimulavam a passividade e a obediência, a internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos com muitos e em escala global. 
 O que está inerente a sociedade informal é o fato de as tecnologias agora disponíveis amplamente em qualquer lugar, que uma pessoa se encontra ter acesso as possibilidades impensáveis e imprevisíveis que o ser humano é capaz de tomar com o alcance de um “click”, ações essas que podem ser “boas” ou “ruins”.
 Nos dias atuais, com tantos recursos e informações que temos disponíveis ao nosso alcance, realidade e ficção cientifica se tornam cada vez mais próximos de se tornarem uma única realidade. Realidade virtual é o novo conceito em fóruns e temas a respeito da humanidade que caminha a passos largos para um futuro onde a robótica e inteligência artificial iram estar presentes em todo lugar do planeta. 
 Voltando a mente humana e tecnologia, conseguimos exploram os pensamentos e vontades da população através de algoritmos e palavras chaves que pesquisam. Formando opiniões e interagindo em tempo real com o usuário de tais aplicativos. As redes sócias estão se mostrando não somente uma ferramenta de entretenimento e comunicação entre usuários, mas também, de pesquisas sobre comportamento, educação, cultura e vontades antes excluídas da sociedade e do meio social do indivíduo. No primeiro episódio da série Black Mirror, conseguimos ver como essa tecnologia pode ser toxica se administrada por mentes perturbadas e assassinas, mostrando o poder da rede, da conexão entre todos que a internet nos trouxe. Logo se apresenta um anônimo não conhecido por ninguém tomando decisões através da força psicológica tomada em nossas mentes do bem pelo próximo fazendo um homem de poder governamental alto se expor de maneira obscena e perturbada na rede que usamos. Tudo para mostrar ao mundo que, o que se entende por poder nos tempos atuais é modificado por algoritmos da rede do poder, a qual qualquer um de nós pode usar tanto para ajudar quanto para acabar com a realidade de uma pessoa, uma nação ou um continente inteiro com uma notícia que por muitas vezes não é verdadeira mas que os usuários acreditam e não buscam a real informação, assim, acreditando nas “fake News “ e compartilhando tudo que lhe é colocado à vista.

Continue navegando