Buscar

Pratica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Licenciatura em Matemática
Disciplina: Prática de Ensino em matemática II
Professora: Rosana Bortolanza Insabrald
Acadêmico(a): Luciana Pinto Capitanio RGM: 073.327 
Pólo: Passo Fundo - RS Data: 14/03/2020
ATIVIDADES DAS AULAS 01 E 02
1) De acordo com as aulas 1e 2, verificamos que ainda hoje em dia encontramos alunos e até mesmo alguns professores que apresentam Matofobia. Explique o é essa fobia. Para esta atividade é interessante que leia o artigo Matofobia: Infelizmente uma realidade escolar. Como evitar isso? De Vera Lucia Felicetti e Lucia M.M.Giraffa, postado no material de aula/arquivo.
Elabore um texto, com suas palavras, de no máximo 10 linhas, explicando esta fobia. Não copie partes do texto do artigo postado, nem copie da internet, pois será considerado plágio.
O conceito de Matofobia (aula/arquivo), diz- se do medo/aversão à Matemática por muitos alunos, desde os anos iniciais onde se constrói a base da Educação Básica. O sentimento de matofobia corresponde a um fator que intervém negativamente no processo de ensino aprendizagem da disciplina de matemática, interferindo na vida escolar do discente e ao longo da vida cotidiana. Outra afirmação, é de que a matofobia está, diretamente, associada a formação do professor e da forma como o profissional desta área ensina a matemática e os métodos que utiliza em sala de aula. Os desafios que o professor de matemática enfrenta no dia a dia para ensinar, faz com que este profissional desenvolva a matofobia, com relação ao ensinar, pois a concepção ensino aprendizagem é entendido como uma atividade para a transmissão do conhecimento e suas práticas é que determinam o seu sucesso ou fracasso. Para que a aprendizagem ocorra, no contexto da prática pedagógica é necessário dar condições para que o professor atue significativamente, ou seja, ter condições de trabalho adequados, assim como, formação e experiências, e os métodos( práticas pedagógicas) a desenvolver coerentes com a realidade dos alunos.
2) Entreviste 2 alunos e 2 professores (pode ser de qualquer disciplina) e pergunte-lhes se tem ou não matofobia, explicando o porquê de sua resposta. Não é preciso citar nomes, apenas a idade dos entrevistados.
Entrevista aluno 1 (6° Ano): 
Pergunta: Você sabe ou já ouviu falar sobre, o que é matofobia?
Reposta do aluno: Não. O que é isso?
*Explicando ao aluno do o significado do matofobia, o aluno volta a responder.
Resposta do aluno: Não gosto de matemática porque prefiro as aulas de Educação Física, pois não precisa escrever e fazer cálculos. Não vou usar a matemática para trabalhar no futuro. Não quero ser professor de matemática.
Entrevista aluno(a) 2 (9° ano):
Pergunta : Você sabe ou já ouviu falar sobre, o que é matofobia?
Resposta: Nunca ouvi falar. Pode me explicar?
*Respondi a aluna o conceito sobre Matofobia e esta compreendeu do que se tratava.
Resposta da aluna: A matemática é uma das minhas matérias favoritas, mas há alguns conteúdos e cálculos que são difíceis de compreender pois acredito que não serve para nada, como por exemplo: Operações com Radicais. Muito complexas as propriedades não sei como usar no meu dia a dia.
Conclusão: Muitos alunos tem certa aversão à disciplina de matemática desde os anos inicias aos anos finais do Ensino Fundamental. Analisando um pouco mais, percebo que a base (anos inicias) contribui para o sucesso ou fracasso na aprendizagem da Matemática, se bem trabalhada nessa fase da criança e sanada suas dificuldades, há grandes chances do professor de Matemática conseguir vencer essa aversão ou medo da disciplina, tornando as aulas mais prazerosa e significativa.
ENTREVISTA COM PROFESSORES.
Professor A: O que você entende por Matofobia?
Resposta: O professor não soube significar “o que é matofobia?”. Pediu desculpas e disse que iria se informar e que o procurasse em outra oportunidade.
Professor B: O senhor têm matofobia ou sente matofobia no seu trabalho?
Resposta do professor: Sei que fobia está relacionado ao medo, mas se você me esclarecer sobre ao que se refere a matofobia, posso te responder. 
- Explicando ao entrevistado sobre o significado de matofobia, o professor diz:
 -Se o significado é sobre medo ou aversão a matemática, posso afirmar que sim. Nem sempre somos reconhecidos pelo nosso trabalho, nossa atuação em sala de aula é 
constantemente criticada. Procuro sempre ser o mais objetivo possível ao ensinar, mesmo a matemática sendo a grande vilã tenho tido alguns avanços, mas é muito complicado receber alunos com a ideia fixa que sua disciplina é difícil, não serve pra nada, onde vou usar isso, etc. Mas, o importante é que não desisto fácil.
Conclusão: A entrevista com os profissionais da educação deixa claro que têm pouca informação e, que, muitas vêzes nunca ouviram falar sobre Matofobia. Também, apresenta um profissional desmotivado, desvalorizado e que mesmo com tantos desafios está disposto a superar e enfrentar essas dificuldades de sala de aula.

Outros materiais