Buscar

Atividades Reflexivas II - Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Nome: Thalles Augusto Venâncio Araújo
RGM: 18633005
Atividade Reflexiva: Unidade II
Polo: São Mateus-ES
Unidade II - O Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.
	
	As observações foram realizadas nos meses de março e abril do corrente ano, no 9º do Ensino Fundamental nas turmas A e B. Onde na ocasião foi possível acompanhar as aulas ministradas pela Professora em exercício, que é formada em licenciatura em matemática.
A observação ocorreu nas turmas acima citadas no horário matutino e se deu em sequência de dias o que foi muito proveitosa, pois me proporcionou uma visão mais ampla da realidade da vida escolar tanto da Professora quanto dos alunos. O relacionamento da professora com seus alunos é normal, sendo atenciosa e simpática, e começando sua aula com a chamada.
Nas semanas em que estive observando às aulas, um dos conteúdos lecionados pela professora foi sobre teorema de Pitágoras; sendo o conteúdo um dos primeiros previsto no Plano de Ensino da disciplina. Ela demonstrou bastante firmeza nas explicações contextualizando bem o assunto e exemplificando de diversas maneiras utilizando o livro didático atrelados a anotação no quadro, sendo elas mais resumidas e de mais fácil entendimento. Através de exemplos que podem ser vistos no dia a dia do aluno, tornou o conteúdo mais atrativo e os manteve bem concentrados na aula, mesmo utilizando o método de ensino mais simples e tradicional, quadro e o pincel.
O conteúdo exposto em sala de aula estava de acordo com os objetivos presentes no Plano de Ensino e no Projeto Político Pedagógico que visa levar aos alunos a máxima compreensão dos conceitos e conteúdos matemáticos trabalhados; estabelecendo relações entre a matemática e o cotidiano e as outras áreas do conhecimento; desenvolvendo e compreendendo a linguagem matemática; tornando o aluno um agente ativo no processo de ensino e aprendizagem assumindo uma postura que zela pela comunicação, pelo diálogo e pela colaboração; e o mais importante, Interpretar e resolver situações problema.
De acordo com os PCN (1998), um problema matemático é definido como uma situação que necessita de uma sequência de ações ou operações para obter o resultado, isto é, a solução não está explícita, porém é possível construí-la. É papel do professor criar um ambiente na sala de aula que propicie essa construção por parte dos alunos, que os mesmos possam criar estratégias para resolver um dado problema através de seu conhecimento prévio.
Para Dante (2009) os objetivos da formulação e resolução de problemas são: fazer o aluno pensar produtivamente; desenvolver o raciocínio do aluno; ensinar o aluno a enfrentar situações novas; dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da Matemática; tornar as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras; equipar o aluno com estratégias para resolver problemas; dar uma boa base matemática às pessoas.
 Os alunos participam bastante da aula, pois a professora os estimula com perguntas e procura direcioná-las aos que ela percebe maiores dificuldades de aprendizagem e sempre que possível convida alguns deles a resolver os exercícios no quadro o que para minha surpresa eles vão ao quadro sem nenhum problema e os demais ajudam na resolução. 
REFÊNCIAIS 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.
DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.

Outros materiais