Buscar

Atividades Reflexivas III - Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Nome: Thalles Augusto Venâncio Araújo
RGM: 18633005
Atividade Reflexiva: Unidade III
Polo: São Mateus-ES
Unidade III – Planejamento, implementação e avaliação de processos de ensino e de aprendizagem.
A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. A aprendizagem escolar está intrinsecamente vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado com o objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino.
Em documento apresentado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) afirma que o Currículo do Espírito Santo alinha-se à Base Nacional Comum Curricular, documento de fundamental importância que define as aprendizagens essenciais, visando assegurar o direito de desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes da educação básica no país e garantir a professores, pedagogos, diretores escolares e estudantes de todo o território nacional o acesso a uma base curricular sistematizada, democraticamente contemplativa de especificidades locais, quando somada às proposições de estados, municípios e Distrito Federal por meio de seus documentos curriculares.
Após tomar conhecimento do documento, procurei por meio de conversas identificar a visão dos professores em relação ao currículo escolar. O único fator e repetidos por todos o professores se trata da simetria entre os programas curriculares desenvolvidos no Brasil, resguardando os alunos de possíveis divergência de ensino e aprendizagem, principalmente aqueles que migram pelo país.
Outro aspecto citado é a necessidade do documento sempre colocar em primeiro lugar as necessidades do aluno, pois o curriculo tem como objetivo garantir a aprendizagem e suas diferentes formas de desenvolvimento, de respeitar o estudante em sua singularidade, integralidade e diversidade, de ampliar a leitura de mundo a partir do conhecimento. Plano Nacional de Educação, promulgado pela Lei nº 13.005/2014, reitera a necessidade de estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitadas as diversidades regional, estadual e local (BRASIL, 2014).
Por minha surpresa, nas discursões foram deixados de lado os aspectos negativos do curriculo escolar, se é que existam aspectos negativos, esperava até uma “discursão mais acalorada” sobre o tema, até mesmo pelo fato das opiniões sobre o curriculo escolar envelver contexto político ideológico. De modo geral, acredito no curriculo escolar não como uma ferramenta, mais sim um norte, um caminho a ser explorado pelo educador, tornando o curriculo um alicerce da escola, e não apenas conteúdos há serem ensinados, transmitidos e memorizados, fornecendo base necessária para o entendimento e para a reflexão.
REFERÊNCIAS
Apresentação Currículo do Espírito Sando. Disponível em: <https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/2-Texto-Introdutorio.pdf>. Acesso em: 29/05/2019.
Espírito Santo (Estado). Secretaria da Educação E77g Guia de implementação / Secretaria da Educação. – Vitória: SEDU, 2009. 72 p.; 26 cm. – (Currículo Básico Escola Estadual)

Outros materiais