Buscar

Lutas Apol 2

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Lutas
Leia o trecho de texto:
“Identificaram-se duas formas de relação com o alvo – tocando e segurando – e duas formas de relação com a meta – direta e indireta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 207-227, fev. 2010. p. 211. https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/9743/8928. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais sobre a meta indireta, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A finalidade da luta pode ser segurar ou tocar o corpo do adversário (alvo) para pontuar ou terminar o combate.
	
	B
	Significa que as ações de tocar e segurar são um meio para finalizar o combate, seja por meio de uma projeção, de uma exclusão ou de um knock out.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. “Se a meta é indireta, significa que as ações de tocar e segurar são um meio para finalizar o combate, seja através de uma projeção (objetiva-se atirar o adversário ao solo), de uma exclusão (segura-se o adversário para tirá-lo dos limites da área de combate) ou de um knock out (quando o adversário é golpeado até cair no chão)” (texto-base, p. 211).
	
	C
	A finalidade é realizar esquivas para golpes no rosto em seguida golpear a linha da cintura.
	
	D
	Significa que os adversários obrigatoriamente utilizarão implementos para tocar o corpo do adversário (alvo).
	
	E
	A finalidade da luta pode ser representada por meio dos bloqueios (defesas) realizados durante um combate.
Questão 2/10 - Lutas
Leia a passagem de texto: 
“[...] na capoeira, a dimensão tático-cognitiva pode ser entendida como uma complexa teia de situações [...], que exigem dos jogadores capacidades como percepção, atenção, concentração, antecipação e tomada de decisão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. T. Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 177-189, maio 2015.  p. 183. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p177/29374. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento sobre a dimensão tático-cognitiva na capoeira, por meio de capacidades como percepção, atenção, concentração, antecipação e tomada de decisão, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O capoeirista age na tentativa de agredir o outro jogador.
	
	B
	O capoeirista age na tentativa de defender o outro jogador.
	
	C
	O capoeirista age na tentativa de derrubar o outro jogador.
	
	D
	O capoeirista age na tentativa de colocar o outro jogador em situação vulnerável.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Assim, na capoeira, a dimensão tático-cognitiva pode ser entendida como uma complexa teia de situações em um ambiente dinâmico, que exigem dos jogadores capacidades como percepção, atenção, concentração, antecipação e tomada de decisão. É através destas capacidades bem desenvolvidas que o capoeirista age com ‘malícia’, percebendo os ‘sinais relevantes’, prevendo as situações e agindo na tentativa de ‘enganar’, surpreender, iludir para tentar levar algum tipo de vantagem sobre o outro, colocando-o em situação vulnerável como forma de superação de um jogador sobre o outro” (texto-base, p. 183).
	
	E
	O capoeirista age na tentativa de aproximar-se do outro jogador.
Questão 3/10 - Lutas
Leia o trecho de texto: 
“O entrevistado estabelece diferenças entre modalidades de luta através da distância entre os oponentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 207-227, fev. 2010. p. 219. https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/9743/8928. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais sobre a característica da modalidade judô, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Arte marcial advinda da China com mais de 2000 anos de existência.
	
	B
	Luta na qual existe proximidade entre os adversários em que pode ocorrer ameaças de ataque, que refletem uma disputa de território de combate.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Coloca o Judô como luta na qual existe proximidade entre os adversários, podendo ocorrer ameaças de ataque, que refletem uma disputa de território de combate” (texto-base, p. 219).
	
	C
	Modalidade de média distância, na qual acontecem aproximações e ações de ataque que podem estar disfarçadas para iludir o adversário.
	
	D
	O ataque não acontece com o objetivo de disputar o território de luta, mas sim com o objetivo de se pontuar rapidamente para terminar o combate.
	
	E
	Modalidade caracterizada pela diversidade de chutes e socos em seus combates.
Questão 4/10 - Lutas
Leia a passagem de texto:
“Entretanto, existe um ramo das Lutas, também abordado pelos entrevistados, com nomenclaturas distintas, que seguramente é uma expressão do conhecimento Luta: as Formas (katas, katis)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 207-227, fev. 2010. p. 221. https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/9743/8928. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais sobre o conceito de luta, é correto afirmar que:
 
Nota: 10.0
	
	A
	É uma prática corporal previsível, caracterizada por falta de contato.
	
	B
	É uma prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de falta de contato.
	
	C
	É uma prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente” (texto-base, p. 221).
	
	D
	É uma prática corporal previsível, caracterizada por determinado estado de contato.
	
	E
	É uma prática corporal previsível, caracterizada por determinado estado parcial e imparcial de contato.
Questão 5/10 - Lutas
Leia a citação:
“A ressignificação é decorrente do processo de expansão da capoeira em academias, clubes e escolas, o que tem provocado a introdução de movimentos complexos e metodologias sem considerar os fundamentos originais do jogo da capoeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. T. Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 177-189, maio 2015.  p. 184. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p177/29374. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da ginástica sueca nas aulas de capoeira:
Nota: 10.0
	
	A
	Criatividade.
	
	B
	Descontração.
	
	C
	Irreverência.
	
	D
	Improviso.
	
	E
	Exercícios de repetição exaustiva de movimentos.Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Nessa direção, Capoeira [...] comentou a influência que as aulas de capoeira receberam das ginásticas suecas, as quais são caracterizadas pela racionalidade que privilegia a formação retilínea e monotonia em exercícios de repetição exaustiva de movimentos” (texto-base, p. 184).
Questão 6/10 - Lutas
Leia o extrato de texto:
“[...] a metodologia situacional que consiste em jogadas básicas extraídas de situações padrão de jogo. Esse método parte do pressuposto de que cada jogo possui situações padrão típicas, como [...] a rasteira na capoeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. T. Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 177-189, maio 2015.  p. 185. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p177/29374. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento sobre o método situacional, assinale a alternativa que apresenta corretamente a respeito do que se refere a tomada de decisão para o capoeirista:
Nota: 10.0
	
	A
	Flexibilidade.
	
	B
	Força.
	
	C
	Agilidade.
	
	D
	Criação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “De acordo com Greco [...] no treinamento situacional, ‘devem ser apresentadas situações padronizadas, ou seja, exercícios em complexo, em que seja fundamentalmente exigido do aluno que este proceda à tomada de decisão para resolver a tarefa’. A tomada de decisão, portanto, se refere à criação do capoeirista” (texto-base, p. 185).
	
	E
	Técnica.
Questão 7/10 - Lutas
Atente para a afirmação:
A educação física estuda os pontos em comum e as proximidades com as áreas da Sociologia, História e com a Filosofia, destacando os aspectos socioculturais.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando a afirmação e os conteúdos da Aula 4 (Vídeo 2, Tema 1 – Aspectos socioculturais) sobre o aumento no número de praticantes de jiu-jitsu e muay thai, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Aumentou devido à grande exposição midiática do MMA.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com a Aula 4: “[...] compreender porque houve um aumento no número de praticantes de jiu jitsu e muay thai provavelmente é devido à grande exposição midiática do MMA, e também do UFC [...]” (Aula 4, Vídeo 2, Tema 1 – Aspectos socioculturais, 1'38'' a 2'05'').
	
	B
	Aumentou devido à necessidade de se defender contra a violência urbana.
	
	C
	Aumentou devido às campanhas de preço promocional nas academias de luta.
	
	D
	Aumentou apenas em praticantes do sexo feminino.
	
	E
	Aumentou porque é exigência das forças armadas.
Questão 8/10 - Lutas
Leia o fragmento de texto:
“[A Capoeira consiste em] um jogo técnico-tático que envolve estratégia, imprevisibilidade e capacidades como percepção, atenção, concentração, antecipação e tomada de decisão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. T. Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 177-189, maio 2015.  p. 184. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p177/29374. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento sobre as características do jogo da capoeira, assinale a alternativa que apresenta corretamente como deve ser seu método de ensino
Nota: 10.0
	
	A
	Coletivo.
	
	B
	Parcial.
	
	C
	Global.
	
	D
	Misto.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “A partir da análise do jogo da capoeira realizada nesse artigo foi possível constatar que dificilmente um único método de ensino contemplaria todos os elementos técnicos e táticos que estão envolvidos em um jogo tão complexo como esse. Acredita-se, portanto, que ‘não é possível que um jogo nas suas diversas e complicadas situações técnico-táticas e psicológicas-sociais, seja aprendido pelo aluno sem que paralelamente se trabalhe com uma metodologia mista, múltipla, que assuma a necessidade de aquisição das mais variadas experiências de jogo’” (texto-base, p. 186).
	
	E
	Analítico-sintético.
Questão 9/10 - Lutas
Atente para a afirmação:
“A capoeira é uma manifestação da cultura corporal que deve ser compreendida em seus aspectos histórico-culturais, sociológicos, antropológicos, técnico-tático e biológicos” [...].
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, V. T. Análise técnico-tática do jogo da capoeira: contribuições para pensar a metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 177-189, maio 2015.  p. 178. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p177/29374. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando a afirmação e os conteúdos da Aula 5 (Vídeo 2, Tema 1 – Capoeira) sobre a indumentária atual da capoeira, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É a mesma usada pelos escravizados, nos primórdios de sua criação.
	
	B
	Calça chamada de abadá, camiseta e corda amarrada na cintura.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com a Aula 5: "[...] essa indumentária que se utiliza hoje é muito recente, pois não fazia sentido naquela época, quando os escravizados tinham de se esconder, estarem vestidos de roupa branca [...]. Atualmente, a calça é geralmente chamada de abadá, além da camiseta e da corda na cintura, que tem diversificações" (Aula 5, Vídeo 2, Tema 1 – Capoeira 19'01'' a 19'38'').
	
	C
	Kimono e faixas de cores conforme a graduação.
	
	D
	Calça chamada de abadá, capacete e faixa de cores conforme a graduação.
	
	E
	Kimono ou calça chamada de abadá e luvas.
Questão 10/10 - Lutas
Leia o trecho de texto:
“[…] embora prevaleçam na iniciação, o ensino das Lutas agrega valores filosóficos, místicos, relacionados à tradição e à origem de cada modalidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 207-227, fev. 2010. p. 217. https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/9743/8928. Acesso em: 31 jul. 2020.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais sobre o contexto histórico das lutas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O sumô é considerado o wrestling japonês.
	
	B
	O karatê é uma arte marcial que prioriza a utilização de armas.
	
	C
	O judô é uma arte marcial milenar (uma das mais antigas práticas do budô).
	
	D
	O kendo é considerado a esgrima japonesa.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] a única modalidade que eu vi e tem muita semelhança assim é o Kendo, que é a Esgrima japonesa” (texto-base, p. 217).
	
	E
	É reconhecida como rito, prática terapêutica, preparação para a guerra, jogo, esporte.

Continue navegando

Outros materiais