Buscar

CICLO ESTRAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE BACHAREL EM MEDICINA VETERINÁRIA
ATIVIDADE PARCIAL
	
 
	Disciplina: 
	Anatomia Animal II 
	Semestre:
	2020/1 
	Professor (a)
	Valdir Pavanelo Jr
	Período
	2º
	Aluno (a)
	Cácio Antônio da Silva - matricula 1908448
	Turno
	Noturno
	Data: 
	07/06/2020 
	
	Valor da atividade 
	
	Nota: 
	 
Ciclo estral dos animais
Bovino
Uma vaca cíclica manifesta, a cada 21 dias, em média, sinais de estro. Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.
Proestro
Essa fase é caracterizada por manifestações comportamentais que, normalmente, passam despercebidas ao homem, no entanto, são perceptíveis ao touro ou rufião. Nesse período, a fêmea monta as companheiras, mas não se deixa montar.
Estro
O estro, também conhecido por cio ou calores, é o período em que uma fêmea aceita a monta por outro animal, seja ele um touro, rufião ou mesmo uma outra fêmea. A duração do estro varia de 10 a 30 horas, dependendo, entre outros fatores, da raça, idade (novilhas tendem a ter o estro mais curto), condições sanitárias, temperatura ambiente e manejo. Aceitar a monta é o sinal característico de estro.
Sinais de uma vaca em estro
Uma vaca em estro apresenta diversos sinais como: Inquietação e nervosismo, com movimentação e mugidos frequentes. Cauda erguida e micção frequente. Redução do apetite e da produção de leite. Vulva edemaciada e brilhante, com liberação de muco vaginal. Agrupamento em torno do rufião ou do touro. Aceita a monta (principal sinal).
Metaestro e diestro
No metaestro, a fêmea já não aceita a monta, porém, é nesse período que ocorre a ovulação nos bovinos. Após o metaestro, a fêmea entra em inatividade sexual ou diestro, que dura aproximadamente 14 dias. No final dessa fase, caso não haja gestação, o ovário começa a sofrer influência hormonal, ocorrendo a regressão do corpo lúteo, e dando início a um novo ciclo estral. Caso tenha ocorrido fertilização, a fêmea torna-se gestante.
Cão
Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro
Anestro:
É um período de total inatividade sexual, que dura em média 125 dias e caracteriza-se por uma involução do útero.
Proestro: 
Nessa fase a cadela apresenta uma alta concentração de estrógeno no seu corpo. Isso faz com que a vulva do animal aumente de tamanho, o cérvix fique dilatado e o endométrio espessado. Nesse momento, pode-se perceber um sangramento na vagina do animal. Mas isso não é menstruação
 isso não se trata de uma menstruação
Estro:
É a fase de receptividade sexual, também conhecida como cio, que é caracterizada por uma diminuição nos níveis de estrógeno e um aumento nos níveis de progesterona. Verifica-se nessa fase a liberação de um corrimento de cor clara. Esse período dura em média nove dias.
Diestro: 
É uma fase após o cio da cadela, na qual ela não é mais receptiva ao macho. Nesse período, que dura em média 75 dias, há os níveis máximos de progesterona. São verificados também um corrimento mais mucoso, diminuição do tamanho da vulva e um comportamento calmo da cadela.
Felino
Os felinos, são espécies poli estral sazonal de dias longos, significa que os gatos experimentam consecutivos estros ao longo do período da primavera e do verão. Mas em geral, a expressão sazonalidade depende da latitude em que o animal se encontra e também da sua genética.
O ciclo estral da gata apresenta cinco fases, sendo o proestro a fase de atração do macho que não permite a monta, dura de 12 a 48 horas; o estro é a fase que a fêmea aceita a cópula podendo ocorrer à ovulação; o pós-estro acontece caso o animal não ovule no estro e pode durar de 2 a 19 dias; o diestro há a formação de corpos lúteos caso ocorra a ovulação, independentemente se acontece a fertilização; o anestro ocorre nos períodos de menor luminosidade e dura em média de 2 a 3 semanas.

Continue navegando