Buscar

Crise de 1929: Causas e Consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: João Carlos 
1 - Qual foi a origem da dessa crise?
RESPOSTA:
Europa que estava com sua economia enfraquecida começou a se reestabelecer, o que levou a importar cada vez menos dos Estados Unidos. Agora a indústria norte-americana não tinha mais para quem vender a quantidade exacerbada de mercadorias, havendo mais produtos do que procura. Isso levou a diminuição do preço, queda da produção, e consequentemente, aumento do desemprego. Esses fatores provocaram a queda dos lucros e a paralisação do comércio, ocasionando a queda das ações da bolsa de valores, quebrando-a em seguida. A crise de 1929 se deu graças a superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas.A crise de 1929 se deu graças a superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas.
 2 - Como era a economia dos EUA e dos paises europeus na década de 20? 
RESPOSTA:
Alguns países europeus estavam com suas economias enfraquecidas, enquanto que os Estados Unidos cresciam cada vez mais, lucrando com a exportação de alimentos e produtos industrializados. Em decorrência disso a produção norte-americana se acostumou com esse crescimento, o que aumentou dia após dia, principalmente entre os anos de 1918 e 1928. Era um cenário com muitos empregos, preço baixo, elevada produção na agricultura e a expansão do crédito que incentivada o consumismo desenfreado.
3 - Em que as novas tecnologias influenciaram nessa crise?
RESPOSTA:
Sistema financeiro demorou se adaptar a produtividade tecnológica causando desemprego e protecionismo do comercio internacional.
 4 - O que foi a grande depressão?
RESPOSTA:
Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.
 5 - Por que a crise de 29 é considerada um divisor de águas na história do século XX?
RESPOSTA:
 Protecionismo comercial cresceu novas tarifas nos estados unidos pioraram a crise porque diminuíram os mercados pra exportação. Ideias nacionalistas de economia autárquica ideológico nazifascistas ganhou força após a crise vários países foram tomados pela hiper inflação exportação de produtos agrícolas entram em colapso causando revoluções golpes de estado e crises políticas.
 6 - Quais foram as consequências dessa crise para o Mundo?
RESPOSTA:
Desemprego em massa, a falência de várias empresas, tanto do setor industrial quanto do setor agrícola, e a pobreza, que assolou grande parte da população americana. Muitos países que estavam atrelados ao sistema de crédito americano também sofreram uma grande recessão em suas economias. O Brasil, teve que queimar café, principal produto da época, para poder valorizar o seu preço.
 7 - Com a crise, EUA estavam em queda livre na economia, qual foi a solução encontrada frear essa queda? 
RESPOSTA:
Roosevelt, pôs em prática um plano econômico conhecido como New Deal, que previa dinamizar a economia com a intervenção do Estado, gerando empregos e, consequentemente, reaquecendo o consumo. Posteriormente, o Estado passou a controlar os agentes econômicos e financeiros para evitar a especulação desmedida.

Continue navegando