Buscar

AP1 - Atividade Avaliativa 1 - Melhoria de performance operacional

Prévia do material em texto

Melhoria de performance operacional
AP1 - Atividade Avaliativa 1
Questão:
Elabore uma resenha com aproximadamente 20 linhas sobre os capítulos 1 e 2 do livro destacando os principais aspectos tanto da troca rápida de ferramentas quanto na manutenção centrada em confiabilidade. Cite dois exemplos práticos de seu conhecimento prático que se encaixam nestas melhorias. 
Resposta
A metodologia de troca rápida de ferramentas (TRF) visa à redução de tempos gastos com Setup (troca) de processos produtivos, visto a premissa básica do STP, de ser um sistema flexível, vital que este reduza tempos de máquinas e equipamentos parados entre uma produção e outra. Com foco essencial na transformação de setup interno em setup externo. Alguns benefícios da aplicação da TRF: Redução dos tempos de troca; Diminuição dos erros de troca; Padronização das atividades; Aumento do índice de utilização das máquinas; Aumento considerável da segurança. Um exemplo meu que posso mencionar é na fabricação de papel, na troca de um tipo papel para outro. Desde o final da última batelada no hidrapulper, os tanques pulmões são esvaziados e lavados, e assim quando a última a massa é consumida pela máquina de papel, a nova batelada do hidrapulper já está nos tanques esperado que a máquina seja novamente ligada. Diminuindo o tempo de máquina parada.
Existem diversas formas de administrar a manutenção, em manutenções que privilegiem a produção fazendo todos os esforços possíveis para que esta não pare. Outros tipos de gestão possuem como objetivo de reduzir o máximo possível o custo de operação e pouca necessidade de entrega em prazos, estas se concentram no equipamento parado, aí atuam para corrigi-lo. Um exemplo prático é o tempo de uso dos motores das bombas de abastecimento da torre da caixa alta da ETA. A cada determinado tempo de uso dos motores, eles são substituídos por outros dois motores, a fim de não deixar a fábrica e caldeira sem água, com isso se antecipando a quebra dos motores e não ocorrendo a parada das máquinas inesperadamente.
Feedback
Ótimos exemplos. Será que em algum momento do futuro poderemos pensar em ter um processo que não necessite de nenhuma parada? Fica o desafio...

Continue navegando