Buscar

estagio educação infantil

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
71
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
102
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
12ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
143
ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
164
CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
185
PLANOS DE AULA
6 21CONSIDERAÇÕES FINAIS
7 REFERÊNCIAS....................................................................................................22
INTRODUÇÃO
O educador é um profissional que acredita na educação, pois seu papel é o de sujeito, que organiza as propostas de ensino-aprendizagem para efetivar a mediação entre a criança e o conhecimento. Neste caso, deve-se preparar o educando para a vida por meio do conhecimento, orientando-o para uma educação continuada, permanente, junto com os demais agentes educativos, principalmente a família que o apoiará no exercício da cidadania e nas escolhas profissionais.
O estágio é fundamental para que o aluno (acadêmico) se insira no ambiente educativo e aprenda com especialistas, professores que estão em sala de aula há mais tempo com esses profissionais que estão atuando e com suas próprias práticas a exercer futuramente a carreira de professor.
 Para isso é preciso que que os alunos possam, além de toda bagagem pedagógica, tenham a devida preparação para saber utilizar as diversas ferramentas disponíveis, sejam elas tecnológicas ou não, explorando todo o potencial que elas proporcionam e privilegiando um ensino de qualidade pois o estagiário estará junto a realidade de uma sala de aula, assim, podemos entender o que aprendemos na teoria, colocando todo esse conhecimento na prática pois quando se vivencia a realidade escolar e passa a conhecer o time ao qual vai fazer parte começa a compreender o quanto se pode contribuir para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
É função da escola favorecer o desenvolvimento linguística e comunicativa das crianças. Sendo a educação infantil o período mais importante na vida de uma pessoa é na educação infantil que a criança começa a modelar cada vez mais seu desenvolvimento.
“Para Vygotsky (2001, a.p 333) o bom ensino é o que conduz o desenvolvimento, atuando sobre aquilo que ainda não está formado na criança. O ensino deve fazer o desenvolvimento avançar.”
Ao entrar na educação infantil a criança já traz uma bagagem que precisa ser aproveitada e fazendo com que se desenvolva cada vez mais, pois o desenvolvimento psíquico das crianças tem lugar no processo de educação é o ensino realizado pelos adultos que organizam a vida das crianças, criam condições determinadas para seu desenvolvimento e lhe transmitem a experiência social acumulada pela humanidade , os adultos são os portadores dessa experiência social assim a criança assimila um amplo círculo de conhecimentos adquiridos pelas gerações precedentes, aprende as habilidades socialmente elaboradas e as formas de conduta criadas na sociedade.
É extremamente necessário que o profissional da educação esteja em uma constante busca para aprender sobre o desenvolvimento da criança e a forma como elas veem o mundo, criando oportunidades para elas manifestarem seus pensamentos, linguagens, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais. As habilidades desse educador é saber a diferença entre brincar e ensinar, já que é brincando que as crianças amadurecem, exploram o ambiente e refletem sobre as formas culturais onde vivem. O professor deve utilizar seus conhecimentos para elaborar comentários, formular perguntas, provocar desafios e incentivar a verbalização fazendo com que seus alunos reflitam, pensem, questionem e possam dar opiniões no que pensam. O professor de educação infantil deve ter o compromisso em manter um zelo pelas crianças que acompanha em todos os ambientes, desde o pátio da escola até na convivência em casa com seus pais.
Na visão de Elkonin (1987a), a intervenção do professor pode se dar tanto na seleção de temas para brincadeira quanto na distribuição dos papéis entre as crianças e sugestão e definição dos acessórios a serem utilizados. 
Segundo Cerisara, o foco na educação infantil não estaria nos processos de ensino-aprendizagem, mas na chamada relações educativo-pedagógicas, nessa perspectiva não se pode ensinar aos alunos da educação infantil mas cuidar era “proibido” o ensino aos alunos nessa faixa etária de 0 a 06 anos, a creche e pré-escola tendo como objeto as relações educativas travadas em um espaço de convívio coletivo. 
Hoje essa realidade é outra as leis já permitem que as crianças tenham uma ampla visão buscando melhores meios de aprendizagem e conhecimento. Todo processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa numerosos processos, que não poderiam desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem.
Para Vygotsky a realidade social é a verdadeira fonte de desenvolvimento pois no meio social que viver que a criança irá se desenvolver pois é a sociedade que vai ser um fator determinante na conduta e no desenvolvimento humano. 
Nesse caso para esses estudiosos o desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais universais, mas está ligado às condições da organização social, o que aponta para a impossibilidade de se estabelecer estágios de desenvolvimento psicológico que se sucedam em uma ordem fixa e universal isso para toda e qualquer criança, em todo e qualquer contexto e qualquer tempo.
Portanto, acredita-se que a defesa do ensino decorre da própria concepção de desenvolvimento infantil da psicologia histórico-cultural, na medida em que se refuta a compreensão do desenvolvimento como processo espontâneo e natural. Assim entende-se o ensino como fonte de desenvolvimento e evidenciando a importância das condições de vida e educação e da intervenção do adulto.
O compromisso da escola enquanto instituição é atingir os objetivos gerais do ensino, proporcionando aos alunos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades e ao pleno exercício da cidadania.
 No que diz respeito a educação infantil são oferecidos os requisitos indispensáveis para o desenvolvimento dessa primeira etapa, a qual tem por objetivo trabalhar o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.
 A BNCC na educação infantil estabelece seus direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e conhecer-se. São esses direitos que asseguram as crianças de aprender em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O PPP é um documento que norteia as bases de ações de uma instituição escolar. De acordo com os artigos 12 a 14 da LDB a escola tem autonomia para determinar qual será o seu PPP e a estrutura que será seguida, pois cada PPP é único pois expressa as finalidades e necessidades da realidade escolar que representa. Após pronto o documento e encaminhado ser revisado de ano em ano. O PPP e importante pois nele estão registradas as ações, metas e projetos que uma comunidade escolar busca para o ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, alunos e familiares. O PPP norteia caminhos para uma educação de qualidade por isso ele deve ser flexível para fazer adaptações as necessidades dos alunos e a própria escola apresentar e assim ajudar na tomada de decisões estratégicas. O PPP de uma instituição de ensino é o aliado número um para alcançar uma educação eficiente e de qualidade. 
Suas competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP as aprendizagens estão expressas em dez competências gerais. Elas definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos.
De acordo com o Ministério da Educação MEC as competências gerais são mobilizações de conhecimentosde acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam a formação humana em suas múltiplas dimensões. O objetivo é perpetuar no ensino na comunicação integral, a mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, afim de garantir o conhecimento do aluno e qualificá-lo para o mercado de trabalho.
A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino-aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados.
O processo de avaliação e avaliado com a avaliação contínua, a criança será avaliada constantemente acompanhada, orientada mediante registros e comunicação quanto ao desenvolvimento do processo educativo. Na observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada criança. Reflexões sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do(a) educando(a). Não haverá avaliação quantitativa para efeitos de promoção ou reprovação.
A coordenação pedagógica e a orientação educacional, juntamente com os professores definirão os instrumentos de acompanhamento e de registro de aprendizagens do(a) aluno(a) com base nos aspectos cognitivo e psicossocial. De acordo com a proposta pedagógica cada criança terá ao final de cada etapa letiva uma ficha de avaliação e do direito de aprendizagem e desenvolvimento, na qual contarão conceitos, habilidades referentes ao campo de experiência e componentes curriculares propostos pela BNCC.
O processo avaliativo para crianças com Necessidades Educativas Especiais NEE considerará o desempenho da criança, pré-disposição e empenho em solucionar problemas propostos diagnosticando assim, avanços e dificuldades baseando em dois pressupostos:
· Observação atenta e minuciosa sobre as manifestações que sinalizam as necessidades educacionais e especiais do(a) aluno(a), registros dos avanços de cada criança com NEE, utilizando inclusive, como recursos, fotos e filmagens, de acordo com o tipo de dificuldade.
· Reflexão sobre o significado das manifestações do(a) aluno(a) com NEE em relação à evolução cognitiva e atitudinal.
O processo de avaliação dos educando com necessidades especiais alunos do AEE envolve também, a política educacional vigente, os compromissos assumidos no PDI e no PPP, a atuação dos professores, sua interação com os colegas, com o ambiente físico da escola os recursos, as relações que se desencadeiam no contexto escolar, além da família e dos próprios alunos como sujeito do processo.
ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
É uma ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em sua realidade, contribuindo assim para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC, mas para isso acontecer deve-se levar em conta o contexto escolar, o contexto social, a diversidade, a cultura e o diálogo. 
A importância de se trabalhar os YCTs nas escolas são que elas visam contribuir para que os estudantes sejam conscientes de seu processo de aprendizagem e para que o professorado possa estabelecer uma estruturação mais aberta e flexível dos conteúdos escolares. Essas propostas estão vinculadas a perspectiva do conhecimento globalizado e relacional e buscam articular os conhecimentos escolares, organizar as atividades de ensino, mas não de uma forma rígida, nem necessariamente em função de referências disciplinares preestabelecidas.
Dos TCTS listados podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação as propostas finais do modelo 7, 8, 9. Pois apresentam os planos de aula também na perspectiva intradisciplinar, interdisciplinar, e transdisciplinar. As propostas de cruzamentos presentes nos modelo, módulos e projetos buscam atender à demanda da contextualização, aprofundamento e desdobramento que se espera na inserção dos TCTS nas esferas do trabalho pedagógico e nas aprendizagem da BNCC.
O guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTS, baseado em quatro pilares:
1. Problematização da realidade e das situações de aprendizagem.
2. Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas.
3. Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica.
4. Promoção de um processo educativo continuado do conhecimento como uma construção coletiva
A partir do momento que o estudante percebe que observando a realidade onde vive, no seu cotidiano, começa a demonstrar interesse em resolver os problemas que o cerca e assim ele começa a ver que pode fazer a diferença procurando estratégias soluções, descobrindo habilidades suas e demais colegas assim juntam tudo e analisam, pensam, pesquisa e buscam conhecimentos que possam interagir com os demais para resolver situações que até então pareciam sem soluções.
Abordando os quatro pilares os alunos juntos com a equipe pedagógica e demais pessoas da escola poderão chegar a construção de um processo educativo continuado, do conhecimento como uma construção coletiva rumo a aprendizagem, a formação de conceitos. E assim terão acesso a conhecimentos que vão possibilitar a formação para o trabalho, para a democracia, da cidadania mas que sejam respeitadas as características de cada região e local, da cultura, da economia e de todos que fazem parte da escola e da sociedade.
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Conhecer a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina.
 As três atividades que fazem parte da rotina do pedagogo em sala de aulas se trata do planejamento sobre o tipo de conteúdo a ser abordado em sala de aula, no início do dia:
 Receber as crianças que já é uma atividade lúdica pois é nesse momento que a criança se sentirá bem acolhida no ambiente escolar.
Desenvolvimento das atividades de acordo com o planejamento e o plano de aula.
Hora da brincadeira que pode ser livre ou dirigida.
Como cada aluno é um sujeito único, o professor deverá observar verificando como está o desenvolvimento de cada criança pois é nas brincadeiras, nas rotinas com as crianças que há assimilação do mundo a sua volta sendo o professor o organizador para estar atento nas brincadeiras pois dessa observação para fazer a avaliação do aluno, podendo fazer um portfólio para os alunos com as atividades e relatos.
Toda a equipe pedagógica e os demais agentes que fazem parte da comunidade escolar devem ter compreensão do que acontece na escola pois todos que estão na escola principalmente a equipe pedagógica são responsáveis pela formação de pessoas e sua inclusão no mercado de trabalho. Todos devem contribuir para o êxito da escola para uma educação de qualidade. A equipe pedagógica é responsável pela organização do trabalho mas deve-se levar em conta a diversidade de alunos, função social da escola, inclusão e trabalho coletivo. Relacionamento interpessoal, pensamentos diferentes, mediador de situações na resolução de conflitos. Todo trabalho da escola segue uma legislação que vai estruturar documentos da escola. Diretor, professor e equipe pedagógica trabalham para o bem do aluno e educação eficiente.
A equipe administrativa são responsáveis pela documentação da escola, funcionários e dos alunos, o diretor é o responsável para dirigir a escola sendo assim atrela função administrativa no processo de ensino aprendizagem, a equipe deve trabalhar coletivamente com todos da escola e da comunidade escolar trabalhando juntos em prol do aluno.
Além disso deve cuidar dos documentos, há um plano de ação com objetivos, metas para escola deve ter uma gestão democrática. O trabalho da direção junto com a equipe pedagógica buscam juntos qualidade da educação, sucesso dos alunos, escutar equipe pedagógica para o acompanhar o desenvolvimento dos alunos da escola. Todo o trabalho da direção visa qualidade e eficiência na educação. Quanto a evasão escolare a dificuldade de aprendizagem devem estabelecer estratégias para auxiliar nesta tarefa de encaminhamento desse aluno. Tudo o funcionamento de uma escola passa pela mão do diretor e sendo uma função ampla e gratificante gerando um impacto muito significativo no aluno que vai transformá-lo em um sujeito crítico, reflexivo para atuar na sociedade.
4 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Toda equipe da escola devem estar consciente das responsabilidades para com seus alunos e no êxito da aprendizagem dos seus alunos. O aluno deve estar no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento.
É necessário que as propostas de atividades pedagógicas busquem promover a cooperação entre os sujeitos e articular os saberes prévios dos alunos com os conhecimentos científicos presentes na escola.
Devemos incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais, o aluno precisa perceber uma conexão entre o que ele aprende e o contexto no qual vive.
No caso da evasão escolar o mais importante é identificar o que pode estar gerando o desinteresse dos alunos a ponto de leva-los a sair da escola, a solução seria ir até cada um deles para traze-los novamente a escola. Conversar, buscar ajuda ser um ponto de confiança para ele e sua família.
A partir do momento que conseguirmos trazer esses alunos para a escola novamente vamos propor a eles que nos ajudem a tomar decisões e assim poder realizar aulas com atividades que possam fazer com que eles se sintam sujeitos da própria história.
Como as mudanças educacionais tecnológicas e sociais que ocorreram nestes últimos anos, décadas impactaram em todo mundo principalmente na organização escolar de uma forma ou de outra temos neste caso os celulares em sala de aula esse será o aliado perfeito para fazer a mudança e conseguirmos aliar o útil ao agradável ou seja com o uso do celular na sala de aula podemos planejar uma que envolva todos eles.
Sugestão de aulas com o uso de tecnologia no caso aqui o celular:
Aprendizagem Baseada em Projetos ABP
Sequência Didática
Ensino Híbrido
Jogos pedagógicos
Atividades de ciências ao ar livre
Além dessas sugestões apresentadas deve-se rever a proposta pedagógica, realizar projetos interdisciplinares, o aluno tem que sentir especial na escola, colocar como monitores alunos com bom rendimento com os de baixo rendimento para troca de ideias.
Os planos de aula também devem ser feitos pensando na organização da rotina de estudos dos alunos, e essas atividades devem estimular a criatividade, a imaginação as habilidades de cada aluno e mais ainda atividades extracurriculares devem estar presentes para contrabalancear as mais teóricas e garantir o engajamentos dos alunos.
Colocando em prática o nível da escolar vai melhorar e a evasão escolar vai acabar pois o aluno está se sentindo parte integrante da escola visando um futuro melhor.
5 PLANOS DE AULA
Plano de Aula 1
	
	Disciplina
	
	 MATEMÁTICA
	Identificação
	Série
	
	 EDUCAÇÃO INFANTIL 
	
	Turma
	
	ÚNICA
	
	
	
	
	
	Período
	
	Vespertino 
	Conteúdo
	 Números no contexto diário; Utilização da contagem oral nas brincadeiras; Comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registro não convencionais;
	
	Objetivo geral
 Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problemas relativas às quantidades, ao espaço físico e à medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
	Objetivos
	Objetivos específicos
Reconhecer e valorizar os números, as operações, as contagens orais e as noções espaciais, como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
Discutir a finalidade dos números;
Estimular o interesse, a curiosidade, o raciocínio, a investigação desenvolvendo a capacidade do aluno em relação ao sistema de numeração decimal;
	Metodologia
	Organizar rodas de conversa e fazer perguntas sobre os números;
Perguntar onde podemos encontrar números;
Explorar os números que conhecem e suas utilidades, escrever de diversas formas os números apresentados;
Levar para sala de aula revistas, jornais para pedir aos alunos que identifiquem números e recortem;
Montar cartazes com os recortes para falarem sobre o trabalho executado;
Fazer vídeo da aula dos grupos apresentando o trabalho.
	Recursos
	 Jornais, revistas, cartolina, lápis, lápis de cor, jogos pedagógicos com variedades de números, jogos de dominó, televisão, celular.
	Avaliação
	 Na educação Infantil a avaliação é feita de forma contínua na observação da criança ao realizar as atividades, observar e anotar o desenvolvimento, o interesse, a cooperação com os colegas ao resolver as atividade, a atenção e o desempenho em solucionar problemas com trocas de ideias.
Cada aluno é avaliado de maneiras diferentes são alunos de 05 anos depois é feito uma ficha descritiva para cada aluno.
	Referências
	 BRASIL ESCOLA. Lenda da Iara. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/folclore/iara.htm#:~:text=A%20Iara%20faz%20parte%20do,longos%2C%20negros%20e%20olhos%20castanhos.>. Acesso em: 11 de junho 2020.
	
	Disciplina
	
	 Língua Portuguesa: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Ciências
	Identificação
	Série
	
	 EDUCAÇÃO INFANTIL DE 5 ANOS
	
	Turma
	
	ÚNICA
	
	
	
	
	
	Período
	
	Vespertino
	Conteúdo
	 Reflexão sobre a escrita; Receitas; Ordem alfabética; Alimentação saudável
	
	Objetivo geral
Promover e desenvolver o consumo de alimentos saudáveis para as crianças garantindo o desenvolvimento e crescimento adequado de acordo com a faixa etária estabelecida.
	Objetivos
	Objetivos específicos
Desenvolver o conhecimento através de forma lúdica dos alimentos saudáveis a organismos; Identificar os diversos grupos de alimentos: legumes, frutas, verduras, carnes, cereais, laticínios e doces; Descreveras formas de alimentos; Reconheceres alimentos através dos sabores; Compreender a importância de se ter uma alimentação saudável;
	Metodologia
	Após apresentação do tema fazer uma roda de conversa com os alunos sobre alimentação saudável; Após a conversa, dividir as crianças em 6 grupos com 4 crianças cada grupo de crianças terá um monitor alunos de outras séries.
1º estação: Pirâmide alimentar Infantil. Pirâmide Infantil da Sociedade Brasileira de Pediatria elaborado em EVA.
2º estação: Jogo dominó em grupos, jogam o dominó dos alimentos (contém gravuras de frutas e legumes).
3º estação: Vídeo com a receita de doce de banana, escrever a receita. Colocar os ingredientes em ordem alfabética;
4º estação: Preparando o seu próprio alimento. Nessa etapa as crianças colocam a mão na massa e enrolam brigadeiro e passam no chocolate.
5º estação: Na internet pesquisar receitas de como preparar comidas saudáveis.
6º estação: Cada grupo apresentar a experiência do trabalho. Todo esse trabalho deve ser gravado.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.
	Recursos
	 TV e internet, notebook, celulares, frutas]
	Avaliação
	A avaliação é feita observando os alunos durante todo o desempenho, criatividade, cooperatividade ao realizar as atividades sejam elas orais ou escritas. A avaliação considerará o desempenho da criança na sua capacidade em solucionar problemas propostos. Preenchimento de fichas dos diagnósticos dos alunos nos avanços e dificuldades apresentados. Auto avaliação. 
	Referências
	Youtube.com/saedigital acesso: 14/06/2020 18:30
Estudoprático.com.br acesso: 13/06/ 2020 14:22
ENSINO HÍBRIDO: Conheça o conceito e entrada na prática https: <https://nova escola.org,br/conteúdo/104/ensino híbrido entenda o conceito
Pontodidática.com.br/plano de aula ensino híbrido.
www.rninter.com> revista>article
PLANO DE AULA 2
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para mim o estágio foi uma experiência enriquecedora sendo possível perceber que aprática e a teoria podem caminhar juntas para a melhoria do ensino aprendizagem pois o estágio é um instrumento necessário para que o acadêmico possa adentrar as suas funções sabendo unir a teoria à prática, sendo um momento de estudo, pesquisas e aprimoramento profissional e pessoal para o aluno em formação. Cada pessoa em processo de formação deve ter a oportunidade de analisar e refletir sobre a sua própria prática com o fim de apresentar novos caminhos de acesso a aprendizagem de seus alunos, diferentes daqueles antes percorridos.
Outro momento que me chamou muito atenção é a forma de interação professor-aluno, aluno-aluno, os métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, o planejamento, o andamento da aula, as estratégias para auxiliar os alunos, a maneira da avaliação, o cuidado ao lidar com os alunos que apresentam dificuldades;
Segundo Paulo Freire (1990, p111):
“A diferença entre o educador e o aluno é um fenômeno que envolve certa tensão permanente que afinal de contas é a mesma tensão que existe entre teoria e prática, entre autoridade e liberdade e, talvez, entre ontem e hoje.”
 Falar em educação é mergulhar, é comprometer-se, assumir novas posturas, responsabilidades, ousando e dando a devida importância na forma de trabalhar para que as crianças possam desenvolver suas habilidades e potencialidades cognitivas e psicológicas e entender a escola como um espaço prazeroso e de novos aprendizado.
REFERÊNCIAS
2012: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Caderno de Orientações: Professor PDE e orientador EAD, 2019.
https: <https://nova escola.org.br/conteúdo/104/ensino híbrido
BRASIL, MEC/ INEP/ UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004.
DEMO. P. O mais importante da Educação São Paulo: Atlas
FACHIN, O. Fundamentos da metodologia 4ª edição. Saraiva, 2003
TAJRA, S. F. Informática a Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o professor na atualidade 8 ed. São Paulo, Érica 2011.
https://arquidiocesano.com/proposta pedagógica/síntese o PPP/. Acesso em 10/06/2020
BAHIA, Orientações para o projeto político pedagógico, Jornada
FERREIRA I. Projeto Político Pedagógico Disponível em <http:/wwwsed,sc.gov.br/secretaria/ppp>, acesso em 13 de junho 2020,
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
iasmin andrade de freitas
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular obrigatorio i - EDUCAÇÃO INFANTIL
Ituiutaba
2020
iasmin andrade de freitas
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular obrigatorio I - educação infantil
Relatório apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil de pedagogia.
Ituiutaba
2020

Continue navegando