Buscar

Atividade Reflexiva 1 - o papel do professor e do ambiente escolar no ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio - Atividade Reflexiva - Unidade 1
Carlota Coelho Barroca - RGM: 2016472-6 
Agosto de 2019
O papel do professor e do ambiente escolar no ensino - Como deve ser a prática docente frente aos novos desafios da educação?
O período escolar tem uma grande importância na vida de uma pessoa, pois nele os alunos ampliam suas relações interpessoais e conhecimentos.
Tanto o professor como o ambiente escolar devem desempenhar um papel socializador, contribuindo para que o aluno desenvolva conhecimentos e personalidade. Estimulando sempre a busca de aprendizado, de ampliar e melhorar a relação professor-aluno, aluno-comunidade, de criar oportunidades para os alunos manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais.
A forma tradicional de ensino, adotada outrora, onde o professor era o centro do ensino e a forma de transmissão do conhecimento era através de apresentações de conteúdos, exemplos, exercícios, os alunos aprendiam pela reprodução, não haviam interação entre alunos, alunos e professores e escola e sociedade. Portanto, tornou-se inadequada aos dias de hoje.
O processo de ensino-aprendizagem, a postura de professores e escola enfrentam desafios devido o surgimento de novas tecnologias e mudanças nos padrões comportamentais dos alunos e sociedade. Então, métodos inovadores surgem substituindo a forma tradicional de ensino. 
De acordo com ZANELA (2007, p.27):
“A visão inovadora, na comunicação e transmissão de informações, trazida pelas novas tecnologias são instrumentos importantíssimos de transformação dando-lhe um novo sentido no processo de ensinar desde que consideremos todos os recursos tecnológicos disponíveis, que estejam em interação com o ambiente escolar no processo de ensino-aprendizagem”.
“O docente inovador precisa ser criativo, articulador e, principalmente, parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem.” (BEHRENS, 2000, p. 71)
Assim, a interação professor-aluno deve ser mais dinâmica, o professor além de transmitir conhecimentos, deve também orientar seus alunos em busca do saber, os estimulando a construírem conceitos, habilidades, atitudes, analisarem e serem críticos frente as mais diversas situações, propiciando o crescimento não apenas do conhecimento escolar, mas também o pessoal, como cidadão. 
O papel do educador é contribuir para o crescimento próprio e de seus alunos. Portanto, devem adequar sua metodologia e recursos audiovisuais, exercendo um papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, estimulando seus alunos realizar consultas, interpretar e entender o que lê, adequar o conhecimento obtido em sala de aula em situações diárias, realizar experiências, analisar e discutir os resultados, estimulá-los a compreender a relação entre os problemas atuais e o desenvolvimento científico. Assim, estes profissionais estarão colaborando para a formação de pensamento, análise e ação de seus alunos, os capacitando a exercerem o seu papel de cidadão.
Referências Bibliográficas
BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. Ed. São Paulo: Papirus, 2000. p. 67-132.
CAVALCANTI, A. F.; PINHEIRO, J.P.S. Como ser professor de Biologia no ensino médio? Cruzeiro do Sul Virtual, 2017.
ZANELA, Mariluci. O Professor e o “laboratório” de informática: navegando nas suas percepções. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007, p. 25-27. Disponível em: < http://www.ppge.ufpr.br/teses/M07_zanela.pdf> Acesso em: 22 de agosto de 2019.

Continue navegando