Buscar

Economia III DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Disciplina: Economia (ECO20)
	Avaliação: Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512519) ( peso.:4,00)
	
Prova: 20353025
	1.
	O Fluxo Circular de Renda é utilizado para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Logo, na teoria, toda renda gerada pelas famílias, pelos consumidores deveria ser destinada ao consumo de bens e serviços. Entretanto, no dia a dia nem sempre é assim. Se isso não acontecer, os produtores de bens e serviços não poderão atingir os objetivos de vendas, ou seja, conseguir vender toda a produção. Contudo, na prática as pessoas não gastam sempre toda a sua renda no consumo. Deste modo:
? Explique o que representam os vazamentos e por que têm que ser corrigidos no Fluxo Circular de Renda.
? A poupança pode ser um vazamento? Argumente.
	Resposta Esperada:
Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinados ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá aumento dos estoques e, portanto, reduzirão a produção com possíveis demissões; logo, esses vazamentos precisam ser reinjetados na economia.
A poupança é um tipo de vazamento que é recoletada pelo sistema financeiro, logo as reinjeções desses fundos monetários são atingidas através dos empréstimos e investimentos que os bancos geram na economia.
	2.
	Um dos instrumentos da política macroeconômica é a política fiscal. A política fiscal refere-se às ações do governo quanto aos seus gastos e receitas. Podemos dizer que existem dois tipos de política fiscal: a expansiva e a restritiva. Com base nisso, responda:
a) O que vem a ser uma política fiscal restritiva?
b) O que vem a ser uma política fiscal expansiva?
	Resposta Esperada:
a) O governo executa uma política fiscal restritiva quando a finalidade é contrair a atividade econômica de um país. Entre as medidas utilizadas pelo governo está o aumento de impostos, a redução do gasto do governo, o gasto público, reduzindo, assim, as transferências do governo direcionadas para a sociedade. Esta medida é utilizada também como medida para conter a inflação. b) Já uma política fiscal expansiva é utilizada quando o governo tem a intenção de estimular a atividade econômica de um país. O governo faz isso por meio de medidas chamadas de política fiscal expansiva. As medidas que o governo pode adotar nesse caso são, por exemplo, a redução de impostos para compra de automóveis e eletrodomésticos (o que vai causar um estímulo da demanda), além disso, os gastos do governo aumentam por meio de obras de infraestrutura (portos, aeroportos, estádios), subsídios e transferências para a população, como bolsas de estudos, fazendo com que a atividade econômica do país fique estimulada e aquecida.

Continue navegando