Buscar

Questionário 1 de Direito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 1 de Direito Civil-II
Direito- Noturno – Univille São Francisco do Sul
Aluna: Mayra Ionara Masutti Canto
1 -  Defina fato jurídico.
 Segundo Agostinho Alvim, "Fato Jurídico é todo acontecimento da vida relevante para o direito, mesmo que seja Fato Ilícito". Sendo assim classificamos os Fatos jurídicos em sentido amplo: 
5 - Como são subdivididos os fatos jurídicos em sentido estrito?
1. Fatos naturais- Fatos jurídicos em sentido estrito. Decorrem da natureza e se dividem em:
1.1.1. Ordinários: Nascimento, Morte, Maioridade, Decurso do tempo.
4 - Como se caracterizam os fatos jurídicos extraordinários? Exemplifique.
1.1.2. Extraordinários :terremotos, raios, tempestades e outros fatos que se enquadram na categoria fortuito ou força maior.
2. Fatos Humanos- atos jurídicos em sentido amplo. São ações humanas que criam, modificam,transferem ou extinguem direitos. Podem ser divididos em:
3 - Defina ato lícito.
2.1.1. Lícitos : são os atos humanos que a Lei defere os efeitos almejados pelo agente. Praticados em conformidade com o ordenamento jurídico, produzem efeitos jurídicos voluntários, queridos pelo agente. Podem se dividir em:
2 - O que é Ato jurídico em sentido estrito?
a)Ato jurídico no sentido estrito: exige-se uma manifestação de vontade, porém o efeito da manifestação da vontade está predeterminado na lei (notificação, que constitui em mora o devedor; reconhecimento de filho, tradição, percepção dos frutos, ocupação, uso de uma coisa e etc.) não havendo, por isso, qualquer dose de escolha da categoria jurídica. A ação humana se baseia não numa vontade qualificada, mas em simples intenção. Nem a incapacidade, em alguns casos, acarretaria a nulidade ou anulação, pois tendo o mesmo, consciência perfeita de seu ato, torna a intenção válida. O ato jurídico é potestativo, isto é, o agente pode influi na esfera de interesses de terceiro, quer ele queira, quer não.
b) Negócio jurídico: Assim como no ato jurídico, exige-se uma manifestação de vontade, porém a ação humana visa diretamente alcançar um fim prático permitindo na lei, dentre multiplicidade de efeitos possíveis. Por essa razão é necessária uma vontade qualificada, sem vícios. Há uma composição bilateral de condutas, como por exemplo nos contratos. A manifestação de vontade tem finalidade negocial, quem em geral é criar, adquirir, transferir, modificar, extinguir direitos, etc. Existem também os negócios jurídicos Unilaterais, em que ocorre o seu aperfeiçoamento com uma única manifestação de vontade. Podem ser citados como exemplos os testamentos, instituição de fundação e a renúncia da herança, pois o agente, procura obter determinados efeitos jurídicos com sua manifestação de vontade.
c) Ato-fato jurídico: Quando o efeito do ato não é buscado nem imaginado pelo agente, mas decorre de uma conduta e é sancionado pela lei, ou seja, ressalta-se a conseqüência do ato. O fato resultante é o que conta, sem se levar em consideração a vontade de praticá-lo.
2.1.2. Ilicitos : São praticados em desacordo com o prescrito no ordenamento jurídico,e embora repercutam na esfera do direito, eles produzem efeitos jurídicos involuntários mas impostos por esse ordenamento. Ao invés de direitos, criam deveres. Geram a obrigação de reparar o dano de acordo com o Art 927 do Código Civil.

Outros materiais