Buscar

pti modelo de gestão -

Prévia do material em texto

Tema Responsabilidade Social Empresarial: O caso da Vale
1. o conceito e as dimensões de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
1. de que maneira cada um dos seguintes processos de gestão de pessoas pode contribuir para a transformação da Vale em uma empresa efetivamente responsável socialmente: Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento.
É responsabilidade das empresas se preocuparem com os impactos sociais e ambientais que seus negócios geram, e tomarem medidas para proteger os recursos naturais e o meio ambiente como um todo. E engana-se quem pensa que isso é responsabilidade e obrigação somente das grandes corporações. Qualquer negócio, por mais simples e pequeno que seja, tem a mesma obrigação social. 
A Responsabilidade Social Empresarial é baseada na busca das organizações em realizar suas atividades com uma conduta ética, levando em conta aspectos culturais da natureza, da saúde, da economia e da educação. Uma empresa, por exemplo, demonstra sua ética por meio dos valores que cultiva e da cultura organizacional que dissemina. Logo, quando um colaborador age de forma incongruente com isso, ele está desequilibrando aquele sistema e tendo atitudes que vão de encontro ao que ela prega. Quando isso acontece, se não houver forma de corrigir o problema, na maioria das vezes, o profissional acaba sendo desligado da organização para não influencia negativamente os demais. Assim a empresa é capaz de implementar ações sociais que resultem na construção de uma sociedade melhor, levando em consideração toda a comunicada de e sem comprometer a lucratividade do negócio. 
Contudo, devem ser focadas em dois conceitos: o da transparência, pois tanto o discurso da organização quanto a prática devem caminhar lado a lado e o conceito dos valores éticos, que nortearão a empresa na construção de uma sociedade mais igualitária. Através de um comportamento ético e transparente, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, possui as vantagens de assegurar uma imagem positiva da organização, provocando impactos positivos perante a sociedade, retém os colaboradores mais qualificados na empresa, atrai parceiros, fornecedores e investidores que queiram colaborar com a causa social, entre outros. 
Importante ressaltar que o recrutamento fornece subsidio para o processo de seleção, afinal, se não existir candidatos para o preenchimento de uma vaga, não haverá, portanto, como executar o processo seletivo. A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar acordo com as características desejadas pela organização. O recrutamento é uma ferramenta integrada na estratégia de negócios da empresa, sendo a primeira etapa para o preenchimento de uma vaga em aberto, podendo ser recrutamento interno e externo.
Após essas importantes etapas, em um ambiente mutável e competitivo como o que enfrentamos nos dias atuais, as empresas necessitam estar preparadas para os desafios da inovação e da concorrência, logo, é imprescindível o treinamento e desenvolvimento de pessoas. O treinamento é orientado para o presente, buscando melhorar as habilidade e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo, já o desenvolvimento focaliza os cargos a serem ocupados no futuro e as novas habilidade e competências que serão requeridas. 
Ou seja, as práticas de treinamento e de desenvolvimento necessitam favorecer uma atuação profissional impregnada de personalidade, criando condições para o desenvolvimento do conhecimento e do empreendedorismo.
Referencias
https://www.ibccoaching.com.br/portal/quais-sao-os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/
https://blog.gestaosat.com/treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas-um-guia-completo/
https://www.conectas.org/noticias/exclusao-vale-do-pacto-global

Continue navegando