Buscar

Fases da Administração Pública e Modelos de Gestão Escolar

Prévia do material em texto

CEDERJ – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO-UENF AD1 2020/2 - CURSO DE PEDAGOGIA 
DISCIPLINA: GESTÃO 1
COORDENADOR: NILO AZEVEDO
Polo: São Fidélis Matrícula: 19211080158 Estudante: Jaqueline de Souza
Questão 1(3,0 pts.): A administração pública, ao longo da história, tem aperfeiçoado os serviços prestados pelo Estado à população, de acordo com novas situações, deficiências e necessidades, buscando sempre o melhor para a sociedade. Durante esse processo de aperfeiçoamento, a administração pública foi representada por três fases. Cite e apresente as suas características. 
Administração Pública Patrimonialista, que entendia que o Estado deveria ficar de fora da administração, pois o trabalho em favor da população era algo secundário e não servia de fato aos interesses da mesma, onde os monarcas que detinham o poder absoluto agiam de má fé e colocavam seus interesses acima dos interesses do Estado vendo esse apenas como sua propriedade e não como um representante do povo.
Administração Pública Burocrática, que tinha o objetivo de romper com o modelo anterior, patrimonialista, onde havia uma grande confusão entre o que era patrimônio publico, particular e Estado visando assim a separação bem distinta dos interesses pessoais do detentor do poder em relação aos instrumentos do poder público, para que de fato a população fosse beneficiada. Para tanto ocorre uma mudança no modelo estabelecendo, por exemplo, uma hierarquia funcional mais rígida baseada em profissionalização, onde os procedimentos eram executados por funcionários públicos especializados, criação de concursos públicos, remuneração previamente estabelecida, afastando a possibilidade de nepotismo e apadrinhamentos.
Administração Publica Gerencial, em substituição ao modelo anterior que devido a morosidade e excesso de formalismo se tornou ineficaz para resolver as demandas sociais pontuando então que a descentralização administrativa do Estado delimita onde é a sua área de atuação passando a ocupar funções mais gerenciais, de tarefas próprias do Estado tais como gestão do patrimônio, para que o resultado seja mais eficaz. Assim o Estado ao invés de controlar procedimentos como o modelo anterior passa então a enfatizar o controle de resultados obtidos pela administração tendo por base o principio da eficiência, assim voltando-se para o cumprimento de metas e o emprego correto do dinheiro publico acarretando em redução de custos e consequentemente aumentando a qualidade dos serviços prestados à população.
Questão 2 (3,0 pts.): A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37, determina que a administração pública direta ou indireta, de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, obedecerá a cinco princípios que se constituem mutuamente e fornecem as diretrizes situadas no sistema que devem ser seguidas por todos os aplicadores das leis. Quais são esses princípios? E como se apresentam?
Princípio da legalidade, que diz que a administração pública está sujeita à lei, assim toda e qualquer atuação do poder público deve estar pautada no que a lei autoriza.
Princípio da impessoalidade garante que a atuação administrativa tenha isonomia, ou seja, atue visando o interesse de todos, uma vez que os bens geridos pela administração são públicos.
Princípio da moralidade mostra que a administração além e obedecer a lei deve também ser ética, integra, honesta visando sempre o interesse publico. 
Princípio da publicidade, que torna público um ato, para que somente após ser de conhecimento público, o ato, a lei, regulamento ou norma de fato tenham efeito.
Princípio da eficiência visa maior qualidade na atuação administrativa, maior rapidez no atendimento á população, maior rendimento funcional, tenha resultados satisfatórios, melhor gestão econômica entre outros aspectos.
Questão 3(3,0 pts.): Quais são os quatro Modelos de Gestão Escolar e suas principais características?
Gestão estratégica: parte de um diagnóstico concreto da realidade da instituição escolar e de todos os envolvidos para assim fazer um planejamento criando uma perspectiva com base nas mudanças a serem feitas. É uma descrição detalhada de um plano de ação para alcançar objetivos e metas traçadas.
Gestão participativa: sua característica principal é buscar o engajamento e participação de todos (pais, alunos e professores) nos diferentes níveis de decisão e fases das atividades para melhor êxito da ação e desempenho da instituição.
Gestão holística: sua principal característica é a perspectiva global e a formação plena do individuo, assim essa proposta pedagógica busca analisar quais estratégias e conteúdos podem desenvolver as potencialidades do aluno para que ele alcance esse objetivo. Essa gestão rompe com paradigmas tradicionais tais como visão de ensino em disciplinas fragmentadas e que não interagem entre sim, assim como se utiliza de espaços não formais para a aprendizagem.
Gestão por competências: está relacionada aos conhecimentos, capacidades, habilidades e personalidades que afetam diretamente no desempenho de determinado trabalho. 
Questão 4(1,0 pts.): Como se constitui a gestão escolar?
É o gerir da dinâmica escolar como um todo auxiliando no processo de comunicação e interação bem como estabelecer unidade na diversidade, atendendo as demandas de todos os setores da instituição promovendo as politicas educacionais publicas relacionadas ao processo politico pedagógico para que haja aprendizagem efetiva e desenvolvimento de competências.

Mais conteúdos dessa disciplina